Hoje é dia de resenha!  \Õ/  Os comentários de hoje são destinados ao livro de 
estréia do nosso autor parceiro, o Ricardo Ragazzo. Apreciem!


Título: 72 Horas Para Morrer
Autor: Ricardo Ragazzo
Edição: 1
Editora: Novo Século
Páginas: 253
ISBN: 9788576794950
Nota: 4 de 5


Se há um gênero que eu aprecio genuinamente, é o policial investigativo. Nele não existe somente o suspense, como também pitadas de muito mistério, ação e cenas de tirar o fôlego, o que evidentemente serve como um prato cheio aos fãs deste. É preciso, no entanto, saber se destacar e ser muito criativo para elaborar um enredo inédito tão bom quanto os milhares existentes no mercado editorial. 72 Horas Para Morrer, escrito por Ricardo Ragazzo, com certeza ficará na história dos trillers mais eletrizantes da literatura nacional. [...] Com a marca ''Pior do que conhecer um Serial Killer, é um Serial Killer conhecer você!'', o livro nos conta a história de Júlio Fontana, delegado da pacata cidade de Novo Salto, que tem a vida transformada em um inferno após descobrir que sua namorada, Agatha, está desaparecida. Após deparar-se com as barbaridades acontecidas a ela, uma sucessão de tortura e assassinatos brutais passa a ocorre com as pessoas mais próximas a ele. Graças a pequenos bilhetes, mensagens enigmáticas deixadas a Júlio pelo homicida, ele se dá conta de que tudo isso faz parte de uma fria e sórdida vingança, servindo como ponte de ligação para desconfiar da única pessoa cujo Júlio odeia com todas as forças graças a fatos ocorridos no passado. Miguel, agora solto da prisão, se diz inocente, e ainda afirma que pagou pelos crimes cometidos. Mas Júlio limita-se a acreditar, agindo com cada vez mais descontrole, esquecendo-se ainda que existem muitas pessoas afim de um verdadeiro acerto de contas. Agora, Júlio terá que descobrir a identidade do responsável por esses crimes bárbaros, antes que sua única filha, Laura, se torne o próximo nome riscado da lista.

Quando a premissa diz que 72 Horas Para Morrer é uma corrida frenética contra o tempo, e que prenderá o leitor do início ao fim, não é um blefe. Com uma linguagem consistente, uma escrita primorosa e um enredo bastante inventivo e empolgante, a obra sabe como surpreender. Os personagens não são nada surreais, e é fácil caracterizá-los porque eles são bem típicos. Vê-los em condição favorável faz com que o leitor (pelo menos foi assim comigo) queira dar um upgrade na vida deles, e é típico porque certamente você já deve ter visto alguém como os mesmos em algum lugar. O Júlio, por exemplo, é uma pessoa de caráter, mas peca muito por seu gênio forte e sua personalidade conturbada e nada fácil. Já a Laura... bem, ela é uma jovem de 18 anos que muitas vezes insiste em agir como uma criança mimada, revoltada, que até possui motivos para atuar de forma insubordinada, mas nada justifica certos atos cometidos por ela. A verdade é que a mente humana é fraca, e que somos capazes de nos deixarmos levar por sentimentos fortes e difíceis de lidar... são fatos que sabemos e temos consciência, mas que só passamos a observar na prática através das páginas deste livro. Daí, a vontade de interagir com eles torna-se imprescindível.

A obra é descrevida pelo Júlio, mesclando com a narrativa em terceira pessoa a depender do fato ou da cena da vez. Os capítulos são poucos, o que me fez concluir que a divisão é feita mesmo através das horas atribuídas pelo autor para identificarmos o que exatamente está acontecendo no horário imposto. A leitura flui muito bem, e é impossível não sentir ao foliar das páginas raiva, remorso, surpresa... as ocorrências são medonhas, há muita reviravolta e, principalmente, muitos eventos imprevisíveis. É, de fato, de uma condição singular.

Os momentos finais, no entanto, foram o que me embaraçaram. Vi o foco se descentralizando, e o desfecho se perdendo em uma explicação que nunca, sob hipótese alguma, passou pela minha cabeça. Não que isso seja um ponto negativo, mas, sinceramente, não me agradou ao extremo. Não é decepcionante, mas eu esperava algo diferente, ou pelo menos algo mais verossímil. Portanto, o meu lamento.

