Em nossa última postagem do mês de julho, nada mais justo que os nossos Destaques. Mas, antes, gostaria de aproveitar a oportunidade para falar da nossa enquete, que graças a uma leva de votos elegeu o livro Harry Potter e a Câmara Secreta, com 25%, o melhor livro da série.  \Õ/  Obrigada a todos que votaram e, mais uma vez, que acompanharam o Especial HP aqui no Universo.


O Destaques do Mês é uma coluna referente à proeminência de autores, lançamentos e obras aclamadas que possuem em comum um direcionamento temático. Dada à ênfase, esta será ofertada uma vez por mês, como já diz o próprio nome.


Autor destaque e sua biografia:

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Desde cedo a autora cultivou o gosto pela leitura, e vários escritores despertaram na mesma o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling, faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adotou seu nome representado pela letra 'K' para completar seu nome artístico – J.K. Rowling. Foi atendendo aos apelos de seus genitores que Rowling cursou Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, ao invés do curso de língua inglesa que pretendia fazer. Após sua graduação, ela deu sequência à formação na capital francesa, aí permanecendo durante um ano. Voltando à Inglaterra, começou a trabalhar na Anistia Internacional em Londres como secretária bilíngue e investigadora. Ansiando por concretizar seu sonho de escrever, deixou o cargo e foi para Portugal no ano de 1991. Neste país ela dava aulas de Inglês à tarde e à noite, e, pela manhã, costumava escrever nas mesas dos cafés do Porto, cidade em que permaneceu por cinco anos. Neste ritmo ela deu início a sua trajetória literária, mais especificamente à criação de sua saga. Ela preservaria a rotina de escrever nos bares, mas seu livro, o primeiro Harry Potter, só foi concluído depois que ela se divorciou do marido, o português Jorge Arantes, e seguiu com sua primogênita para Edimburgo, na Escócia.
 
Foi uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. A autora teve que realizar um 'tour' por diversas editoras, e em 1994 experimentou a miséria e um estado depressivo, até a Bloomsbury decidir finalmente lançar sua primeira obra como mais uma na galeria da literatura infantil. Quando enfim ele foi publicado, em junho de 1997, Joanne ministrava aulas de francês. O sucesso foi instantâneo, e vieram os primeiros prêmios no campo dos livros para crianças. Ela conquistou até mesmo a premiação de Livro Infantil do Ano, concedido pelo British Book Awards.
 
Os fãs cresceram a cada volume, especialmente quando a saga foi convertida para as telas dos cinemas, em 2001, ampliando ainda mais as vendas dos livros. A ansiedade dos leitores era tanta, que Rowling teve que ceder as suas pressões e antecipar o lançamento do segundo volume, Harry Potter e a Câmara Secreta, de setembro para junho de 1999.
 
Hoje ela é a escritora mais rica e poderosa do Planeta, e pode assim converter sua fortuna no auxílio à luta contra enfermidades, a desigualdade e a miséria do mundo. Sua obra já foi traduzida para sessenta e quatro idiomas, e a revista Forbes a considerou, em 2004, a primeira criadora literária a conquistar bilhões de dólares com esta atividade.
 
Em 2001 ela se casou novamente, com o anestesista Neil Michael Murray, com quem teve dois filhos, David e Mackenzie, além de Jessica, do primeiro matrimônio. Em fevereiro de 2009, ela obteve das mãos de Nicolas Sarkozy, presidente francês, a divisa de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
 
J.K. Rowling tornou-se célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe rendeu sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
 

Bibliografia:
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997); 
  • Harry Potter e a Câmara Secreta (1998); 
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999); 
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000); 
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003); 
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005); 
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007);  
  • Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001); 
  • Quadribol Através dos Séculos (2001); 
  • Os Contos de Beedle, o Bardo (2008); 
  • J.K.Rowling, Uma biografia do gênio por trás de Harry Potter (2003); 
  • A Vaga Ocasional (2012).
Fonte/Indicador: Info.

