A entrevistada de hoje é a brasiliense Carolina Ribeiro, nossa autora parceira. Falamos um pouquinho sobre ela há alguns meses atrás (para conferir é só clicar AQUI), mas agora é hora de explorar um pouco mais sobre o seu trabalho. Vale a pena conferir!


Universo Literário: Carolina, conte-nos um pouco sobre você. Quando surgiu a ideia de escrever enredos seus?
Carolina Ribeiro: Bem, a ideia surgiu do nada. Eu sempre gostei muito de ler e a partir disso comecei a criar minhas próprias histórias, escrevi sempre alguns trechos sem início ou fim em um caderno. Sempre tive gosto pelo sobrenatural e acho que isso me impulsionou para começar a escrever Lua Cheia – meu primeiro livro – que mais tarde deu início a uma trilogia.

Universo Literário: Até agora seus projetos estão solidificados, mas nenhum foi publicado oficialmente – através de uma editora. Como tem sido todo esse percurso?
Carolina Ribeiro: Confesso que fiquei bem feliz quando, há alguns anos, várias editoras se mostraram interessadas pelo meu livro, mas cobravam um preço muito alto, então deixei para lá a questão de publicação até que retornei esse ano. Tenho mandando o original para várias editoras e fiquei bem feliz quando uma delas aceitou publicar gratuitamente, mas como o livro ainda está passando por um processo de revisão – que não é fácil – ainda não tem nada definido.

Universo Literário: Em sua opinião, qual o maior desafio hoje para um autor independente?
Carolina Ribeiro: Ter reconhecimento e seus livros publicados. A pessoa tem que ter muita força de vontade e não ter medo de críticas para sair pelas redes sociais divulgando seu trabalho e confesso que, na minha opinião, pelo Brasil não ter um público de leitores tão grande assim, isso acaba se tornando mais difícil. 

Universo Literário: JK Rowling é uma das suas fontes de inspiração, já que a série Harry Potter foi uma das responsáveis pela ideia da criação de histórias de sua autoria. Além dela, há algum outro autor que você admire e que, através dele, percebeu que escrever não é apenas um hobby?
Carolina Ribeiro: Admiro muito a história da Rowling por sua determinação e persistência, pois ela não desistiu quando ouviu o primeiro não de uma editora e todos riram dela achando que Harry Potter era apenas mais uma historinha. Creio que por isso e outros motivos sou uma grande fã dela e até hoje não me deparei com um autor(a) que tivesse história similar.

Universo Literário: Quando você se deu conta de que seu primeiro projeto poderia tornar-se uma trilogia? No geral, você utilizou de alguma fonte de pesquisa para a concretização e finalização do enredo?
Carolina Ribeiro: Acho que decidi que teria continuação quando terminei Lua Cheia. Eu estava tão empolgada por ter concluído meu primeiro livro que pensei ''Preciso continuar! Preciso escrever mais sobre esses personagens!''.
Sim, eu fiz muitas pesquisas para escrever. Na verdade faço inúmeras pesquisas para qualquer livro que escrevo. Acho que quanto mais parecido com a realidade e mais fatos o livro tem, melhor. E confesso que nessas horas o Google Earth foi um grande amigo e aliado. [Risos]

Universo Literário: A Trilogia A Dama da Noite centra em vampiros e lobisomens. O que te levou a tratar sobre essa temática fictícia?
Carolina Ribeiro: Sempre fui fascinada pelo sobrenatural, principalmente por vampiros. E na época, logo quando comecei a escrever, o filme Anjos da Noite estava fazendo o maior sucesso e acho que 60% de minha inspiração veio daí. Tanto é que já li alguns comentários falando que as sinopses dos meus livros lembram um pouco o enredo do filme, mas as semelhanças param por ai. 

Universo Literário: Há uma coluna em seu blog em que você apresenta aos leitores um pouco sobre os personagens da trilogia. Além disso, você pode comentar para nós sobre alguma especificidade da obra?
Carolina Ribeiro: Os livros, basicamente, se passam em Londres apesar de aparecerem vários outros cenários ao longo da história. Escolhi a capital inglesa por ser apaixonada pela Inglaterra e fiquei muito feliz quando conheci a cidade e pude ver ao vivo e a cores vários lugares que aparecem nos livros. 
Para criar os personagens me baseei na mistura de personalidades de pessoas que conheço, alguns até em mim mesma, e na parte física eu costumava observar muito as pessoas na rua e ''coletava'' seus traços para os meus personagens. 

Universo Literário: Foi lançado recentemente o book trailer de Lua Cheia, primeiro livro da trilogia. Quais são suas expectativas agora, após a exibição geral do enredo?
Carolina Ribeiro: Espero que as pessoas se interessem mais e conto com um aumento na divulgação. Achei bem divertido fazer o book trailer e é um meio rápido e dinâmico para deixar o pessoal mais por dentro do livro. Posso também dizer que o book trailer do segundo livro, Sangue Real, já está pronto. 

