Título: The Walking Dead - A Ascensão do Governador
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Edição: 1
Editora: Galera Record
Páginas: 364
ISBN: 9788501097156
Nota: 4 de 5


Servindo como uma espécie de terceira mídia para promover o sucesso da TV Americana, The Walking Dead: A Ascensão do Governador, escrito por Robert Kirkman e Jay Bonansinga, embora oferte uma história distinta dos HQ's e do próprio seriado, trás como foco um elemento que uni as formas midiáticas em um mesmo patamar: o controvertido Governador. 

Na obra somos introduzidos ao universo de The Walking Dead. Nele, não existe vilão maior do que o governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Para chegar a isso, no entanto, somos levados a conhecer Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian Blake. Juntamente com mais dois amigos de Phillip, Nick e Bobby, eles formam um grupo de refugiados em busca da sobrevivência em meio ao caos. Eles pretendem, deste modo, cruzar o estado da Geórgia, percorrendo todo o caminho que separa Waynesboro de Atlanta. Acontece que as cidades foram todas abandonadas, e a luta para encontrar mantimentos, armas e um esconderijo seguro tornam-se tão complicadas quanto à guerra contra os seres famintos que um dia também já foram humanos.
Taí uma distopia que veio ao mercado editorial com uma carga colossal nas costas. Além daqueles que adoram a temática apocalíptica e que buscam um enredo cheio de suspenses e cenas de tirar o fôlego, há os fãs da série de TV (e HQ's) que com certeza também irão optar pela leitura somente para atiçar a curiosidade, e, claro, para saber um pouco mais sobre como o tão temido Governador chega a esse encargo. Em outras palavras, as expectativas são muitas, assim como o número do público telespectador.

Dividido em três partes – intituladas de Os Homens Ocos, Atlanta e A Teoria do Caos – resultando em um total de vinte e três capítulos, a obra é narrada em terceira pessoa dando ao leitor a oportunidade de apreciar diferentes pontos de vista, e diferentes diálogos em uma mesma cena. Não há confusão alguma quanto a isso, posso garantir. Toda a leitura flui de modo instigante e bem dinâmico, e a cada capítulo finalizado há uma ponte perfeita para o próximo que se segue. As descrições são tão reais que é impossível não desenhar na mente a exposição proposta. Arrisco a dizer que é possível até sentir repulsa em certos momentos, afinal, estamos lidando com zumbis; em outra perspectiva, a hostilidade e o cheio da morte está por toda parte, e é capaz de vivenciar isso em meio ao foliar das páginas.

A Ascenção do Governador é um livro denso, cheio de suspenses, reviravoltas e carregado com boas pitadas de ação. Há a entrada de personagens secundários que vem e vão, assim como há o jogo psicológico das personalidades fixas. Percebe-se a pressão vivida, a luta pela sobrevivência, o desespero, o fato de não saber em quem confiar... não se sabe nem se o próprio instinto é confiável, inclusive.  Além disso, serve também como guia de sobrevivência, pois após essa leitura você saberá exatamente como não agir em meio ao caos de um apocalipse zumbi. Enfim, é nesta obra que você saberá exatamente como um personagem meramente comum tornou-se a pessoa que é o Governador hoje (tudo isso desde o estopim dos fatos); uma pessoa aparentemente normal, mas que chegou a esse ponto devido à carga de emoções e fatos insanos convividos.

Embora eu reconheça com gosto a qualidade do livro (particularmente não tenho do que reclamar), pois temos em pauta uma obra genuína e muito bem escrita (e isso eu afirmo com veracidade), não consegui dar uma nota máxima a ele. Vi muitas cenas boas, mas que deixaram uma sensação de ''já vi isso em algum lugar''. Não sei exatamente se o termo clichê se enquadra no que quero dizer, mas percebi que muitas ocorrências já foram apresentadas aos fãs da série, de um jeito ou de outro.

Indico e recomendo principalmente para os fãs da série em TV ou em HQ's. É excelente para entender quem foi o Governador, preparando-nos para o que está por vir. E se você não é um telespectador do seriado, não tem problemas. Quem sabe após A Ascensão do Governador você não resolve adentrar no mundo dos mortos-vivos?


- Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existem mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos só nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar gente! E por isso nós é que vamos devorar a porra dos zumbis! A gente vai mastigar eles e depois cuspir no chão e nós vamos sobreviver a essa situação, ou então eu vou destruir toda a droga desse mundo! Você entendeu o que eu falei? ENTENDEU O QUE EU FALEI?
Pág. 119

9 Comentários

  1. Olá Fran!!!
    Assim que vi o livro eu tive a curiosidade aguçada para a leitura do mesmo.
    Eu simplesmente amo a série, apesar de nunca ter lido os HQ's,e vi no livro uma oportunidade para me aproximar mais da estória.
    Gostei muito da sua resenha Fran ;)

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. :n
    Adorei a resenha e o trecho, Fran :d
    Com certeza vou ler o livro, mas vou ver se adianto a leitura da HQ antes...
    E que venha Outubro! haha

    ResponderExcluir
  3. Esse é certamente o tipo de livro que eu gosto. Cheio de suspense. hahaha
    Tenho muita curiosidade pelo livro. A série é excelente.


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran :)

    Parabéns pela resenha.
    Já havia começado a acompanhar a série TWD pelo pc (mas parei -.-), e quando ocorreu o lançamento do livro fiquei muito interessada por ele.

    Beijos :*
    Natalia Vieira do Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran!
    Eu estaria mentindo se dissesse que a tua resenha me empolgou, me deixou com vontade de ler, e eu acho chato fazer isso.
    Apesar da boa nota e da resenha positiva (e bem clara, aliás) eu não vejo nada no livro que me chame atenção além da capa. Apesar de estar numa fase de livros um pouco mais densos, não tenho mesmo vontade de ler Walking =/

    Beijos,
    Gih {atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito da série na TV. Achei meio machista e vazia, sabe? Mas talvez curta o livro/HQ (pq, como todo mundo sabe, livros superam TUDO).

    ResponderExcluir
  7. já tinha ouvido falar da série, já o livro nunca. Pelo que vi, ambos nao me chamou atenção.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha, ficou ótima! Eu tenho muita vontade de ler este livro porque eu adoro a série e as HQ'S, espero poder ler este livro logo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fran,
    Quando "The Walking Dead" lançou, foi aquele baita burburinho. Todos só falavam da série e eu fiquei bastante curiosa para assistir a ela, mas com medo também kkk Daí deixei pra outra.
    Acho que o livro seria uma experiência bacana, pois pelo que você sintetizou, dá para perceber que é bem fiel.
    Pena que tenha uns certos clichês. O bom mesmo é ser surpreendido, não?
    Curti muito a resenha =)
    Beijoo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!