Você, caro leitor, teria o renome de ler algum livro de autoria local?
E você, querido escritor, já tentou algo novo?


Em uma época onde um alude de obras de diferentes tipos – e para todos os gostos – soterra o mercado editorial, encontramos muitas criações solidificadas por autores da terra. Estes são os nossos queridos escritores brasileiros do atual século, que insistem no sonho de um dia serem reconhecidos por suas histórias, e que provam que suas respectivas imaginações não podem ficar adormecidas em casa.

A literatura fantástica, aquela que muitos jovens optam na hora do ler por diversão, também é da preferência dos novos talentos da literatura brasileira. É notória a quantidade de jovens que dedicam parte do seu tempo à escrita, e que ofertam ao mercado livros de grande porte, inclusive. O convencionalismo, no entanto, ainda é evidente. É muito comum encontrarmos pessoas que não se aventurariam a ler algo de cunho nacional, pois são os mais reconhecidos da atualidade, ou até mesmo os clássicos, que têm a preferência. Mas o que não se pode deixar de lado é que, embora pouco desenvolvido na arte de escrever, muitos desses autores nacionais tem muito a oferecer. São enredos novos, ideias novas, criações que desafiam o comum. E isso se torna essencial, pois estamos em um âmbito onde ser diferente, contribuir com algo singular, que se sobressaia, é o efetivo; que o faz prosperar.

Estes guerreiros vivem tentando a sorte enquanto correm atrás de uma editora que esteja disposta a publicar sua história, e não cansam de trabalhar em cima de suas criações. As divulgações também são investidas, e é aí que entram os blogs, um veículo válido na hora de apresentar aos demais o que se tem a dar. Tudo em prol do próximo, porque se o enredo for realmente bom, o beneficiado é o leitor, que dedicou horas àquela leitura. Entretanto, o afazer é árduo, e se tornar um escritor conhecido e reconhecido pelo trabalho que faz exige mais do que qualquer um imagina.

É diante deste dilema, tanto para autores (que buscam seus almejos) como para leitores (que por vezes sentem-se receosos), que nós, do Universo, decidimos dar uma dica para ambos. 

Se você deseja se tornar um autor, lembre-se que está fazendo isso porque quer; por prazer. Aprenda a se virar, corra atrás, busque sempre aperfeiçoar sua escrita e não desanime diante dos ‘nãos’ recebidos. Saiba que, antes de escritor, você é um leitor! Alimente este hábito, procure expandir sua leitura e dê a sua mente a oportunidade de pensar e conhecer sobre diversos assuntos. Só assim poderá escrever sobre o que conhece, e quanto a isto não há argumentos controversos. Não esqueça também que ser você mesmo, que falar do que mais importa para você e que expor sua opinião sincera e franca (sempre respeitando a dos demais) é sempre essencial, seja lá onde for.

E para você, meu amigo leitor, basicamente o mesmo. Não há coisa melhor do que expandir os horizontes, dar oportunidades e, ainda melhor, surpreender-se com elas. Não se acomode e procure buscar sempre o novo (não esquecendo o antigo, claro)... lembre-se que muitos desses autores renomados começaram como estes que buscam por um publico alvo na qual você também pode fazer parte.

E só assim ambos poderão trabalhar pelos seus referentes crescimentos. É mais bacana, e dá mais prazer.



16 Comentários

  1. Concordo plenamente,é necessário mesmo expandir os horizontes e apostar nossas fichas naquilo que é novo,quase sempre nos surpreendemos.
    Adorei o tema do post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francielle! Gostei muito de seu post e do caráter motivador do mesmo. Acho que muitas pessoas subestimam autores nacionais, o que é uma pena porque tem muitos bons por aí que só precisam de um pouquinho de atenção!

    ResponderExcluir
  3. eu confesso que tinha um certo receio com autores nacionais, que tinha medo de comprar algum livro e me arrepender, mas agora estou lendo um da Simone Marques e estou gostando bastante ^^

    ResponderExcluir
  4. Ola Fran,
    Admito que tenho um certo receio com autores estrantes.
    Estes tempos li um livro do selo "novos talentos da literatura brasileira" e acho que foi um dos piores do ano. Estória clichê, personagens estereotipados, dialogos superficiais, narrativa insossa. Péssima experiência. Para mim ficou claro a ausência de um trabalho editorial.
    Porém, há autores que tem se destacado no cenário nacional. Há livros de qualidade impressionante, os quais leio com prazer.
    Excelente post.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. nossa muito legal super apoio, sempre tive um certo medo de comprar livros de outores nacionais e min arrepender ou achar ele muito para crianças. adorei a ideia.
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Divulgue seus sorteios | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Eu antigamente só procurava por livros internacionais, passei a procurar por nacionais a pouco tempo, pois criei meu blog, e vi que os livros nacionais pode realmente cativar até mais que os internacionais.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho um certo receio com obras de editoras que cobram pela publicação - afinal, dá pra publicar bascaiemnte qualquer coisa assim - e não leio, em absoluto, livros de brasileiros que se passem no exterior. Fora isso, não faço a diferença "autores brasileiros/estrangeiros".

