Uma resenha especial, bem como o livro explanado da vez... apreciem!


Título: Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Edição: 1
Editora: Suma de Letras
Páginas: 192
ISBN:
9788581050164
Nota: 5 de 5

Romance, suspense e aventura são apenas algumas das inúmeras características sólidas que Marina, obra do Carlos Ruiz Zafón, possui. Fantástico e diferente, o livro se define também em sublime e majestoso, assim como seu autor.

A história de Marina se passa em Barcelona. Lá existe um estudante de 15 anos que mora em um internato, chamado de Óscar Drai. Em seu tempo livro, percorre as ruas da cidade atrás de aventura. Em uma dessas andanças, revolve entrar em um casarão aparentemente abandonado. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas, ao se assustar com uma inesperada presença na sala de estar, foge levando consigo o relógio. Dias depois, ao retornar a casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos e encantadores, moradora do casarão juntamente com o seu pai, chamado Germán. Fazendo amizade com a família, o menino passa a visita-los com frequência, tornando-se um grande amigo e companheiro para a menina. Foi então em seu primeiro passeio juntos que Marina leva Óscar a um cemitério onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. 

Esse mistério se torna, no entanto, mais complexo do que ambos imaginavam. As reviravoltas e as peças não encontradas intrigam os dois cada vez mais, e é nessa busca pela verdade que Óscar se apaixona por Marina, se envolvendo ainda mais nesta situação. É assim que somos levados junto com eles a uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada e maravilhosa história.

Marina é o primeiro livro do Zafón que tenho a oportunidade de ler. No entanto, antes mesmo de realizar sua leitura, já possuía um grande apreço pelo autor. Desde sempre a premissa de suas obras me deixam fascinada, e todas que tenho um breve conhecimento possuem um valor imenso para mim na qual pretendo consolidar no ato de lê-las. Exatamente assim foi com Marina... as expectativas foram muitas, assim como as emoções que, por fim, se concretizaram de modo belo e singular, e que eu jamais serei capaz de esquecer.

O livro possui vinte e oito capítulos, não muito extensos, mais um epílogo. Ele é narrado em primeiro pessoa através do próprio Óscar, que por meio de uma linguagem simples, por vezes elegante, narra suas aventuras com Marina de forma precisa, sempre carregada de sentimentos. As descrições são tão intensas que chega a ser impossível não materializar os fatos em nossa mente. O leitor é capaz de viajar, sim, e de se maravilhar.

Zafón nos oferta uma história miscigenada, sombria e emocionante, doce e mórbida. Deste modo somos levados a pensar em características que, enfim, se mostram contrárias, resultando em uma percepção de excelência, além da forma de escrita e a qualidade da narrativa do autor.

Apesar das poucas páginas, Marina se mostra um livro intenso, cheio de acontecimentos e reviravoltas, e bastante imprevisível (pelo menos para os principiantes no quesito de leitura dos enredos do Carlos Ruiz Zafón). As passagens são significativas e a história além de instigante, se mostra valiosa e memorável. Confesso até que me lembrei de certo modo do enredo de 'A Menina Que Não Sabia Ler', do autor John Harding. Este também é um livro muito expressivo, e embora sejam diferentes, foi impossível não relacioná-los quando Marina diz a Óscar que ''a gente só se lembra do que nunca aconteceu.'' Quem leu ambos os livros talvez entenda o que eu quero dizer.

Personagens complexos e especiais, enredo misterioso, fatos impressionantes. Embora eu queira ter dado um muito bom, atribui à obra um excelente com muito prazer. Culpo-me até hoje por nunca ter lido 'A Sombra do Vento'. Ainda! Contudo, não me arrependi por ter adentrado na chamada retórica literária do Zafón através deste livro belíssimo. Muito pelo contrário.

Indicado a todos os amantes de um enredo delicado, nostálgico, mas também bastante nebuloso e triste. Garanto, vocês não se arrependerão!


''Em sonhos, percorri as salas de um palácio de mármore branco, deserto e mergulhado nas trevas. Centenas de esculturas o povoavam. As estátuas abriam os olhos de pedra à minha passagem e murmuravam palavras que eu não entendi. Então, tive a impressão de ver Marina ao longe e corri ao seu encontro. Uma silhueta de luz branca em forma de anjo a levava pela mão através de um corredor cujas paredes sangravam. [...]''
Pág. 110

11 Comentários

  1. Adorei a resenha. Parabéns!
    Eu to louca por esse livro!!! *O*

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Zafón é ótimo! eu me encantei com a sua escrita em "A sombra do Vento" (não espere mais para lê-lo), simplesmente lindo! E Marina também é muito bom. Um merecido "excelente" rs

    Adorei o blog, vou segui-lo. Voltarei mais vezes.

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran (:
    Muito bela a sua resenha. Tenho um enorme interesse em ler esse livro a muito tempo, mais nunca há oportunidade e se tenho surge um novo livro na frente e acabo perdendo essa oportunidade. Os demais livros de Zafón logo pelo título já nos enche de curiosidade!
    Novamente.. Sua resenha ficou muito boa!

    Beijos :*
    Natalia.
    ELL -> Entre Livros e Livros http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que leitura fascinante, não há como usar outras palavras depois de ler sua resenha.

    Parabéns!


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  5. Fran, você sabia que eu tinha a curiosidade de ler esse livro e agora, ela acbou de crescer. Louca louca e louca estou por essa leitura. AMOO Zafón como você sabe bem. ;D Amei!

    ResponderExcluir
  6. um ótimo livro, confesso ter um coração duro para emoções, mas no fim do livro realmente me emocionei,há e parabéns pela resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  7. Fran, eu realmente preciso de um livro do Zafón. Todo mundo fala maravilhas dele. E, se ele como você disse, conseguiu colocar tantas coisas em poucas páginas, com certeza merece um grande crédito.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, Fran, você leu Zafón *-* Posso dizer que, de minha parte, sou uma grande incentivadora da leitura de suas obras. O que esse autor escreve é sempre tão emocionante, único, encantador, que fica impossível não se deixar envolver pela obra.
    Dos três livros dele que já tive a oportunidade de ler, na verdade, creio que "Marina" tenha sido o menos notável, isso só para você ter noção do que vem em frente com "A Sombra do Vento". "Marina" é realmente muito bom também, mas é mais curto, com um mistério semelhante a quem já se habituou a Zafón e, como você pôde notar com seus próprios olhos, terrivelmente sombrio.
    Acho que eu me empolguei um pouco, né? heiuheheu Mas o autor e a obra merecem, rs. Sua resenha, aliás, ficou ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii Fran!!!
    Esse livro eu comprei pela capa, que é muito fascinantes, mas confesso que não gostei muito.
    O começo da estória de deixou super empolgado, mas acho que o final é um pouco decepcionante, na verdade eu não tenho uma opinião formada sobre o mesmo, terei que ler de novo.
    Mas não duvido da capacidade do Zafón em criar estórias fantásticas.
    Com certeza lerei outras obras do autor.
    Ótima resenha ^^

    Abraços
    Ronaldo - Livro sobre Livro
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fran.

    Também não li nenhum livro do Zafón, e Marina me chamou atenção. Esse clima tenso misturado ao romance... Preciso lê-lo o mais breve possível.

    Ótima resenha, viu? Amei!

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  11. "Marina" foi o primeiro livro que eu li do Zafón também. Minhas expectativas também eram muitas e o autor não me decepcionou nem um pouco. Mas foi quando li "A Sombra do Vento" que virei fã.
    PS.: Só de ler a citação já fiquei com vontade de reler o livr..hehe

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!