Indico a obra para os amantes do gênero, e garanto ainda que a história criada pelo Ricardo tem muitas qualidades que compensam qualquer ponto impresumível. Gostaria de frisar ainda que apesar de termos em pauta um enredo fictício, criado pelo autor, podemos extrair dele muitas lições, e avaliarmos a partir de então nossos atos com nós mesmos e com aqueles que amamos e tanto damos valor.


''Aquela hora que nos deparávamos com o corpo de uma vítima, esvaziado em toda sua essência e já deformado pelos efeitos impiedosos da decomposição, era sempre um momento muito difícil. Sem dúvida, o pior para um policial. Porém, a dificuldade mão estava em observar o patético final ao qual somos submetidos - com isso já estávamos acostumados -, mas, sim, a certeza de que, por mais que quiséssemos, nunca poderíamos mudar aquele resultado final. [...]''
Págs. 71 e 72

12 Comentários

  1. Conheci e me interessei pelo livro depois de uma promoção do skoob. Assim como você, sou muito fã de livros policiais, e esse, se não me engano, será o primeiro nacional do gênero que tenho em vista ler. Será que o final decepcionará a mim? Espero que não, rs =)

    Ótima resenha, deixando explicito alguns detalhes que poderão chamar atenção de quem não conhecia.

    Beijos,
    http://cantinadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Fico feliz que curtiu o meu blog, também.
    Eu AMO livro investigativo!
    Só largo depois que termino hahaha

    Fiquei bem interessada no livro.. curti a capa.
    Mas uma pena que se perde um pouco no final

    beijos e bom domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Fran,
    Uma vez eu recebi um marcador deste livro e fui procurar mais a respeito da história, curiosa. Nunca li ficções com serial-killers envolvidos, mas acho que é uma premissa interessante, perturbadora, se bem colocada.
    O livro parece muito bom, pena que o final tenha te deixado meio insatisfeita...
    Adorei a resenha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. De um tempo para cá eu tbm passei a gostar e mtuuu de livros de suspense e policial. Eu não conhecia o livro, mas me pareceu realmente mtu bom assim como a resenha :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Adoro livros investigativo e, isso tudo que você narrou do bilhete, da namorada desaparecida e sucessão de assassinatos me deixou com vontade de ler! Aliá, essa frase é muito boa: Pior do que você conhecer um serial killer é o serial killer conhecer você.

    Seu blog é lindo, estou seguindo!

    Beijos, N!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu gostei bastante do livro do Ragazzo, ele me surpreendeu e prendeu bastante quando estava lendo. Muito bom '-'
    beijos
    boa semana
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito muito bom!
    Gosto de um bom thriller então sou suspeita em falar.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, adorei. Confesso que no início fiquei meio assim porque tenho um pé atrás com livros policiais, tenho medo de ser jogada em universo sobre o qual não tenho qualquer base, com uma leitura mais técnica e difícil de entender, no entanto, gostei da proposta do livro e até arriscaria com ele porque amei o que você disse sobre os personagens, eles me pareceram extremamente "reais" com imperfeições e sentimentos realmente humanos e não aqueles estereótipos de heróis que estamos acostumados a ver nesse tipo de livro. A proposta da obra também é bem bacana, enfim, gostei! Talvez eu dê uma chance.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. OI Fran :)
    Já li o livro a um tempinho e gostei muito :)
    A temática que o livro nos apresenta é a que mais me agrada.

    Os personagens são realmente únicos, muitas vezes ao estar lendo este livro tive vontade de penetrar nele e dar uns bons tabefes na Laura, o garotinha chata!

    Nas minhas várias conjeturas sobre o final deste livro, nunca havia passado pela minha cabeça tal final, foi uma reviravolta ^^

    Parabéns pela resenha!
    Beijos :*
    Natalia do blog Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran!
    Realmente "72 horas para morrer" está entre os melhores do gênero ^^
    Foi uma leitura que me surpreendeu bastante e acho que tivemos a mesma impressão do livro, até com relação ao final, que foi inimaginável.
    Super recomendo a leitura. Eu adorei.

    Abraços!
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Um ano se passou e ainda não encontrei um livro nacional que superasse 72 Horas para Morrer. Achei uma história fantástica e com uma narrativa única, apesar de também nunca imaginar como o final aconteceria.
    Agora estou esperando o próximo livro do Ragazzo, que também é um grande cara!

    Parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez lendo suas resenhas e já gostei bastante dessa!
    Parece muito interessante, fiquei louca para ler esse livro que já entrou na minha gigante lista de livros para ler hahahah Temas como serial killers e stalkers são meu ponto fraco.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!