Em parceria com a Arqueiro, aqui vai mais uma resenha fresquinha para vocês. Apreciem!


Título: Guerreiros da Esperança
Autor: Andrea Hirata
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 
9788580410679
Nota: 4,5 de 5


Diferente, impressionante e carregado de esperança. Não há definições melhores que estas para o livro de Andrea Hirata, que, através de uma escrita primorosa e de um enredo singular, conseguiu me arrancar inúmeros suspiros. Os Guerreiros da Esperança são verdadeiros exemplos em meio a uma sociedade onde a educação, infelizmente, ainda não tem o valor que merece.

SINOPSE: ''A ilha de Belitung, na Indonésia, é riquíssima em recursos naturais, mas abriga contrastes sociais gritantes: de um lado, a grande empresa de extração de estanho, com suas modernas instalações e seus ricos executivos; de outro, o povo nativo que vive numa miséria indescritível. É nesse cenário que a jovem professora Bu Mus e o diretor Pak Harfan tentam garantir a seus dez alunos o direito inalienável à educação. Eles têm que lutar contra as mais diversas dificuldades, como o estado decrépito do casebre em que as aulas acontecem, as constantes ameaças do superintendente escolar e as gigantescas escavadeiras, prontas para explorar o solo em seu terreno. Porém, o maior de todos os desafios é insuflar naquelas crianças a dignidade e a autoconfiança. E nisso os professores são bem-sucedidos. Juntos, seus alunos aprendem o valor dos amigos, conseguem descobrir o que há de melhor em cada um e conquistam feitos inéditos para sua pequena escola de aldeia.'' 

Narrado pela pessoa de Ikal – um dos alunos –, Guerreiros da Esperança mais parece ser um diário com relatos vivos de onze crianças que enfrentaram inúmeras dificuldades em prol do aprendizado.  E o conhecimento é o que eles mais sonhavam e almejavam para o futuro, mesmo que tudo ao redor os levassem para o caminho contrário. A pobreza, a distância, a falta de recursos, e o pouco cuidado com os mais carentes são enfatizados com frequência, assim como a coragem, a força de vontade e a determinação, que são impressionantes de serem avaliados na pele desses personagens, uma vez que partem de crianças guerreiras, de verdadeiros modelos.

Com capítulos relativamente curtos, passagens marcantes e cenas que impressionam (e chocam), a obra sabe como agradar devido ao seu grau de verossimilhança. Ela nos remete a uma sociedade viva, descrevendo seus preceitos cultuais, sociais e políticos. Além disso, ela nos informa e apresenta uma nação maravilhosa, com pessoas de caráter, mas que infelizmente, como em todas as outras, sofre com o preconceito, com a pobreza e com a falta de perspectiva de muitos. 

Se tem uma coisa que aprendi com este livro (e que levarei comigo até o fim dos meus dias) é que somos nós os donos do nosso próprio destino, e que não devemos desistir daquilo que acreditamos que é correto. Bu Mus, a professora dos nossos pequenos guerreiros, traçou seu acaso segundo suas vontades, seguindo o seu sonho de acordo com o seu coração, e lutou até o fim por aquilo que sempre acreditou ser importante para a vida: a educação. É chocante saber que, em pleno século XXI, o aprendizado ainda é algo tão sem valor; tão sem importância. As pessoas se contentam com pouco, e acabam se acomodando com o que tem... claro, sabemos que nem tudo é simples, e que as dificuldades estão aí, mas se elas não existissem, não daríamos o verdadeiro valor àquilo que tanto corremos atrás para conquistar. E o livro se torna especial justamente por isso, pela luta incansável, pregando a ideia de que nunca devemos desistir, por mais que as dificuldades inundem a nossa vida.

Nos momentos finais da obra, Ikal diz que a escola não precisa ser um meio para se chegar ao próximo nível da vida, tampouco é o único meio capaz de moldar o caráter de alguém, mas que infelizmente ela representa uma parte do plano capitalista para se obter poder. É com esse pensamento que eu finalizo minha resenha... peço a vocês, queridos leitores, que reflitam sobre isso. Será mesmo que a educação é somente um meio para se conquistar algo? Será mesmo que é apenas para isso que ela serve?

Indico a obra a todos! A história é bastante especial, entretanto, o mais encantador mesmo é a questão pautada em meio ao enredo, que se torna ainda mais interessante de ser avaliada a partir do pressuposto ofertado pela autora. Gostaria de acrescentar ainda que vivenciar e aprender o que ela quer transmitir só será capaz no ato da leitura...  é engraçado porque a temática parece boba, mas há um fundo de seriedade sem igual. No entanto, lembre-se, é um livro diferente, portanto, leia quando estiver preparado para refletir sobre questões morais, tanto socialmente, como pessoalmente falando.