Universo Literário: Como você ministra seu tempo para ler e escrever? Qual a temática que você busca estar mais por dentro?
Carolina Ribeiro: Geralmente escrevo nos finais de semana, mas na época de férias eu escrevo quase toda a noite. Eu necessito estar sempre lendo algum livro e sempre que surge um horário vago – intervalo entre aulas, antes de dormir – eu pego meu livro e leio um trecho, tanto é que não saio de casa sem ele. Eu gosto de ler quase tudo, mas ultimamente meu interesse tem aumentado pelos livros de suspense e policial.

Universo Literário: Além de Dama da Noite, você possui publicado em e-book mais dois livros, Abadia Lockwod e Anjos Caídos. O que você pode nos contar sobre eles, e por que deveríamos lê-los?
Carolina Ribeiro: Abadia Lockwood foi o primeiro livro que escrevi depois da conclusão de Dama da Noite e confesso que fiquei assustada comigo mesma com a rapidez com que ficou pronto; eu o iniciei e conclui nas férias de 2011 e 2012. Ao contrário de Dama da Noite, esse livro é um romance que não envolve qualquer coisa sobrenatural, mas possui dois enredos que estão interligados, a de Lydia e de Elizabeth. Também se passa na Inglaterra, mas possui um cenário mais rural. Duas séries que me inspiraram a escrever esse livro foram Downton Abbey e The Promise. 
Ainda estou trabalhando em Anjos Caídos, e como o nome já é bem sugestivo, retornei ao assunto do sobrenatural, dessa vez com anjos. Esse enredo se passa na Finlândia e conta os conflitos que Rephaim vive ao ser banido do céu. 

Universo Literário: Há mais algum enredo sendo preparado? Quais os projetos para o futuro?
Carolina Ribeiro: É curioso, pois quando estou escrevendo um livro sempre surgem ideias para um próximo. Como já disse, ainda estou trabalhando em Anjos Caídos, mas ao terminar já tenho algumas ideias para um próximo livro e quero me arriscar um pouco em um enredo épico.

Universo Literário: Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog? Informe também seus contatos e ondem podem ser realizadas a compra dos seus livros.
Carolina Ribeiro: Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade dessa entrevista.
Se quiserem saber mais sobre a série Dama da Noite ou os outros livros, é só entrarem no meu blog. Lá terá os links para download do primeiro capítulo de cada livro e o link para compra da versão e-book e imprensa dos livros. 

Contatos da autora:
Blog: http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br
Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/7224-ana-carolina-da-luz-ribeiro
Twitter: https://twitter.com/autoraac
Facebook: https://www.facebook.com/autoraac?ref=hl

Assista também o book trailer de Lua Cheia, primeiro livro da trilogia Dama da Noite:


8 Comentários

  1. Muito legal, adoro ler entrevistas
    Carolina e muito fofa rsrs adorei as respostas
    sensacional.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Abração

    Quer ganhar um chip TIM BETA? clique AQUI !

    Não deixe de conferir...
    Divulgue seus sorteios | Facebook


    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gosto muito de entrevistas e curti muito essa. Não a conhecia e nem seu livro.
    Parabéns e sucesso pra ela.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fran.

    Já conhecia a Carolina aqui mesmo do seu blog. Gostei demais das coisas que ela disse, somos muito parecidas em várias ideias. Desejo que ela conclua seus projetos e consiga publicá-los logo. Muito sucesso!

    Por falar em autora nacional, em comemoração do dia Nacional do Livro e do meu aniversário, estou sorteando um livro nacional lá no blog (Memória Marte).

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fra!

    Poxa, eu não a conhecia e simplesmente fiquei de boca a berta quando cheguei ao fim da entrevista. Sério, eu preciso ler um livro dela, mesmo que só tenha em e-book. A Carolina é muito simpática e parece mega criativa - e produtiva! Nem preciso dizer que adorei a entrevista *-*

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista, não conhecia a autora e nenhuma titulo dela então foi bastante informativo ♥

    http://himi-tsu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!

    Parabéns pela entrevista. Já vi o nome da autora aqui no seu blog. Fiquei bastante interessada nos seus livros *------*
    Sucesso para ela \Ô.

    Beijos :*
    Natalia Dantas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia essa autora nem seus livros. Adorei a entrevista!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Fran, entrevistas são sempre uma ótima pedida para conhecermos os autores brasileiros. Eu já tinha ouvido falar da Carolina anteriormente, mas não conhecia o seu livro e nem tinha lido algo sobre ela. Gostei bastante, na verdade, das opiniões expostas e dos relatos sobre a trajetória rumo a uma publicação. J.K. Rowling é, de fato, um exemplo para qualquer autor desacreditado. Uma dose de esperança, eu diria.
    Muito legal o book trailer, me deixou curiosa.
    Beijoo! E boa sorte à Carolina com a publicação do livro ^^

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!