A ASL (Academia Sergipana de Letras) é uma instituição ativa que foi criada no ano de 1929 graças à iniciativa do poeta Antônio Garcia Rosa. Localizada atualmente na Rua Pacatuba, o prédio conta com uma estrutura típica que reúne em média 40 acadêmicos não somente ligados aos gêneros literários, mas também às ciências em geral.


Contribuindo principalmente com a valorização e fortalecimento da cultura sergipana, estes pensadores e intelectuais tornam-se – através da instituição – verdadeiros guardiões da língua, literatura e das artes. No entanto, muitos ainda infelizmente desconhecem a existência da Academia, resultando na procura escassa pelos benefícios culturais ofertados por eles. Se de um lado há àqueles que simplesmente não se interessam, do outro há o pouco empenho por parte dos órgãos governamentais em divulgar e promover a instituição. Um verdadeiro dilema. 

Em uma entrevista cedida ao Sergipe Cultural (Secult), o presidente da ASL, José Anderson do Nascimento, declara que está sendo produzido um site para a Academia que deverá ser lançado oficialmente em outubro deste ano. Isso possivelmente criará...

Leia mais em: Jornal Informação

5 Comentários

  1. Sei onde fica a ASL e passo em frente com frenquencia.. mas, não faço ideia do que eles fazem ou do que eu posso fazer lá: É aberto a visitação, tem algum evento...?

    Na verdade Aracaju é uma cidade que carece e MUITO de estímulos a cultura.

    Beijo,
    milalices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lorena, olá!

    Só respondendo sua perguntas...
    A ASL está aberta ao público, sim. Os menbros reúnem-se semanalmente (geralmente às segundas-feiras às 16h30) para trocar idéias sobre cultura, apresentar e debater trabalhos literários. As reuniões são abertas ao público, inclusive, mas infelizmente a população desconhece. É exatamente como você disse, ''Aracaju necessita de estímulos a cultura''... e quando existem projetos para mudar essa realidade, a pouco divulgação ainda é evidente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou aqui do RS e não mentir: ao meu ver, o estado podia fazer mais plea cultura, mas até que faz bastante coisas: as feiras do livros são bem noticiadas, bienais de arte, a casa de cultura Mário Quintana... Uma pena que em Sergipe não seja assim :s

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo!
    São esses patrimônios que precisam de um bom revisamento! :a

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Acho que locais como este merecem uma boa divulgação, o site vai ajudar bastante, aposto que tem muita gente que passa em frente todos os dia e nem sabe o que é.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!