Sétima e penúltima postagem do especial.  E corações ansiosos e aflitos; tristes...
Domingo teremos a última edição, que será um pouco diferente, portanto, apreciem o texto abaixo que se refere ao último livro da série, e ao desfecho de uma história que marcou décadas.


E não se esqueçam de votar em nossa enquete que se encontra na coluna lateral do blog... o prazo para elegermos o melhor livro da saga está acabando.


O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Victor França


Último capítulo da saga criada por J.K Rowling. Harry Potter e as Relíquias da Morte era um dos livros mais aguardados da década devido ao sucesso literário e cinematográfico da série. E não decepcionou. Foi um sucesso de crítica e público, vendendo 11 milhões de cópias apenas nas primeiras 24 horas após o lançamento. Um recorde.

Os livros de Harry Potter foram evoluindo similarmente com o desenvolvimento etário de seus três heróis. Assim, se ''A Pedra Filosofal'' possuía uma aspecto mais leve, de apresentação de todo um mundo novo, logicamente a última parte da saga teria o ambiente mais sombrio que se poderia imaginar. Ambiente esse, que foi criado e moldado ao longo dos últimos seis livros afim de deixar o leitor no mais alto grau de tensão e expectativa. A obra pode ser analisada e entendida, portanto, como uma divisão em duas partes, semelhante à sua adaptação cinematográfica. A primeira parte possui um caráter que, querendo ou não, deixa o fã/leitor ainda mais íntimo com os três heróis, pois dedica praticamente 2/3 do livro a acompanhar a jornada destes fugindo de Lord Voldemort e seus seguidores, além da busca incessante das lendárias Horcruxes e dos inevitáveis conflitos que surgirão com o convívio diário, mesmo sendo amigos. Este momento da obra lembra muito ''O Senhor dos Anéis – As Duas Torres'', pois acompanha Frodo e Sam a caminho da Montanha da Perdição, e os consequentes conflitos e perigos nessa jornada.

Após isso, chega aos olhos ansiosos do fã as mais importantes folhas dos dez anos, desde que este descobriu o universo de Harry Potter. Porque é neste momento que irá ser revelado perguntas como: Quem morre? Quem fica com quem? E a mais importante: Harry more? Mas J.K não entrega tudo de bandeja. A segunda parte do livro é o momento que tem mais ação, tensão, desespero e emoção em toda a série. E por mais que muitos fãs ficaram decepcionados com algumas perdas que aconteceram, e decisões que a autora tomou, Harry Potter e as Relíquias da Morte não decepciona. Pelo contrário, tem um final mais do que digno e satisfatório para uma série que encantou pessoas de todas as idades e países, e contribuiu para que muitos jovens, inclusive este que vos escreve, começassem a ter o hábito pela leitura. Obrigado J.K Rowling, obrigado Harry Potter.

2 Comentários

  1. Olá.
    Postagem divulgada no agregador Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!
    Realmente Harry Potter mudou a vida de muita gente...
    "Relíquias da Morte" é com certeza um dos melhores da série...o desfecho é emocionante e encantador...
    Tudo bem que tiveram algumas perdas que eu realmente fiquei muito mal...mas acho que foram necessárias (apesar de não aceitar) rsrs
    Harry Potter Sempre!!! S2

    Abraços
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!