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran!!!
    Ótimo texto, concordo totalmente com você.
    Eu já aderi a 'nova' literatura nacional, e a cada livro lido eu surpreendo-me mais com nossos autores. Com seus enredos por vezes inovadores, eu já exclui o preconceito e me rendi aos nossos autores. Minha estante está recheada de livros nacionais, e eu super apoio.

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post.
    Concordo com tudo.
    Ando lendo bastante os autores nacionais e muitos têm bastante coisa a oferecer.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sou totalmente a favor da literatura nacional, embora eu admita não ler tantos livros nacionais. Não os compro tão facilmente, porque ainda acho que estão um pouco caros se compararmos com os livros em promoção no submarino, e também encontramos poucos nos sebos.
    Gostei do post!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Confesso não ler muito autores nacionais. Fora Jorge Amado (que eu AMO), Paulo Coelho, Machado de Assis... não posso citar outros autores que eu conheça.

    Depois que eu comecei a escrever, passei a procurar um pouco mais dos nossos autores, mas é muito mais dificil que ler alguém internacional.

    Em geral são livros mais caros, com uma pessima distribuição. Acho que não é só briga dos escritores, o mercado editorial brasileiro não está lá muito apto para receber esses autores.

    Enfim, as coisas tem evoluido um pouco, mas ainda é dificil um escritor nacional competir com os gigantes estrangeiros.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fran!

    Antes a coisa mais difícil que ocorria era eu ler obras nacionais, mas com o tempo isso foi sendo extinto de mim. No meu blog eu possuo vários autores parceiros e admito que eles possuem obras maravilhosas e merecem uma grande valorização. Hoje eu apoio imensamente a literatura nacional, eu sei que alguns escritores novatos possuem uma estória fantástica em sua mente mas quando transfere tudo em de sua mente para o papel a estória perde sua fantasia, mas há outros autores que merecem ter seus livros divulgados mundo à fora. Não que eu esteja desmerecendo outros, mas este é apenas o meu ponto de vista. Além de que as editoras estejam valorizando muito os novos autores e isso é muito importante para o reconhecimento deles, mas as editoras, creio eu, deveriam olhar mais para os novos escritores, suas obras são de grande valia! E concluo com assaz de satisfação que tenho imenso prazer em ler obras nacionais ;)

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, olá!

      Então... essa questão que você bem citou diz respeito ao aprimoramento da escrita, acredito eu. Falta de revisão e de desenvolvimento. É como você mesma disse: há uma estória fantástica na mente, mas na hora de passar para o papel o brilho se vai. Acontece, infelizmente. Portanto, isso deve partir do próprio autor. E as editoras também precisam exercer o seu papel, diagramando e editando bem os livros para que o produto, no fim das contas, venha com qualidade. :)

      Um abraço!

      Excluir
  13. Oi querida.
    Eu concordo plenamente.
    Eu procuro sempre ler livros nacionais e sempre que possível estou divulgando, participando de eventos e/ou incentivando de alguma forma.
    Temos muitos talentos escondidos aqui, só precisando de um espaço.
    É só abrir um pouquinho a mente e para de epnsar que coisa boa é só o que vem de fora :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Definitivamente os autores nacionais hoje são muito mais bem vistos e aceitos, até mesmo pelo grande número de blogs literários que ajudam a divulgar seus trabalhos e pela maior aceitação das editoras. Eu, particularmente não vejo problema algum em ler livro nacional, ou melhor, nem escolho se é nacional ou não, desde que o contexto da obra me agrade.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Mesmo sendo escritora e tentando ingressar nesse mundo, confesso que nunca fui muito de ler obras de autores brasileiros, mas ultimamente confesso que vááários livros de autores brasileiros tem chamado a minha atenção, e a criatividade deles é cada vez mais encantadora!!
    Devemos mesmo incentivar nossos escritores e, principalmente, os leitores.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!