Olá, queridos!
Resenha quentinha saindo para vocês.  \Õ/  

Título: O Dia do Curinga
Autor: Jostein Gaarder
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 378
ISBN: 857164540X
Nota: 4 de 5

[...] Meu conselho para todos os que querem se encontrar é continuarem bem onde estão. Do contrário, é grande o risco de se perderem para sempre. 
Pág. 17

Assim como O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga tornou-se mais um queridíssimo e aclamado livro do escritor e filósofo Jostein Gaarder. Glorificação esta que rendeu ao autor uma legião de fãs apaixonados por sua belíssima escrita, sempre tão reflexiva e original, mesmo em meio à fantasia. No entanto, é importante deixar claro que esta obra foi lançada dois anos antes do primeiro livro citado neste parágrafo, mais precisamente em 1989. Isso significa que se você conhece Gaarder somente por conta da narrativa da menina Sofia, deve olha para os lados e dar uma chance para a incrível história de Hans-Thomas também.
Hans e o seu pai partem da Noruega em busca de sua mãe, que aparentemente resolveu tomar um rumo diferente quando o menino tinha apenas quatro anos de idade (mais precisamente há oito anos, já que Hans possui hoje doze). Em meio à viagem, ambos cruzam a Europa, passam pelos Alpes suíços e chegam até a Grécia. Neste longo percurso, o garoto é presenteado por um estranho com um livrinho misterioso na qual ninguém mais, exceto Hans, poderia ler. A partir de então é iniciada uma narrativa paralela em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem do menino, ofertando inúmeras aventuras e momentos de reflexão. Hans se vê, desta forma, em uma autêntica iniciação à busca do conhecimento – ou à filosofia.
A reflexão, porém, não fica somente na fantasia do garoto. Ela salta direto para a mente do leitor de forma extraordinária. Portanto, antes de qualquer coisa, quero dizer que aquele que possui um forte apreço pelo contexto filosófico, ou que pelo menos possui um leve conhecimento e adora refletir acerca de autores renomados, com certeza se identificará com a obra. Claro, ela é referência na vida do próprio autor, estando relacionada diretamente como ele e com sua existência, mas a forma como ela foi abordada é singular. A ilusão e as aventuras mescladas com a realidade resultaram em uma combinação admirável.
O livro é narrado pela percepção do próprio Hans, e ao todo ele é dividido pelos naipes do baralho, incluindo o coringa. Os capítulos são separados por cada carta, indo do Às ao Reis, e no início de cada um há um pequeno fragmento que diz respeito à história do livrinho mágico do garoto. A linguagem é contagiante, de fácil entendimento, e emaranhada de inúmeros pensamentos e reflexões acerca da nossa existência, da vida, e da essência de uma força maior.
A obra também trás consigo referências importantes como Sócrates e Platão, e é dona de fragmentos vivos e questionadores. Talvez para alguns (o que foi o meu caso, confesso) até certo ponto da história os ganchos dos capítulos não estiveram no ponto de permanecer com uma leitura voraz e incontrolável. Conclui, portanto, que O Dia do Curinga requer uma preparação mental e uma leitura devagar, para que assim se possam saborear seus ensinamentos. 
O enredo é mágico, sim, mas não consegui dar um excelente à obra. Eu o vejo como uma primorosa criação para os amantes e questionadores da vida e de tudo que a cerca, mas particularmente (e no meu ponto de vista), ele não me acrescentou tudo que eu imaginei que seria (ou teria). Na realidade acabou somente firmando tudo que eu já imaginava. Não me decepcionei, mas devo dizer que também não me extasiei. 
Indico a todos os filósofos e interessados na área. Acredito que a experiência de refletir através da fantasia, em sua forma mais simples, será única.

O fato de nós nos aferrarmos com tanta voracidade ao ''sobrenatural'' pode ser explicado por um tipo raro de cegueira, que não nos permite enxergar o maior dos mistérios: o fato de que existe um mundo. Muitos se interessam mais por marcianos e discos voadores do que por todo o enigma da criação que se desenrola bem debaixo dos nossos narizes. Não acredito que o mundo seja um acaso, Hans-Thomas. – Fez uma pequena pausa; depois, debruçou-se sobre mim e sussurrou: 
Acho que o universo é fruto de uma vontade. Um dia você verá que por detrás de todas essas miríades estrelas e galáxias oculta-se uma intenção. 
Pág. 143 e 144

11 Comentários

  1. Realmente, o enredo parece ser fantástico! Mas acho que eu também ficaria decepcionada por não ser uma grande fã de livros desse gênero. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li O mundo de Sofia, mas é um clássico em que só leio elogios, sobre O dia do curinga, acho que só li uma opinião sobre esse livro, fora essa sua agora, e achei bem interessante mesmo o livro e o que ele aborda, não sou uma filosofa nem nada, mas me interesso por um livro que traz reflexões da vida através de meios diferentes ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Parece ser bem fantástico esse livro, super interessante! Acho que vale a pena dar uma olhada, adoro esse tipo de reflexão!

    Adorei visitar teu blog, é lindo!
    Abraços e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Amo livros fantasticos
    E esse me parece ser muito bom
    Fiquei cuper curiosa aqui por ele e também O Mundo de Sofia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu realmente espero que este livro me acrescente alguma coisa quando eu o ler, já o peguei na mão pra comprar, mas acabei não comprando e meio que me arrependi. É claro que não está no topo da minha wishlist, mas espero que possa ler um dia.

    Adorei sua escrita e já estou seguindo ;)

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Oie Francielle!
    Ah, que livro interessante. Já tinha visto várias pessoas dizerem como O Mundo de Sofia era legal e tudo o mais, mas não me interessei muito não...
    Ótima resenha, tá?!

    O meme é ótimo mesmo!!
    Vou fazer um meme eu mesma e vou indicar para mais de onze pessoas, algum dia...!

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Acredita que ganhei o livro O mundo de sofia há anos e ainda não li? Comecei a ler e meio que desisti por tempo indeterminado... hahahaha =x mas ainda pretendo terminar a leitura!
    Não conhecia esse livro, só um outro que tem uma capa laranja, sabe? Esse livro parece ser bem legal e quando eu tiver uma oportunidade vou lê-lo :)

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a maior vontade de ler O mundo de Sofia, não conhecia nenhum outro título do autor. Me interessei bastante, gosto de questão filosoficas e adoro uma aventura, acho que esse livro é uma boa pedida.

    Beijos,
    Juliana Pires.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. adoro gaarden! 'o mundo de sofia' e 'ei, tem alguém aí?' marcaram minha infância... enfim, nunca havia ouvido falar desse, mas parece brilhante - como tudo do autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran!

    Já vi indicações sobre esse livro, mais ainda não tive a oportunidade de ler. Fiquei interessada na estória a partir de sua breve sinopse.

    Parabéns pela resenha.
    Beijos e abraços.
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sempre me interessei por "O mundo de Sofia", e sempre via esse livro *o que não me chamava muito atenção*..
    Gostei da resenha, e fiquei super curioso pra ler o livro...

    Bjos
    Ronaldo - Livro sobre Livro

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!