Na postagem anterior eu explanei acerca da Carolina Ribeiro, autora independente que por hora não possui nenhum livro seu publicado oficialmente. Essa, todavia, é uma realidade que muitos autores brasileiros passam ou já passaram anteriormente em relação a editoração de suas respectivas obras. Inclusive, há muito blogueiro a fora que sonha em publicar um livro, que escreve independentemente, que ama o universo da literatura que almeja fazer parte dele. Foi pensando nisso que eu resolvi compartilhar com vocês um texto a título de curiosidade interessantíssimo, escrito pela Gabriela Nascimento, do blog  Gabi Gabiruska. Sua proposta nada mais é do que ofertar dicas de como apresentar seu enredo a uma editora, e de como despertar o interesse da mesma. Segundo ela, nossos autores – muitos bem talentosos – infelizmente acabam se ''queimando'' com editores por não saberem como APRESENTAR seu material. Ela também argumenta que os leitores brasileiros vêm se aprimorando e se sofisticando, e, graça a isso, é normal que o cenário fique propício para o surgimento de novos talentos da escrita. Mas neste ponto ainda caminhamos atrasados, seja pelas poucas editoras que não dão apoio à formação e profissionalização dos autores, seja pelo amadorismo com que eles mesmos abordam as editoras.

Deste modo, vou apresentar o que a Gabriela propôs à você, que quer ter uma chance no mercado literário.

1. Antes de sair enviando e-mail, anexando seu texto, pare e pense:

O que deve conter na minha proposta de livro?
Mesmo que seu livro já esteja finalizado, ainda assim, é importante que você tenha uma proposta a apresentar. Ela é um pouco diferente para ficção e não-ficção, mas de uma modo geral, é importante que contenha e aborde ao menos os seguintes tópicos:
• Visão geral
• Marketing
• Promoção do livro
• Livros concorrentes
• Sobre o autor
• Sumário
• Resumo (2 a 3 linhas) de cada capítulo
• Capítulo da amostra

Uma apresentação bem feita pode despertar paixão no editor e até mesmo dispensar a leitura do livro todo. Use essa estrutura para sua proposta de livro e você será considerado um profissional. Embora existam outros métodos que você pode usar, uma proposta de livro deve responder às perguntas:
• ''Que livro é este?''
• ''Quem vai comprá-lo, quem leria?''
• ''Como a editora pode promovê-lo?''
• ''Que livros competem com ele?''
• ''Quem é o autor?''
• ''Quais são os temas abordados no livro?''

Só respondendo a essas perguntas você terá chances de convencer uma editora a publicar seu livro. É por isso que você precisa abordar todas essas seções e trabalhá-las.

2.    O que é uma visão geral, afinal? E por que eu preciso de uma?

A visão geral é a seção mais importante da proposta de um livro, na verdade, pode ser a coisa mais importante que você já escreveu. Duvida?

Digamos que você é um escritor inédito. Você não sabe como convencer uma editora, então você vai em frente e escreve algumas cartas/e-mails perguntando à editores de editoras diferentes se eles gostariam de ver o seu livro. Enquanto isso, você não tem o livro para mostrar-lhes, mas você só quer saber como eles vão reagir ao novo sucesso do pedaço. Adivinha o quê? Todos eles dizem a mesma coisa: ''Desculpe, mas não aceitamos submissões sem agentes ou sem indicação (ou não estamos recebendo materiais para análise no momento).'' Então, você escreve para alguns agentes literários perguntando se eles gostariam de ver o seu livro, e adivinhem? Quase a mesma reação, só que desta vez o refrão diz: ''Desculpe, mas não avaliamos manuscritos, apenas propostas.''

A questão é que o caminho para sua entrada no mundo editorial não é escrever um livro, é escrever uma proposta do livro. Os parágrafos introdutórios de sua proposta serão a visão geral, porque eles oferecem o retrato do seu projeto e colocam seu livro num contexto. Se um editor ou agente literário não lê a descrição inicial, se eles não se conectam desde o começo, se os dedos dos pés não começam a formigar nas primeiras palavras – bem, acho que não preciso desenhar para você não é mesmo? Agora você pegou o “X” da questão.

