As wishlists agora serão postadas eventualmente, sem uma previsão exata. Não pretendo enche-los com a minha lista (eterna) de desejados, mas trarei para discussão (periodicamente) alguns dos títulos que mais almejo. Portanto, não esperem essa coluna com frequência...


Wishlist
Nesta coluna serão postados 5 livros desejados, suas respectivas sinopses e comentários. 
Desta forma, compartilharei meus gostos e poderei ver também a opinião dos leitores frequentes.


1001 Livros Para Ler Antes de Morrer - Peter Boxall


A arte de contar histórias é intrínseca à natureza humana – seja para transmitir conceitos morais, registrar acontecimentos históricos, relembrar a vida de uma grande personalidade, por puro entretenimento, ou, como Sherazade, para viver por mais um dia. Desde "As mil e uma noites", as narrativas de ficção exercem grande fascínio e influência sobre as pessoas. Seduzidos pela leitura, inúmeros jovens descobriram seu talento e se tornaram escritores. Livros inspiram outros livros numa progressão tão espantosa que fica difícil para qualquer um acompanhar todas as opções disponíveis. "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" reúne algumas das obras de ficção de maior impacto da história. De clássicos como "Dom Quixote", de Cervantes, e "Os Lusíadas", de Camões, até os mais recentes e inovadores, como "Almoço nu", de William Burroughs, e "Tudo se ilumina", de Jonathan Safran Foer, você encontrará aqui títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos. Com resenhas elaboradas por uma equipe de escritores, críticos literários e jornalistas internacionais, este livro poderá guiá-lo pela história da literatura mundial. E, para darmos mais destaque à produção literária de língua portuguesa, incluímos nomes como Aluísio de Azevedo, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Mia Couto. Não importa se você está escolhendo sua próxima leitura, tentando encontrar o presente ideal para um amigo ou se deseja conhecer um pouco mais sobre grandes obras e seus autores, "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" é perfeito para todos os que gostam de ler.

- A última frase da sinopse diz tudo... ''perfeito para todos os que gostam de ler''. Esse livro é uma verdadeira mina de ouro, e eu sou louca para tê-lo só pelo simples fato de poder viajar pela literatura mundial a fim de obter conhecimento sobre diversos títulos em uma única obra. É excelente, é genial, é crítico e inteligente. Acho a ideia brilhante!



Resposta Certa - David Nicholls


O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... 

- Já ouvi diferentes opiniões acerca desse livro, e como ele é do Nicholls, com certeza irei lê-lo. Quero poder tirar minhas próprias conclusões... não sei se o enredo irá superar a de Um Dia, mas com certeza irei apreciar sua narrativa.


Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley


Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável Mundo Novo" é um dos livros mais influentes do século 20. 

- Agora vamos de clássicos. Admirável Mundo Novo, conhecido mundialmente como um verdadeiro referencial, é uma obra de prioridades em minha lista de leitura clássica. Ainda sou meio parada quando o assunto é esse (confesso), mas estou tentando mudar isso aí, e aos poucos sinto que estou conseguindo, o que é ótimo para diversificar a leitura... enfim, com uma premissa dessa é impossível para mim não querer ler.


A Culpa é das Estrelas - John Green

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

- A premissa soou instigante, sim. Ainda mais por ser um livro indicado pelo mestre Markus Zusak. Mas meu interesse pela obra se intensificou mesmo após a leitura de uma resenha, e a descoberta de alguns quotes, eventualmente, na blogosfera afora. Acho que esse é o tipo de enredo que com certeza eu irei me identificar e, claro, me emocionar. 


1001 Dias Que Abalaram O Mundo - Michael Wood, Peter Furtado

Do Big Bang à recente eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos - passando por catástrofes naturais, descobertas científicas, escândalos políticos, conquistas sociais, revoluções, guerra e movimentos culturais -, 1001 Dias Que Abalaram o Mundo conta a história da humanidade através de 1001 momentos-chave causados pelas mãos do homem ou pela ação implacável da natureza. Organizado pelo historiador Peter Furtado e escrito por um time internacional de historiadores, jornalistas e cientistas, este livro é indispensável para qualquer pessoa que queira conhecer e compreender melhor o mundo em que vivemos. 

- Eu confesso ter um interesse muito grande por fatos históricos (no geral), desastres e afins. Gosto de conhecer, saber mais, entender... acho que essa obra nos dá a oportunidade de um modo bem particular apreciar tudo isso. A ideia é muito boa, e eu definitivamente quero poder ter a chance de conferir.


