NO AR: Sexta edição do Especial HP.
Já votou em nossa enquete que se encontra na coluna lateral do blog? Não? Então vai lá e nos ajude a escolher qual o melhor livro da série!  ;) 

ATENÇÃO: O texto abaixo, por ser uma retomada do livro, pode conter alguns pequenos spoilers.

O Especial Harry Potter é uma coluna temporária constituída por oito postagens acerca dos livros da série. Elas serão conduzidas por fãs que, após um ano da estreia do último filme, vieram para articular que, na realidade, HP nunca terá um fim.

Escrito por Luciana Nascimento


Depois de cinco anos em Hogwarts, descobertas mostram a razão de Harry James Potter ser o que é, fazendo com que o sexto livro da série seja decisivo na vida não só do menino bruxo, mas de todos aqueles que estão ao seu redor, inclusive seus fãs.

Harry volta a Hogwarts para seu sexto e penúltimo ano. Entretanto, ocorrências farão com que este seja o último dele na escola de magia e bruxaria. Dumbledore já não manda frases reflexivas, levando Harry para cada pensamento e lugar para que o mesmo saiba como lidou, lida e lidará nesse ano.  Mesmo com a Armada de Dumbledore desfeita e a triste morte de Sirius Black, o Enigma do Príncipe é dos melhores livros da saga de sete livros.  O ano começa sombrio, porém sem tantos mistérios como nos anos anteriores. Harry não vê a hora de deixar a casa dos Dursleys para descobrir o que será de seu mundo agora que todos sabem que Voldemort está vivo. O mundo bruxo parece uma balança, pois a cada minuto que passa o momento de escolher em que lado ficar se torna possível. Ele não é mais seguro como aparentava ser, e isso começa a ser refletido no mundo trouxa através de mortes, explosões e a visita do novo ministro da Magia ao Ministro da Inglaterra, que prefere acreditar que tudo isso não passa de uma lorota. Um capítulo inteiro é dedicado à conversa entre os ministros, demonstrando que não há mais nada leve, e que a guerra vai começar de verdade. Com a volta de Voldemort, os comensais da morte passam a dar o ar da graça por ai, incluindo a família Malfoy que sempre se manteve quieta pelo tempo que Voldemort estava desaparecido. Com isso, os comensais passam a dar sinais de que o Lord das Trevas está chegando. Dumbledore leva Harry aos pensamentos dele para que ele entenda com quem está lidando, para mostrar como tudo começou e que para salvar aquele mundo ele precisou dos seis pedacinhos da alma de Voldermort, as horcruxes, e que precisa estar ciente que nem ele é garantia de uma salvação absoluta.

Como um amigo fiel, Harry deixa Ron e Hermione a par de tudo. Nesse ano, não só Harry passa por mudanças. Ron Weasley e Hermione Granger também. Dessa vez, Ron demonstra que é realmente Rei como um grande goleiro na Grifinória, despertando paixões em Hogwarts, especialmente em Lilá Brown, para o desespero de Hermione. Apesar de ser o penúltimo, esse livro não é tão sombrio quantos os outros, pois nele todos sentem que há muita coisa para se explicar e definir, e em muitos capítulos ele chega a ser leve. A amizade do trio fica cada vez mais forte, e nesse livro podemos ver o real significado de uma amizade. Harry vê lembranças da família Riddle e entende que está lidando com uma pessoa que não teve os melhores exemplos na família. Descobrimos também que Voldemort é filho de uma bruxa de sangue puro com um trouxa qualquer. Podemos ver a discussão constante de Harry e Dumbledore por muitos capítulos, em um complexo processo com as memórias sombrias resgatadas de um passado muito remoto por Voldemort, descobrindo o que ele foi capaz de buscar para que pudesse se manter eternamente vivo. Nesse livro, vemos que Tom Riddle foi capaz de buscar um feitiço que nem os livros mais obscuros de magia das trevas ousaram mencionar, as horcruxes. As horcruxes guardam um pedaço da alma, mas em troca é preciso que algo terrível tenha sido feito, como matar alguém para conseguir separar a mão em pedaços, e Voldemort foi capaz de fazer isso, demonstrando que é realmente um dos piores e melhores vilões da história da Literatura.

Harry só descobre o que há por trás de toda essa magia e mistério devido a lembrança de Horário (professor de poções, já que Snape finalmente consegue o lugar de professor de defesa contra as artes das trevas), fazendo com que Harry desconfie sobre que lado Snape está nesse momento. Potter também desconfia de Draco Malfoy, que constantemente anda deprimido e preocupado, e acredita que ele guarda um grande segredo. Potter passa a se preocupar com o príncipe mestiço que fez com que ele, Harry, se tornasse o melhor aluno da matéria de Poções. Isso acontece devido o fato dele ter comprado os livros de Poções, pois nesse ano os alunos podem escolher as matérias, mas com a chegada de Snape em Defesa Contra as Artes das Trevas, Harry decide ir para a turma de Slurgon no começo do livro.

O Enigma do príncipe aparenta criticar o processo da desumanização que acontece atualmente, onde as pessoas trocam sentimentos, e quem são, por coisas banais e/ou materiais que não são eternas.  Rowling também não deixa apenas essa crítica no ar. Ela demonstra que o mundo bruxo tem tanto sentimento como no trouxa. Podemos ver isso nas cenas de ciúme de Hermione com Ron, e Harry com Gina, em que finalmente Harry descobre quem é a sua escolhida, sendo ele o escolhido para matar (ou pelo menos tentar) Voldemort. A busca por amor através das poções, à amizade que fortaleceu mais ainda, o medo das escolhas, a coragem, a covardia, o certo e o errado. Harry Potter e o Enigma do Príncipe é, sem dúvida, o prefácio do grande final da maior saga mágica da história da literatura.

8 Comentários

  1. Que texto maravilhoso!
    Muito bem elaborado.

    Beijos :*
    Até mais..
    Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Principais momentos mágicos do livro: Felix Felicis + Encontros com Dumbledore

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante desse livro.
    Achei ele e o ultimo os melhores.
    Acredita que ainda não assisti aos filmes?

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  4. Eu, como sempre fico perdida nesse post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, HP6. Esse foi O livro. Lembro que li e reli esse livro VÁRIAS vezes porque eu queria formular alguma teoria para o próximo livro. E formulei várias ein? Adoro esse livro.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Que saudades de Harry Potter!!! :m
    Adorei esse especial ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fran.

    Olha só que engraçado, nunca assisti nem li Harry Potter. E olha que todo mundo só fala maravilhas dessa história. Será que algum dia eu me renderei ao Harry?

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. É meu livro preferido da série: amanheci o dia lendo haha. Enfim, preciso reler a série: acho que agora tenho maturidade para entender seu lado mais 'filosófico', coisa que não tinha antes...

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!