''Usando palavras humildes, poderosas como pingos de chuva, ela nos transmitia a essência da correção da vida simples. Inspirava-nos a estudar e nos deslumbrava com seu conselho de que jamais cedêssemos frente às dificuldades. A primeira lição que Pak Harfan nos deu foi sobre buscarmos nossos sonhos com vontade e convicção. Ele nos convenceu de que a vida podia ser feliz mesmo na pobreza, desde que se tivesse a coragem de, em vez de receber, dar o máximo possível.''
Pág. 22


12 Comentários

  1. Fran, fiquei impressionada com a sua resenha. Sua opinião foi muito bem exposta, confesso que antes não me sentia tão interessada por esta obra, até agora. A educação é sim uma fonte para conseguir algo que a pessoa realmente almeja mas não apenas para isso. Do que adianta a pessoa possuir uma bela educação, digo isto no contexto "estudo" e não possua uma boa educação, falando agora em respeito pelo próximo. Hoje em dia não há uma grande valorização na educação, muitos dizem: SÓ ESTUDA QUEM QUER e por vezes isso realmente é verdade, mas sem o incentivo ao estudo os jovens não terão interesse pelo estudo muito menos pela leitura.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran,

    Encontrei seu blog e amei e já estou seguindo para acompanha as novidades.
    Já conhecia esse livro de vista, mas até então não tinha lido nenhuma resenha, confesso que simplesmente o livro não tinha me ganhado e minha curiosidade não despertou.
    Sua resenha ficou tão rica em detalhes que comecei a lê-la e a pensa nessa leitura pra ano que vem.
    Parabéns por essa resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já vi esse livro na livraria e quando li a sinopse me interessei bastante por ele. Parece ser tão bonito e passar uma mensagem tão bacana, acho que é uma lição mesmo para aqueles que tem a oportunidade de estudar sem complicações e não a aproveitam, grande parte por não ter o incentivo mesmo, pois, hoje em dia há professores que só querem cumprir o horário mesmo.
    Amei a sua resenha!
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. nossa fiquei bastante curioso c/ essa tua resenha, adorei a história (maior vontade de devorar esse livro) kkkkk
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    Divulgue seus sorteios | Facebook





    ResponderExcluir
  5. Oi Fran,
    Posso contar uma coisa? O livro está na minha estante, e embora eu tenha achado a premissa interessante, estava com um certo receio de que o livro ficasse sentimentalista/meloso demais ou que fosse tentar dar um "lição de moral".
    Mas dps de ter lido sua resenha, Guerreiros da Esperança será uma de minhas próximas leituras, certamente.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito bom
    Com uma estoria bem profunda e emocionante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Francielle!
    Aqui é a Ariane, lembra de mim?
    Voltei com o blog, com algumas mudanças também, e gostei muito de ver que você está firme aqui, até mudou a lay (linda, linda, linda!)
    Obrigada pelo comentário de apoio!

    Bjs,
    ARiane;)

    ResponderExcluir
  8. Você falou desse livro um dia, não falou? Enfim, gostei bastante! Fala de um tema real e de uma área pouco conhecida, tornando o livro bem pculiar...

    ResponderExcluir
  9. Antes eu não tinha me interessado tanto por este livro, mas depois de conhecer um pouco mais da estória e depois da sua resenha, eu fiquei bastante interessada, principalmente porque é um livro para refletir. Adorei a resenha, ficou excelente.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro.
    Adoro livros desse gênero.
    Esse livro me lembra o filme Escritores da Liberdade, apesar da história em si não ser parecida. Mas, a "moral" acaba sendo a mesma.
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Esse livro parece ser bem interessante mesmo. Ao ler a sinopse dele, já tinha ficado interessado, agora... Espero que o leia brevemente.
    Parece de fato fazer com que o leitor reflita sobre diversos assuntos e isso é muito especial, pelo menos para mim.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran;
    Nossa, ele livro pareçe ser realmente, uma leitura impressionante, na qual podemos adquirir valores inestimáveis para nossa vida.
    No começo eu não me senti atraído pela obra, mas quando eu soube a fundo da temática, confesso que fiquei realmente curioso.
    E nem preciso dizer que suas resenhas me dão um enorme empurrão e é parte relativa na hora de escolher alguns dos livros que quero ler ;)

    Abraços!!!
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!