A visão geral é o seu prato principal. É o seu cartão de visitas, a sua única chance real de sucesso. Ela abre as portas para que você faça o seu “discurso de venda” – para o seu agente literário, em seguida, para um editor, e depois para a editora. Em outras palavras uma boa visão geral não é apenas o início, mas a seção mais importante, da sua proposta de livro.

Então o que uma VISÃO GERAL deve dizer?
Uma visão geral padrão pode ser dividida em três partes:
1) A introdução.
2) O gancho do livro (principalmente para não-ficção, para ficção pode incluir algo como a ambientação da trama, indicando local no tempo-espaço).
3) A descrição do livro em poucas palavras (Para ficção pode citar personagens principais e suas caraterísticas psicológicas e físicas).

A introdução geralmente contém um parágrafo (ou alguns parágrafos se você é for mais prolixo) e é como um artigo de jornal. Diga algo intrigante, que leve aos assuntos do seu livro. A melhor maneira de aprender a escrever uma introdução é ler jornal e revistas.
O gancho deve conter um resumo de uma frase sobre seu livro. Ele deve conter o título e deve resumir o livro de forma concisa. Outra coisa que geralmente contém é a frase ''o primeiro livro para… [Preencher o espaço em branco]'' porque os livros originais tem uma chance muito melhor de venda.
A descrição do livro deve fechar com a indicação de seu tamanho e uma data de conclusão prevista: ''O livro terá 55 mil palavras (ou 300.000 caracteres com espaço) e será entregue seis meses após assinatura do contrato.''

Feito isso, você estará pronto para avançar para a próxima seção da sua proposta – a seção de marketing. Mas isso fica para a Parte II...

Importante: Antes de pensar em enviar seu original, é imprescindível que você pesquise o foco de cada editora. Não vá enviar um livro de culinária para uma editora que 
publica apenas livros infanto-juvenis, certo?
Fonte: Gabi Gabiruska 
 
E então... alguém aqui tem interesse em publicar um livro algum dia? Se sim, curtiram as dicas?

9 Comentários

  1. ótimas dicas! eu quero ser escritora - mas ainda estou na parte de "escrever", sabe hahah

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post, super interessante e diferente (:
    eu já comecei a escrever um livro uma vez, na verdade foi no fim do ano passado mas acabei parando depois que as aulas na faculdade começaram, mais o meu trabalho e tudo mais e ai não rolou.

    bom fim de semana querida
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. a parte de identificar o publico alvo é dificil
    as vezes escrevemos de diversas formas no mesmo texto né fran?
    beijooooooooooooooosssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Bão tenho um livro para publicar, ainda
    Mas tenho muita vontade de escrever algo e amei as dicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei este texto, ele é bem explicativo e bem escrito. Eu espero que os autores que ainda querem publicar seus livros, finalmente consigam. Eu adorei o post *-*
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super bacana o post.
    Não sou escritora nem pretendo ser, mas pra quem escreve e quer publicar são ótimas dicas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. As dicas são mto boas mesmo e realistas. Não dá para tapar o sol com a peneira: escritor estreante nacional sofre para ser publicado. Já escrevi um livro policial, só quero revisá-lo mais uma vez antes de dar o próximo passo.
    Excelente post!
    Abraço,
    Alexandre.
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fran.

    Esse artigo está perfeito para mim, esclareceu algumas das minhas dúvidas. Vou guardar esse texto para utilizá-lo em breve. Pretendo escrever a biografia de uma banda brasileira famosa - já tenho a autorização dos donos da banda -, mas desejo escrever a apresentação do projeto antes de começar com as entrevistas.

    Muito obrigada!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, eu estou trabalhando meu texto ainda. E me pergunto seriamente: Publicação independente ou Editora?

    Mas, ainda é uma decisão pro futuro...

    Bjo
    milalices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!