Diante dos inúmeros questionamentos expostos nos 10 Motivos Para Ler Livros Atuais publicado em maio (Link AQUI), por que não fazer o mesmo, só que desta vez com os clássicos? Sabemos bem o quão debatido isso tem sido por conta da atual literatura ofertada que, evidentemente, vem ganhando um espaço notório, deixando as obras majestosas do passado um pouco para trás. Mas esquecidas elas nunca devem ser... devemos dar a chance aos enredos que marcaram época, e que um dia foram aclamadas de forma sem igual (e muitas ainda continuam sendo). E como bem disse Alessandro Martins do blog Livros e Afins, autor dos motivos abaixo, ''a mania de estar na crista da onda faz com que cada vez mais se leia apenas livros da última década. Porém, há muita coisa boa para ler com mais de cem anos.'' Vamos conferir?

1. Aumente seu vocabulário: muitas palavras usadas em livros antigos não são comuns hoje em dia. Um vocabulário maior dá a você mais ferramentas para se expressar melhor, ainda que prefira usar as palavras cotidianas.
2. Melhore sua redação: ao ler, ainda que inconscientemente – isto é, sem que você precise se preocupar com isso -, você absorve um pouco do estilo do autor.
3. Melhore seu modo de falar: você agora terá um vocabulário melhor, uma redação melhor e, portanto, articula melhor os pensamentos. Se articula melhor o pensamento, articula melhor a fala.
4. Tenha novas ideias: os clássicos, por definição, vem do passado, mas – ora – todo mundo está lendo os mesmos blogs, os mesmos best-sellers e as mesmas porcarias escritas no mês passado. As ideias contidas em um clássico são antigas, mas muitas vezes estão esquecidas. Um leitor criativo e crítico, saberá dar o verniz de originalidade e contemporaneidade a elas.
5. Tenha perspectiva histórica: o que é bom hoje pode ser esquecido amanhã, mas há uma razão para os clássicos terem permanecido tanto tempo por aí. Não dependa tanto da crista da onda.
6. Divirta-se: não deixe que a linguagem antiga seja uma barreira. O melhor motivo para ler um livro é diversão. Há quem discorde, mas – para mim – as outras razões vêm depois.
7. Sofisticação: nada mais fútil do que ler pensando apenas em enriquecer sua conversação com alguma citação esnobe, mas, enfim, se é o seu caso, nada como tirar da manga aquela frase famosa de Dom Quixote para arrematar um argumento.
8. Ser mais seletivo: com o tempo você vai deixar de querer qualquer livro ruim. Por que perder tempo com porcarias, ou apostá-lo no incerto, se você já sabe o que é bom para você?
9. Desenvolva uma voz distinta: se você lê blogs demais e clássicos de menos, tem desperdiçado a chance de ter um estilo que se destaque em relação ao de outras pessoas que trabalham com a palavra escrita.
10. Aprenda ideias atemporais: existe uma crença errônea de que o novo é sempre melhor que o antigo e de que as ideias passadas não são aplicáveis ao presente. Muitas vezes, a novidade não passa da deturpação da antiguidade. Ao ler os clássicos, você entra em contato com conhecimentos que estão de acordo com aqueles que os criaram, sem que nada tenha sido suprimido, acrescentado ou alterado.

E aí, o que acharam?

12 Comentários

  1. Começo este comentário dizendo que odeio livros clássicos, salvo Romeu e Julieta...
    E termino ressaltando que, devido às suas dicas, gostei tanto da ideia que até mesmo compartilhei em meu perfil no Facebook! Haha
    Vou prestar mais atenção às "consequências" de ser ler livros assim daqui em diante e passar a comprar mais dos nossos "velhos" amigos!! Rsrs...
    Tenho novo post tb! Comenta?
    http://www.livroserabiscos.com/2012/07/siobhan-vivian-nao-sou-este-tipo-de.html

    ResponderExcluir
  2. Não tenho como expressar o quanto eu gostei desse seu texto/lista, ficou muito bem escrito. Eu confesso que eu leio poucos livros clássicos e eu considero isso muito errado, pois acredito que alguns livros clássicos vão acrescentar algo não só para o meu vocabulário como também para a minha vida. Enfim, seu texto me convenceu que já está na hora de mudar essa situação e ler mais livros clássicos.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, apesar de discordar de muitas coisas. Infelizmente não costumo ler clássicos, mas é uma coisa que quero fazer desde o começo do ano hehheh :/
    Mesmo assim eu não acho que os livros recém lançados sejam piores do que os clássicos, isso é relativo.
    Quanto ao item 2 "melhore sua redação", na hora lembrei de um professor de redação que tive no cursinho e eu concordo com ele, quem lê muito é um bom leitor, ou alguém escreverá um best seller pelo simples fato de ler muito?!
    Acho interessante ler coisas que foram escritas há tanto tempo e depois comparar com algum livro atual e ver que não tem nada de tão inovador no tal livro recente :p
    Isso sem contar com a questão de aumentar o vocabulário, que é ótimo!


