Olá, queridos!

Tenho dois recados importantíssimos para dar para vocês hoje nesse post. Em primeiro lugar quero novamente agradecer pelos comentários das postagens anteriores dessa coluna. Vocês estão sendo tão receptivos nos comentários que quando leio uma música do Coldplay toca no meu coração (Sim, assisti ao seriado ''Girls'' da HBO.). Sobre o segundo queria esclarecer, para aqueles que ainda tem dúvidas, que o Adaptações Literárias fala sobre filmes que deveriam virar livros. Vi muitas dúvidas mês passado sobre se ''Sombras da Noite'' derivava de um livro ou não. Então, esclarecendo...

O Adaptações Literárias 
consiste em apresentar, discutir e argumentar sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros. Coluna ofertada uma vez por mês pelo Roger.


Filme: A Mentira (Easy A)
Direção: Will Gluck
Estrelando:
Emma Stone como Olive Penderghast
,
Pen Badgley como Woodchuck Todd,
Amanda Bynes como Marianne Bryant.

O post de hoje discursará sobre um filme que é um dos meus prediletos – se não for o eleito mesmo. ''Easy A'' (a.k.a. ''A Mentira'' no Brasil e ''Ela é Fácil'' em Portugal) traz a lindinha, a encantadora, a musa irônica e sarcástica da Emma Stone no papel que alavancou sua carreira. No filme, ela interpreta Olive Penderghast, uma estudante de Ensino Médio brilhante que vê sua popularidade aumentar do dia para a noite após mentir para a sua melhor amiga que tinha perdido a virgindade para com um cara qualquer da faculdade. A mentira (juro que não quis fazer trocadilho com o título nacional!) é ouvida por uma terceira personagem, aqui Amanda Bynes em seu último papel antes de ''abandonar'' sua carreira, que resolve espalhar para a escola toda e pronto! Temos ''Easy A''
''Easy A'' traz o de melhor, e o de pior também, do universo teen. O maior desejo de Olive, assim como a grande maioria dos estudantes de hoje em dia, é ser popular em seu ambiente escolar. Quem nunca quis ser o destaque da turma? Ou o centro das atenções por uns instantes? O filme retrata isso com fidelidade, sem todo aquele papo clichê de ''Sou-popular-e-não-ligo-para-você'', não deixando de lado o propósito cômico sobre isso, e ainda mantém um tom maduro, mostrando o quão adultos alguns personagens podem ser, sendo ainda menores de idade. Ouso até mesmo dizer que ''Easy A'' pode ser considerado, pelo menos parte, o filme da nossa geração que perdeu o gosto pela cultura e só se importa se ''Ashton Kutcher ainda está com Demi Moore''.

Como livro, ''Easy A'' entraria na categoria  próxima  à ''The Perks of Being a Wallflower'', aquele tipo de literatura jovem abordando questões da adolescência com ênfase no tópico ''fofocas''– do que ninguém nos dias de hoje está a salvo. Fora que também (ainda lembrando que como livro) teria de ter a obrigação de ter a narração perfeita recheada de ironia de Olive. 

Rogério Gerson.

12 Comentários

  1. Depois da minha amiga que me apresentou esse filme, você é a primeira pessoa que vejo que gostou também; Ouvi muitos comentários dizendo que o filme é ridículo e exagerou muito, mas eu discordo. Porque na vida real é desse jeitinho: a partir de um boato a coisa toda vai crescendo com proporções terríveis. Eu AMEI o filme, e mais do que isso AMEI a Emma Stone (soube dela nesse filme e adorei ela de cara, tanto por sua atuação quanto suas caretas irônicas xDD).
    E eu acho que se Easy A fosse um livro e tivesse uma linguagem jovem e bem dinâmica seria um bom livro :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gosto muito desse filme. Adoro as atuações da Emma Stone. Ela é muito DIVA! <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Sério que era um livro? Não sabia.
    Faz um tempinho que to procurando esse filme pra assistir (mais pela Emma *suspiro* mesmo, rs), mas graças a SOPAs e PIPAs da vida, só acho link indisponível. Quanto ao livro, não tenho certeza se lerei.

    _
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi,
    otimo post!
    amei esse filme, muito engraçado.
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  5. SIM. Concordo totalmente que esse filme deveria virar um livro. Eu sempre assisto quando passa na TV. :)
    Ele é bem divertido até. Eu gostei da Emma Stone como personagem, ela tem uma personalidade única.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Opa!
    Ainda não tinha visto o filme até o momento :) Seria interessante um livro baseado nesse filme ^^

    Beijos :*
    Natalia do blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu não gostei desse filme. =/ Talvez virasse um bom livro, mas não seria meu estilo de livro, então... Acredito que os jovens adultos e os adolescentes se divertiriam bastante.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. Nunca assistir A mentira
    mas sempre tive vontade, ainda mais depois desse seu post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei deste filme, e acho que até por este motivo não leria o livro.
    Mas acredito que faz o estilo de bastante gente, é que no meu caso não fez.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi esse filme, mas só pelo post já vi que daria um bom livro.
    Fiquei bem curiosa pra assistir.



    Beijinhos
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Fran,
    Tenho uma prima que adora esse filme e sempre o elogia bastante para mim. Também já li várias críticas que me deixaram bastante otimista para assistir a ele.
    Depois da sua resenha então, espero que em breve surja a oportunidade. Rio muito do vídeo da personagem cantando "Pocketful of Sunshine".
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. I got a pocket, got a pocketful of sunshine (8)
    Esse filme é maravilhoso. Me identifico muito com a Emma Stone, mas sou mais irônica que ela se duvidar...
    Me identifiquei com a personagem Olive (mas não tenho pais tão modernos como os dela '-' )
    E depois desse filme, estou que nem maluca atrás de A Letra Escarlate (o livro e a versão original do filme sem o sotaque cafona da Demi Moore kkk)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!