Estamos na Semana Internacional do Livro, mesmo que a data oficial seja celebrada de fato no mês de abril. Talvez para alguns a comemoração um tanto simbólica passe despercebida, ou até seja desconhecida, mas as manifestações a respeito são de fato existentes, o que prova que em termos de incentivo a leitura a internet também sabe como contribuir positivamente.


''Somar, e não substituir.'' Esse é o dilema em que vivemos, onde os livros foram trocados e esquecidos por muitos. Mesmo assim, é evidente que para os amantes da literatura como um todo estes não morrerão jamais. Muito pelo contrário.


Encontramo-nos em uma era em que ler para alguns ainda não é algo interessante, ou prazeroso, e muitos ainda limitam-se ao universo literário e as suas riquezas. Estes precisam de estímulo, pois não sabem que esse mundo rico em palavras e conhecimento tem muito mais a oferecer. Foi pensando nisso e na propagação da leitura que alguns desafios foram criados por leitores e blogueiros. Eles estão circulando pelas redes sociais e pela blogosfera afora com agilidade, e para os profissionais do livro a tática é bastante satisfatória. Isso mostra a mobilização e a atenção que os leitores assíduos estão tendo, tonando-se algo de valor.

Além disso, há as editoras que promovem frequentemente brincadeiras, gincanas, promoções... qualquer coisa que chame a atenção de quem está de fora para integrar-se ao meio. São a partir de gestos pequenos como estes que o apoio e o incentivo são criados aos poucos. [...]

Leia mais em: Jornal Informação

8 Comentários

  1. Que lindo!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. eu amo ler, está sendo ótimo compartilhar isso nas redes sociais!

    bjos

    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  3. Acho super importante a divulgação. Muito gente não lê por falta de incentivo e conhecimento. Eu nem gosto de lembrar, mas teve uma epoca, em um tempo muito muito distante, que eu odiava ler. Hoje em dia eu lembro dessas coisas e quase nem acredito. O que mais faço da vida hoje é ler.
    Então, acho super a movimentação nas redes sociais e nos blogs sobre a semana do livro. Vamos ver se assim a gente "contamina" algumas pessoas com a vontade de ler :)
    Beijinhos,
    fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei isso. Inclusive estou participando no facebook. *o*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Adorei o projeto, é uma forma de incentivo as pessoas que não gostam de ler.
    http://www.leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gostei demais; achei bem interessante a ideia.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Fran.

    Eu não sabia que estávamos na semana internacional do livro. Será um prazer divulgar a leitura nas redes sociais. ;) Ah, eu nasci no dia nacional do livro (29.10), tudo a ver comigo, né?

    Beijo,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Fran. É vergonhoso o nível de leitura que o brasileiro tem.
    Uma semana como essa pode até ser pouco significativa, mas já é alguma coisa...

    Beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!