Olá, queridos!


Hoje trago a resenha de um livro bastante especial. Minha leitura foi realizada graças ao book tour promovida pela autora do mesmo. Gostaria de acrescentar ainda que em breve Xadrez será relançado pela Editora Universo dos Livros, portanto, fiquem ligados!  ;)  Vamos aos comentários, então?

Título: Xadrez
Autor: Fabiane Ribeiro
Edição: 1
Editora: Multifoco
Páginas: 384

Nota: 5 de 5


Como descrever um livro tão profundo e inspirador? Emocionante, talvez? Não. Quem sabe sublime seja a palavra correta. Ou, para ser mesmo sincera, não há como simplesmente definir o intenso. O ato de sentir já é o suficiente. 


Assim é Xadrez, obra da autora nacional Fabiane Ribeiro, que permiti-nos experimentar as diversas variações do sentir, carregando consigo mensagens dos mais variados tipo, sobretudo sobre o amor e a devoção.

Inglaterra, 1947. É neste período em que a história se inicia. A narrativa, por sua vez, gira em torno de uma garotinha de oito anos chamada Anny. A Europa nesta época encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, entretanto, ainda assim esse não é o foco principal, mas sim o fato de que por conta disso Anny não poderá mais viver com os seus pais. A menina sempre fora privada de tudo na vida: escola, amigos, passeios, e agora também não mais teria por perto as pessoas que tanto amava. Desta forma ela vê seu mundo desmoronar, e torna-se sujeita a passar por inúmeras dificuldades em sua nova morada. 

Jane e Hermes, amigos da família há algum tempo, aceitam cuidar da menina até que Jefferson e Cyndi, pais da garota, voltem de viagem para vê-la, que seria apenas uma vez por ano (... com o desenrolar da trama será explanado com o que eles trabalham e por quê fizeram isso). Assim, Anny deve se mudar e aprender a lidar com as novas regras, tendo como companheiros apenas a sua ovelhinha de pelúcia, Tiara, e seu Xadrez de cristal, presente este dado por seu pai em uma de suas últimas visitas. As coisas, no entanto, não foram fáceis. Anny era indesejada na casa em que vivia, estando sujeita a fome, maus tratos, castigos e trabalho diário. Tudo parecia um pesadelo, até surgir Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida da menina, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim na qual ela criara. 

Xadrez é um livro rico em fatos, personagens e momentos. Dividido em doze capítulos, a obra carrega consigo personalidades marcantes, fragmentos impactantes, passagens de época inesquecíveis e histórias contingentes importantíssimas e bem acentuadas. A leitura é leve, mas bastante densa. É importante para o leitor aproveitar cada trecho, pois é no ato de foliar as páginas com precisão que percebemos a qualidade da narrativa. É perspicaz, emocionante e muito encantador.

A obra, além de centrar nos desafios em que Anny é levada a enfrentar, mescla com os acontecimentos vividos pelos pais da menina. Além disso, somos levados a vivenciar a história de alguns personagens, mesmo que em outra época. Um exemplo disso é a vida de Pepeu, que será revelada aos poucos em meio à narração. No mais, há outros personagens de suma importância na qual não poderia deixar de citar, pois todos possuem uma importância igualitária que você entenderá no ato de leitura. E são eles: Nicole, sobrinha de Jane, Frank, médico e um grande amigo de Anny, Desiré e George, futuros vizinhos e grandes amigos da menina, Charlotte, irmã de Jane e mãe Nicole, Benjamin, irmão de Herme, Ângela, eterna amada de Pepeu, entre outros. Ambos são inspiradores, cada um ao seu modo, e com personalidades diferentes.

O livro finaliza com Anny já na fase adulta, quando finalmente completara dezoito anos de idade. Até lá, a menina vivencia de tudo um pouco, e mesmo não tendo uma vida feliz para muitos, Anny permitia se sentir assim, contentando-se com os amigos que tinha, com as boas lembranças em sua mente e, principalmente, com a fé e a bondade existentes em seu coração. O Reino Xadrez que sua imaginação foi capaz de criar também ajudava a fazê-la feliz. Lá não existia dor, tristeza ou infelicidade. Lá Anny era a rainha, e a prosperidade era essencial.