E então? Alguém já leu algum dos livros citados acima?

16 Comentários

  1. Definitivamente "A Culpa é das Estrelas" está na minha lista de 'vou ler'. Assim como citado, li algumas resenhas e me atraiu. Nem vou comentar "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" que, assim como "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer", já deveria ter lido.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran,
    Acabei de ler A Culpa é das Estrelas e é mto bom. Narrativa envolvente, personagens cativantes e estória profunda. Vale a pena a leitura!
    Admirável mundo novo tbm está na minha lista, mas nem ideia de quando irei ler.
    Como não achei Um Dia lá grandes coisas, provavelmente não vou ler resposta certa...
    Abraço,
    Alexandre
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer o blog e adorei.
    Curiosidade para ler Reposta Certa e A Culpa é das Estrelas.
    seguindo ;)

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Quero muito ler "A Culpa é das estrelas". Parece ser lindo. E "Resposta Certa" parece ser interessante.
    Adorei os livros. *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Esse "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" deve deixar qualquer leitor compulsivo louquinho da vida!! Hahaha
    Já ouvi falar mtu bem a respeito de "Resposta Certa" e "A Culpa é das estrelas", mas ainda não tive a oportunidade de lê-los. =|

    Boxallhttp://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua listinha *-* Já li A Culpa é das Estrelas e gostei bastante, eu recomendo, acho que você irá gostar. Já os outros eu não li mas tenho muita vontade, tenho muita vontade de ler principalmente 1001 Dias Que Abalaram O Mundo, 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer e Admirável Mundo Novo. Confesso que eu não leio muitos clássicos, mas pretendo corrigir isso em breve, e eu também acho ótimo diversificar a leitura.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também quero ler Resposta certa
    Desde que li um dia, me apaixonei pela escrita do autor

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Admirável mundo novo <3 É um dos meus livros preferidos! Procura edição de bolso que você acha baratinha...

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!

    Quero ler a resposta certa e Um dia, pois quero conhecer o trabalho de David. Ele tem sido muito elogiado.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque, mas não tenho vontade de ler nenhum desses "1001 alguma coisa". =/

    To desejando "A Culpa é das Estrelas", todo mundo... né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran ;)

    Gostei muito da sua wishlist! Não tive a oportunidade de ler nenhum desses livro até o momento. Quero muito A Culpa É Das Estrelas, além de possuir uma capa muito bonita, são ótimas as opiniões sobre tal!

    Beijos ;*
    Naty do blog Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/
    No AR: Resenha do livro Contos de Meigan, aguardo sua opinião por lá ((:

    ResponderExcluir
  12. A Culpa é das Estrelas. <3 Só não quer quem já tem!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran,
    Não li nenhum dos 5, mas compartilho com você a vontade de ler a maioria deles.
    1001 livros e 1001 dias devem ser bem interessantes e já estão na minha lista há um tempo. Admiravel Mundo Novo é mesmo um clássico, né? Eu que nunca li distópicos, talvez devesse começar por esse. Resposta Certa não me chama a atenção, ainda mais porque eu não li Um Dia, então não saberia o que esperar do autor. Quanto a ACEDE, confesso que o livro não havia me despertado a anteção, mas que, assim como você, mudei de ideia após ler algumas resenhas. Agora estou curiosa para ler.
    Gostei da sua wishlist. Não sei se eu conseguiria reduzir a minha a apenas 5 livros, hehe.
    Abraço
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ahhhhh eu tenho "1001 livros para ler antes de morrer" ele é demais!
    Meu xodó.
    Bjs
    Idelmária
    www.idelmaria.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fran.

    Não li nenhum dos cinco ainda, mas me interessei por todos. Resposta Certa e A Culpa é Das Estrelas já estão na minha lista também. Agora, Admirável Mundo Novo foi o que mais me chamou atenção. Amei sua lista! =)

    Beijocas,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  16. Nossa, quanto tempo que não passo por aqui:e Confesso que nem faço mais wishlist, quero tanta coisa que no final acho que não é viável listar todos 'Haha. Dos livros citados tenho 1001 livros para ler antes de morrer, e acredita que paguei só R$9,90? Realmente para quem gosta de literatura é impossível não fica apaixonada por ele. E A culpa é das estrelas terminei de ler esses dias e posso dizer que até hoje estou sem palavras, o livro é muito bom.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!