Vamos de ''destaques'', leitores? Trouxe um autor francês para abrilhantar nosso mês de setembro. Vamos conferir?


# Autor destaque e sua biografia:

Marc Levy nasceu em Boulogne-Billancourt, Hauts-de-Seine, em outubro de 1961. Com a idade de 18 anos entrou para a Cruz Vermelha francesa onde passou seis anos. Paralelamente, estudou administração e computadores em Paris-Dauphine University.
Em 1983 criou uma empresa especializada em computação gráfica na França e nos Estados Unidos. Mas em 1989 perdeu o controle majoritário do grupo, começando novamente do zero. Ele, então, tornou-se co-fundador de uma empresa de design de interiores e construção com dois amigos. 
Quando completou 37 anos, Levy escreveu uma história para o homem que seu filho iria se tornar. Sua irmã, roteirista, encorajou-o a enviar o manuscrito para Edições Robert Laffont, que imediatamente decidiu publicar o livro que foi intitulado de ''E Se Fosse Verdade''. Em 1999, depois de vender os direitos do filme de Steven Spielberg para a Dreamworks, ele deixou seu escritório de arquitetura para se dedicar à escrita. Em 2001, publicou seu segundo livro, Où es-tu? (Will You Be There). O ano de 2005 também viu o lançamento de Just Like Heaven, a adaptação da Dreamworks de Et si c'était vrai..., estrelado por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo. ''Où es-tu?'' foi adaptado em uma série para a televisão, e seu romance Mes Amis mes Amours (Londres, Mon Amour) foi adaptado em um longa-metragem, lançado na França em 2 de Julho de 2008.

Seu romance mais recente, The Strange Journey do Sr. Daldry foi publicado na França em 21 de abril de 2011. As vendas a nível mundial de seus 10 romances, traduzidos em 42 idiomas, alcançaram a marca de 23 milhões de cópia. Marc Levy é o autor francês atual mais lido no mundo. .

No seu tempo livre, o escritor dedica-se ao cinema. Já realizou o seu primeiro curta-metragem para a Anistia Internaciona, e possui projetos futuros para realizar o seu primeiro longa-metragem. Enquanto isso vive em Londres com o seu filho, Louis.

Bibliografia
  • Se Fosse Verdade (Originalmente: Et si c'était vrai ...) (1999);
  • Você vai Estar Lá (Originalmente: Où es-tu?) (2001);
  • Sete Dias para uma Eternidade (Originalmente: Jours setembro pour une éternité ...) (2003);
  • Em Outra Vida (Originalmente: La prochaine fois) (2004);
  • Encontrar Você (Originalmente: Vous revoir) (2005);
  • Londres Mon Amour (Originalmente: Mes amis, mes amours) (2006);
  • Filhos de Liberdade (Originalmente: Les enfants de la liberté) (2007);
  • Tudo Aquilo que Nunca Foi Dito (Originalmente: Toutes ces choses qu'on ne s'est pas dites) (2008);
  • O Primeiro Dia (Originalmente: Le premier jour) (2009);
  • A primeira Noite (Originalmente: La première nuit) (2009); 
  • O Ladrão de Shadow (Originalmente: Le voleur d'ombres) (2010);
  • A Strange Journey do Sr. Daldry (Originalmente: L'étrange viagem de Monsieur Daldry) (2011);
  • Se Pudesse Ser Feito Novamente (Tradução aproximada, originalmente: Si c'était à refaire) (2012).
Observação: Nem todos os títulos foram traduzidos para todas as línguas.


# Lançamento atual:

Em O Primeiro Dia, Levy apresenta Adrian, um reconhecido astrofísico que dedica sua vida à procura da mãe de todas as estrelas – a primeira a brilhar no céu, milênios atrás, no nascimento do universo. Após passar uma temporada observando os astros no deserto de Atacama, no Chile, seus planos são frustrados pelo desgaste físico que sofre por conta da altitude, fazendo com que ele retorne a Londres. Na capital inglesa, disputa um prêmio fornecido por uma importante fundação, voltado a projetos de pesquisa científica.
A apaixonada Keira, por sua vez, é uma arqueóloga ambiciosa. Sua meta é a descoberta do fóssil do primeiro ser humano a caminhar sobre a Terra. Ela comanda uma importante escavação no Vale de Omo, na Etiópia, mas quando uma tempestade de areia destrói o local, se vê obrigada a retornar à Europa. Ela traz consigo um estranho pingente, recebido das mãos de um pequeno órfão etíope chamado Harry.

