Hoje é dia de BBHop. Vamos a pergunta do mês?



 Book Blogger Hop é um meme criado pelas meninas do Murphy's Library. Toda semana elas lançam uma pergunta sobre o universo dos livros, e cabe à nós, blogueiros, responder a mesma de forma clara, expressando nossa opinião acerca do assunto discutido. 


Seus hábitos de leitura mudam de acordo com seu humor? Você lê propositadamente um determinado gênero se está se sentindo triste ou feliz?
Meu hábito de leitura costuma mudar, sim. Na realidade eu procuro mesclar gêneros para que a constância não se torne enfadonha. Há momentos que a necessidade de ler uma história que aparenta ser triste e reflexiva é gritante, como também há ocasiões em que enredos mais fictícios falam mais alto. Enfim, vai muito a depender, até porque para quem lê com frequência sabe muito bem o que é ter uma boa ressaca literária e/ou uma DPL (Depressão Pós Livro) incontestável.


E o hábito de leitura de vocês, como costuma funcionar?

10 Comentários

  1. Adorei a resposta, eu nunca tinha parado pra pensar muito sobre isso, mas acho que inconscientemente acabo escolhendo o livro de acordo com o meu humor. rs'

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Fran, penso constantemente nisso e acho que tenho uma rotina literária bem equilibrada. Como você, procuro alternar temáticas mais densas com outras mais leves e divertidas para não alienar o hábito ou torná-lo sério demais. Ler muitos dramas nos deixa meio afetadas, ler muitos juvenis engraçadinhos nos deixa alheias ao mundo... O bom é de tudo um pouco. Literatura democrática, haaha :c

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Para ser sincero, o humor não afeta minhas escolhas literárias. Mas, assim como você, também tento variar os gêneros, pois ler sempre a mesma coisa é cansativo, e até mesmo entediante. Leio majoritariamente livros policiais, mas gosto de intercalar com clássicos, fantasia, romance, etc.
    Abraço,
    Alexandre
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mudam demais!! :o hehehehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu leio o que eu sinto mais ansiedade no momento, mesmo tendo vários outros queridos na fila, se der vontade de furar eu furo rsrs.
    Ah, também dou um tempo de um gênero quando já li vários deles num tempo curto. :)
    bjs,
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fran.

    Eu mudo também, especialmente, porque escrevo e preciso sempre de ideias novas - senão meus romances terminam ficando com as mesmas características. Mas eu gosto mesmo é de romance de mulherzinha, comédias românticas e romances infantojuvenis - alguns romances sobrenaturais também são legais. Agora, pra conseguir inspiração com temas inteligentes, nada melhor do que thriller policial. Hehe! Nosso humor exerce muita influência sobre nós na hora da leitura. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  7. Adorei o MEME, é a primeira vez que vejo ele na blogsfera e achei super interessante. Meus hábitos literários mudam bastante também, mas acho que a única coisa que eu não abro mão na hora da leitura é de romance, pode ser um livro de aventura, mas tem que ter romance, pode ser de terror ou ação, mas TEM QUE TER um romancezinho pelo menos, rsrs. Mesmo assim há vezes que eu opto por uma obra estilo MEg com um pouco mais de humor e outras vezes opto por dramalhões.
    Vai mesmo de acordo com o humor e também com a necessidade de sentir determinado sentimento.
    Adorei o post.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Penso o mesmo. Sempre gosto de ser variado. Principalmente para a leitura não ficar enfadonha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Comigo é o contrário, o livro que eu estou lendo influencia no meu humor...

    Beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!