Em outubro deste mesmo ano ocorrerá a 108º premiação do Nobel de Literatura, a mais importante e distinta afluência do ramo literário. Designado em 1901, o prêmio é atribuído àqueles que produziram um magnífico trabalho em termos de obras particulares, impondo a elas suas filosofias e estilo próprio, tornando-se um marco mundial. Os denominados são escolhidos através da Academia Sueca, e o valor do prêmio é o equivalente a R$ 2,75 milhões.

Até hoje nenhum brasileiro recebeu o prêmio Nobel. Entre eles, Jorge Amado e João Cabral de Melo Neto já foram citados como possíveis concorrentes, mas acabaram morrendo em 2001 e 1999, respectivamente, sem serem premiados. Além deles também já foram indicados Jorge de Lima, Guimarães Rosa, Ferreira Gullar e outros. O mais próximo que tivemos foi a conquista de José Saramago, único escritor em língua portuguesa a ganhar o Nobel, em 1998, além do sul-americano Mario Vargas Llosa, que venceu em 2010.

Este ano, porém, temos o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, de 84 anos, como representante oficial do Brasil, escolhido pelo Senado. Agora, as chances de termos o primeiro brasileiro a ganhar tal honraria, tornam-se, de fato, verídicas.


Suassuna, além de poeta, é defensor da cultura do Nordeste, e tornou-se conhecido principalmente por suas obras intituladas de Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, verdadeiras referências nacionais. De origem paraibana, mas pernambucano de coração, o autor se consagrou um dos escritores brasileiros mais importantes do século 20 graças a sua maneira de narrar em um universo simbólico muito rico. Desde 1990, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Em 1993 foi eleito para a cadeira 18 da Academia Pernambucana de Letras, e em 9 de outubro do ano 2000 assumiu a cadeira 35 na Academia Paraibana de Letras.

Leia mais em: Jornal Informação

6 Comentários

  1. Opa, já ouvi falar bem do Ariano (só ouvi mesmo, pq mesmo estando estudando pra prestar vestibular pra UFRGS e ENEM eu não consigo me aproximar muito dos clássicos) e gostei dele estar concorrendo. Não sabia já tinham acontecidos tantas edições assim do nobel de literatura, fiquei surpresa quando li 108º o.Õ

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui! ;D}

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa! Pode parecer mania de perseguição, mas acho que esse tipo de prêmio possui um certo preconceito com o Brasil. Tipo Carlos Chagas: ele fez algo inédito em sua área, dificilimo de se fazer e bastante importante, mas cadê Nobel para ele? Isso sem falar de Man or Muppet ter ganho da música de Rio no Oscar...

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu fico feliz pelo Brasil finalmente ter essa chance sabe? Mas ainda acho que rola muito preconceito com o resto dos escritores nacionais, aqueles que não escrevem cheios de metáforas e palavras difíceis, aqueles que por um milagre divino não falam do nordeste e da seca e da pobreza... Aqueles que as pessoas gostam mais e que são mais fáceis de ler e compreender. Eu ando muuuito irritada com todo esse culto que a gente faz em volta de José Lins do Rego e Graciliano Ramos (citei esses dois porque foram os que eu li, mas a maioria que está na Acadêmia Brasileira de Letras ou já esteve segue esse estilo ), porque na verdade, os livros deles nem são tão bons, talvez tivessem sido pra época em que viveram, mas agora? São livros sem objetivo ou clareza. E nós, pobres humanos condenados temos que ler e decorar essas obras pra passar no vestibular. Enfim, divaguei pra caramba aqui, espero que o Brasil ganhe sinceramente e espero que deem essa oportunidade a autores jovens também.
    Ótimo post.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Legal saber que um brasileiro foi indicado ao Nobel de Literatura. Espero que dessa vez finalmente consiga esse prêmio tão importante :) Isso seria importante para mostrar ao mundo do que o Brasil é capaz!


    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que coisa boa. Conheço a obra de Ariano e gosto muito.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não sabia que o Ariano Suassuna poderia ganhar o Nobel de Literatura! Fico feliz ao saber disso. Eu apenas li O Auto da Compadecida, que é uma peça de teatro simples, divertida e brasileiríssima. Gostei do post!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!