    Nossa, você falou que mora em Aracaju, eu morro de vontade de conhecer o nordeste! Falei pra minha mãe para algum dia pegarmos o carro e ir da minha cidade (Santos) até o Maranhão, parando nas cidades, sabe? hahahahah :)
    Em São Paulo acontece bastante evento literário e apesar de ser perto de onde moro, eu morro de preguiça! Queria que tivesse na minha cidade também, facilitaria muito heheh

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente ando livros clássicos obrigada pela faculdade
    Mas pelo menos estou lendo kkkk
    Pois antes nem isso, mas a gente acha muita coisa interessante nesses livros, que não se encontra nos contemporaneos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos. Embora os livros contemporâneos são uma delícia, ler a maioria deles é como patinar no mesmo lugar, ou seja: você vai se divertir, mas não vai te acrescentar muita coisa - falo isso como leitora apaixonada e escritora de YA (embora não me prive dos outros gêneros). A maior parte da literatura produzida hoje em dia é para puro entretenimento - o que não é ruim, claro (como disse, sou louca por YA, sobretudo YA distópico) mas é bom sair um pouco disso, não é?

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post.

    Eu leio clássicos desde sempre, sem que me obrigassem a isso. Acho que as pessoas dizem não gostar porque fazem escolhas erradas na hora de ler. Acham que obrigatoriamente devem ler Crime e Castigo, Os Sertões, rs enfim. Eu amo Jane Austen. O Retrato de Dorian Gray é super atual e cheio de ironia (para quem ri do meme Willy Wonka, por exemplo). Já li Kafka em dois dias. Cem anos de solidão me cativou de primeira. A Carne é excitante, com o perdão da palavra... rs E pra sempre vou achar que Capitu não traiu Bentinho.

    ResponderExcluir
  7. Adorei os apontamentos que você colocou, e concordo que são muito verdadeiros, até ajuda na hora escrever. Não sou muito de ler clássicos, apesar de já ter me arriscado com alguns da literatura britânica como "O Morro dos Ventos Uivantes" e alguns da Jane Austen.

    ResponderExcluir
  8. Nem sempre leio ou tento ler clássicos, apesar de bons títulos. De fato essas obras são uma grande respaldo para um amplo conhecimento a ser adquirido pelo leitor.

    Beijos :*
    Natalia.
    ELL -> Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O que achei? Adorei o post, mesmo, mesmo! O motivo número 8 é muito verdadeiro, mas acredito que não passamos a selecionar livros melhores só porque começamos a ler clássicos - acho que depois de lermos tantos livros ruins, resolvemos é fazer tal seleção! O motivo número 8, pelo menos para mim, veio é lendo os livros atuais mesmo! Aqueles com personagens "pré-fabricados" e histórias repetitivas... Isso mesmo, os clássicos estão aí e há um motivo para isso. Preciso ler mais clássicos, mas já estou contente por ter conseguido enxergar essa verdade absoluta que a gente demora um tempo para perceber, hahahaha!
    Beijão, Ni
    www.ninhadaliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. Não tenho nenhum preconceito com os clássicos, mas são tantos livros lançados ultimamente, e muito bons, que os clássicos acabam ficando de lado.
    Eu mesma, comprei uma edição da Jane Austen, morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, mas quem disse que a enoooorme fila de leitura deixa??!
    Um clássico que eu amo e sempre recomendo é Dom Casmurro, como não amar a narrativa de Machado de Assis? :d

    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fran.

    Amei essa postagem. Os clássicos têm seu valor, apesar de não serem os preferidos da atualidade. Eu mesma sempre tive dificuldade com eles, confesso, mas os considero muito importantes. Li uma postagem outro dia sobre releitura de clássicos. Sei que isso seria complicado, mas poderia aproximá-los do leitor, especialmente, se a leitura deles e dos originais fosse paralela. Quem sabe um dia dá certo, né?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Concordo!!!
    Eu particularmente amo os clássicos, sempre que posso eu leio.
    Como não amar Machado de Assis, José de Alencar e outros que escreveram estórias maravilhosas?
    É importante esse nosso contato com livros antigos.
    E sempre há algo de bom e proveito nos clássicos.
    Eu recomendo muito a leitura!

    Abraços
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!