Xadrez me surpreendeu muito. Eu esperava por uma narrativa especial e mágica, mas ela acabou sendo mais que isso. Além de singular, ela é emocionante e bastante peculiar. Seus fatos e a grandeza deles me deixaram impactada, tornando-se impossível esquecê-los. São de fato muitas as coisas que acontecem nas páginas de Xadrez, e isso não apenas prende o leitor como também o deixa chocado, pois foi exatamente assim que me senti. É uma história humana, carregada de uma bondade e de uma fé inabalável, inundada de amor e compaixão, e isso é raro de ser encontrado. Isso sem contar nos valores que ela possui, e nas inúmeras lições de vida que impressionam, fazendo qualquer um refletir momentaneamente. 

No mais, quero acrescentar que talvez minha singela resenha não faça jus à culminância do livro, mas gostaria de sobrepor também que para sentir o que Xadrez é capaz de proporcionar ao coração de uma pessoa só é capaz se ela der uma chance a ele. Garanto que os momentos dedicados à leitura serão prazerosos e encantadores, pois vivenciar o que Anny viveu dará a você uma diferente percepção do mundo e da vida.

Gostaria de apor ainda que dificilmente um livro se torna favorito para mim, e este acabou entrando nesta categoria pessoal de forma admirável. Fabiane, você criou uma obra majestosa, sedutora e fascinante. Obrigada por nos harmonizar com momentos extraordinários ao lado dessas personalidades tão magníficas. Seu livro está aprovado em todos os sentidos, e eu o indico de todo o coração, pois acredito que todo leitor deve sim ler esse enredo tão comovente e arrebatador. Tão singular.

 
– E é, Vossa Majestade, – continuou o Bispo – ele é um tabuleiro com proporções infinitas. Não há limites para as fantasias e para os sonhos. Tudo aqui é xadrez porque é assim que você se sente, rainha Anny. O jogo de xadrez que você ganhou de seu pai é o presente mais valioso, que a faz lembrar-se dele e de um maravilhoso dia juntos. Portanto, rainha, tudo o que é felicidade dentro de você é traduzido em xadrez. E isto me faz admirá-la ainda mais enquanto seu súdito: ver o tamanho da felicidade que existe em seu interior, mediante as dificuldades de sua vida. Seu reino é infinito, porque assim é o seu coração. 
Pág. 53

7 Comentários

  1. *-* Fraan..
    o nome do livro chamou a atenção.. e a sua resenha também, foi mto bem escrita e esta gostosa de le-la.. :D gerou uma certa ansiedade aqui e o desejo de ler o livro ^^
    - beijão :*

    ResponderExcluir
  2. Livros sobre as grandes guerras ou que tenham ela como fundo me interessam bastante
    Já fiquei curiosa sobre o livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei do nome do livro, da trama e também, é claro, de sua resenha. Com certeza é mais um que eu vou colocar em minha lista de leitura. Beijos.
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida, que resenha é essa em?! Me deixou de boca aberta, particularmente adoro quando isso acontece, faz tempo que um livro não me encanta tanto como aparentou que esse encantou você. Sinceramente, a história não chamou muito a minha atenção, mas sua resenha me conquistou, sem dúvida quando surgir a oportunidade irei lê-lo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Opa!
    Faz pouco tempo que fiquei interessada em ler esse livro, e com essa resenha fiquei mais interessada ainda! Caramba, Fran! Parabéns pela resenha :D

    Beijos :*
    Natalia .http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro sempre me chamou a atenção, assim como a sinopse.
    A resenha está ótima e só aumentou a minha curiosidade acerca do livro...
    Parabéns pela maravilhosa resenha Fran!

    Beijos **
    Ronaldo: Livro sobre Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran, eu já li ótimas resenhas desse livro, só de saber que ele começa na Inglaterra, já me dá vontade de ler, e pretendo lê-lo, mas não por enquanto. Gosto de uma boa leitura e intensa ao mesmo tempo, acho que esse é um daqueles livros que faz refletir, e que são os meus favoritos também. Beijão Fran. :g

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!