Em Londres, disputando o mesmo prêmio de pesquisa científica que Adrian, os caminhos de Keira se cruzam com os dele, com quem teve um caso há muitos anos. Numa visita ao apartamento de Adrian, ela esquece lá o pingente, acendendo no astrofísico tanto o interesse científico – pela origem do artefato – quanto o amoroso, por sua dona. As estranhas características do pingente fazem com que Adrian se dê conta que o objeto não é apenas um mero souvenir. Diante de estranhos acontecimentos em torno de ambos, logo se tornará claro para o casal que eles não são os únicos interessados no pingente, e que há gente disposta a tudo para consegui-lo. Keira e Adrian partem numa viagem que os levará a vários continentes, seguindo mapas traçados a partir das estrelas e pistas enterradas no solo. E a meta de ambos é achar a resposta para perguntas que intrigam a todos desde o início dos tempos.


# Uma das obras mais aclamadas:

Em Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito, Marc Levy aborda a relação conflituosa entre um pai e uma filha. Poucos dias antes do seu casamento, Julia recebe um telefonema do secretário de seu pai. Como ela já tinha previsto, Anthony Walsh - empresário brilhante, mas pai distante - não poderá comparecer à cerimônia. A ausência de seu pai em momentos importantes na vida de sua filha não é novidade para Julia. Mas pela primeira vez, a personagem tem que reconhecer que ele tem uma boa desculpa: Anthony Walsh morreu. A ironia amarga da situação, com Julia forçada a adiar o casamento para enterrar o pai, faz aquela parecer mais uma das peças pregadas pelo destino na difícil relação entre os dois. Mas, no dia seguinte ao funeral, ela descobre, na forma de um enorme pacote deixado na porta de sua casa, que aquela não tinha sido a última surpresa de seu pai - e parte na viagem mais extraordinária de sua vida, uma oportunidade para que os dois digam um ao outro, enfim, tudo aquilo que nunca foi dito.

14 Comentários

  1. Já ouvi muito falar sobre o Marc Levy, mas nunca li uma obra dele :)
    Parece ser um autor bastante talentoso e com ótimos livros.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho visto muitas resenhas positivas sobre o livro O Primeiro Dia deste autor, suponho que seja ótimo, além de eu nunca ter lido nenhum livro dele.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma vergonha, mas não conhecia o autor e nunca li nenhuma obra dele!
    Mas gostei bastante do post, fiquei muito curiosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Assim como a Carolina já ouvi falar do autor mas nunca li um livro delee, haha!
    Parece ser um ótimo autor!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Eu tmb já ouvi falar bastante dele mas nunca li nada. Já vi várias resenhas de Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito mas, por algum motivo, eu não tenho vontade de ler, uma pena... Beijos,, Fran!

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  6. Parece que o novo livro dele, é melhor que o antigo.
    Ao menos senti isso ao ler as sinopses!


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já ouvi falar muito dele, mas não li nada. Acredito que sejam bons livros e que eu até goste. Espero ler algum dia.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Fran, o Marc Levy é um autor muito elogiado e, mais uma vez, foi gratificante conhecer um pouco mais da história dele através das suas palavras. O fato de ele ter trabalhado na Cruz Vermelha, especialmente, me deixou genuinamente comovida.
    Estou com "O Primeiro Dia" aqui em casa e doida de curiosa para lê-lo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. oi, quero muitoo ler os livros desse cara, parecem ser exatamente do jeito que eu gosto! principalmente O Primeiro dia e a Primeira noite, pretendo ganha-los senão vou comprar em breve. Adorei conhecer um pouquinho mais do autor!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu não conhecia nada do autor? Nem o próprio autor! Sério mesmo. Gostei muito da sinopse de Tudo Aquilo que Nunca Foi Dito e o autor parece ser ótimo, afinal, tem muuuitos livros publicados.
    Eu já tinha visto O Primeiro Dia rodando por aí, mas nem me interessei muito.
    Ótimo post.
    Adorei conhecer mais sobre esse figurão francês incrível!
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    http://comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já tinha ouvido falar muito deste autor, ainda mais porque O primeiro dia, é um dos livros que eu mais quero ler ;p

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. nossa que vergonha eu não conhecia o autor e nenhuma de suas obras ;-;'

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei conhecer o autor, Fran. ;) E achei interessante como a tradução de alguns títulos fica diferente, tipo, Você Vai Estar Lá (Où es-tu? - Onde estás?) Gostei da interpretação desse: "Em Outra Vida" (La Prochaine Fois - A Próxima Vez). Parecem bons livros. Gostaria muito de lê-los, especialmente, em francês. Não tenho muita prática, pois quase não encontro livros em francês, e, quando encontro, são todos caros. =/

    Amei o post!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  14. Raramente leio sobre os autores, tenho um pouco de preguiça, mas achei tão legal saber que esse Marc Levy já teve um escritório de arquitetura! hahah
    Só fui saber que ele existia depois que li algumas resenhas de O primeiro dia e apesar de já ter ouvido falar do livro Tudo aquilo que nunca foi dito, eu não lembro da sinopse =/ heheh
    Pretendo ler algum dia, mas vai demorar um pouco porque me comprometi a não comprar livros por um bom tempo =/

    Tourner la Page

    Tourner la Page

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!