Lançamento atual:

Com data de lançamento para 27 de setembro deste mesmo ano, The Casual Vacancy promete ser mais um livro de sucesso de J K Rowlings. Ele nos contará a história de Barry Fairweather que, ao morrer inesperadamente aos seus quarenta anos, deixa a pequena cidade de Pagford em choque. Pagford é, aparentemente, uma idílica cidade inglesa com uma praça de mercado de paralelepípedos e uma antiga abadia, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com seus maridos, professores em guerra com seus pupilos… Pagford não é o que parece ser. E o assento vazio deixado por Barry no conselho municipal logo se torna o catalisador para a maior guerra que a cidade já viu. Quem triunfará em uma eleição repleta de duplicidade, paixão e revelações inesperadas?


Uma das obras mais aclamadas:

"Os contos de Beedle, o Bardo", que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente do mestre Dumbledore para Hermione, são cinco histórias de fadas diferentes entre si. Cada uma delas é dotada de um caráter mágico próprio e proporcionarão, a seu turno, prazer, riso e a emoção do perigo mortal. Trouxas e bruxos vão apreciar os comentários de autoria do professor Alvo Dumbledore, nos quais ele reflete sobre a moral ilustrada pelos contos e dá breves notícias sobre a vida em Hogwarts. Um volume singularmente mágico, ilustrado pela autora, J.K. Rowling, e que ficará guardado na lembrança por muitos anos.

10 Comentários

  1. Só conhecia os livros do Harry Potter dela
    Mas gostei de saber mais

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Francielle!
    Ah, que bom mesmo que o vírus já foi danificado, e retirado! Fiquei muuuito feliz :)

    A J.K. Rowling merece mesmo ser destaque. APesar de nunca te rlido nada dela, eu já assisti aos filmes do Harry, e são bons. E dizem que os livros são melhores ainda, mas disso eu não duvido, já que a maioria dos livros são BEM melhores do que os filmes mesmo.
    Eu assisti uma biografia não autorizada sobre ela, e... Que história! É tão incrível quando a gente consegue realizar o nosso sonho...!
    Sem falar que a atriz se aparece bastante com ela O.O

    Bjs,
    Ariane;)

    PS: O livro "Os contos de Beedle - O Bardo", aparece o penúltimo filme da série H.P., né?!

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente admiro a história da JK Rowling e a luta dela para publicar seus livros, sem contar que ela criou um mundo totalmente novo e fantástico, porque aja imaginação e criatividade!!! *-*
    Eu infelizmente nunca li "Os Contos de Beedle O Bardo", mas fiquei curiosa por esse novo livro dela.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a história dela, achei muito legal.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran.

    Eu não li nada de Harry Potter - pasme. Gostei de saber que eu e a J.K. Rowling temos uma coisa em comum: a paixão pela língua francesa. Entrei no curso de línguas por causa da faculdade e me apaixonei. Hoje, gosto mais de estudar francês do que gastronomia. Mas ainda estou longe de ser fluente... Bem, voltando ao assunto, não sabia que ela tinha outros títulos publicados. Gostei de saber. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Confesso que nunca li nenhum livro da saga Harry Potter, e também não sabia muito sobre a vida dela, e tudo que ela teve que passar para conseguir lançar seu primeiro livro, fiquei realmente impressionada. Agora, vou comprar correndo Harry Potter para ler, pois me sinto altamente envergonha Heheeheh brincandeira! Mas amei o seu post, foi muito bom conhecer um pouco mais sobre esta autora tão amada pelo publico, e com certeza comprarei Harry Potter haha.
    Adorei o post!
    Dá uma passadinha lá no blog? Tem resenha nova!
    Beijos.
    Jennifer,
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sei se tenho muita vontade der ler "The Casual Vacancy", não gostei muito da sinopse.(mas posso estar enganada!)

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  8. Fran, tudo em J.K. Rowling é incrível, um estímulo para os leitores e exemplo de força, de determinação e coragem. Fico tão orgulhosa em ser parte dessa geração potteriana, em ter acompanhado de perto a trajetória e a glória dessa autora tão merecedora com quem a vida nem sempre foi boazinha.
    Quando a vi na abertura das Olimpíadas, há alguns dias atrás, fiquei pensando em como o mundo realmente pode dar voltas, em como podemos movê-lo com nossa força de vontade.
    Adorei a postagem ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Conheço todos os livros da J. K. Rowling. Porém, só li os de Harry. Espero ler os outros, principalmente o novo, apesar de a capa ser horrenda.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Da Rowling só li HP1, um dia "tiro o atraso" e leio mais dela..

    Beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!