Blogueiros e leitores assíduos, olá!

Como vocês sabem, é de costume publicarmos entrevistas com os nossos autores nacionais, mas desta vez eu resolvi fazer diferente. Em vez de um escritor, por que não um blogueiro? Aquele que entende o nosso cotidiano e o trabalho árduo e prazeroso que realizamos na blogosfera. Isso mesmo! Vamos mudar um pouco o foco da conversa dessa vez... vocês passam a conhecer agora nossa querida Lorena Rocco, do blog Mil Alices.


Lorena Correia, conhecida na blogosfera como Lorena Rocco, nasceu em Salvador no ano de 1993, mas há 11 anos reside em Aracaju. Atualmente faz faculdade de Administração na Universidade Federal Sergipe, mas pretende cursar Jornalismo em breve. Lê muito, está sempre rascunhando e tem mil projetos anotados por ai. Deseja ser voluntária na África, não é muito musical e curte cinema. Coleciona cartões postais, escreve cartas, é blogueira, resenhista do It Cultura, desenvolve fanfics e trabalha em um livro.

Universo Literário: Lorena, conte-se um pouco sobre o Mil Alices. Como surgiu a ideia de criar um blog?
Lorena Rocco: O Mil Alices começou no fim de 2009 e deve ser meu quarto ou quinto blog. Conheci a blogsfera em uma aula de redação, e por que não tentar? Sempre escrevi diários e achei que seria uma forma legal de falar com as pessoas. A ideia sempre foi mostrar coisas legais, inspirar e conhecer gente nova. Estou tentando trabalhar em uma linha cultural, por isso falo sobre tudo, para um público jovem feminino e masculino.

UL: Qual a maior dificuldade para um blogueiro hoje?  Você acredita que manter um blog pessoal que é destinado a um público alvo, como o seu, por exemplo, passa a ser uma obrigação a partir de um certo tempo?
LR: Tenho sete anos de blogsfera, acompanhei a maioria das mudanças da plataforma e eu também mudei bastante. A minha maior dificuldade, hoje, é conciliar vida online e vida off-line, principalmente por que não gosto de misturar as duas. Outra coisa chata é que com o BOOM dos blogs e redes sociais, fica complicado estar no meio de tantos sites, com conteúdo muito semelhante e apoio de inúmeras empresas. A plataforma tem se profissionalizado e quem ainda gosta do modelo antigo (como o meu) fica difícil competir.
Por outro lado, o diferencial dos à moda antiga é que tem leitores fieis que acreditam no que você produz, sem necessidade de mil sorteios. Não que eu reprove isso, o Alices já teve publieditorial e tem anúncios, a diferença é que isso não é tudo que o blog oferece.
Eu tento não me obrigar a escrever. Se eu não estou afim hoje, não posto e pronto. Tenho em mente, que quando se tornar uma obrigação, eu vou acabar perdendo a conexão com o leitor.

UL: Recentemente você passou por um problema de plágio que felizmente foi resolvido antes mesmo da tomada de medidas sérias. Como foi lidar com essa situação?
LR: Grande parte do que eu posto é conteúdo original e a gente despende muito por aquilo. Só aconteceu, que eu saiba, uma vez comigo e foi um dia muito louco. Felizmente é bem difícil que espaços que começam com plágio sigam adiante. Os leitores procuram conteúdo original: por que vou acessar a página x se posso ver isso na y?

UL: O Mil Alices possui publicações peculiares de caráter pessoal. Como é feita a escolha da temática da postagem da vez?
LR: É a primeira vez que penso a esse respeito. Simplesmente por que não há um método. Eu posto sobre o que ''dá na telha'', acho que o caráter pessoal do blog é isso. Lá tem o que eu vejo todos os dias. A única censura que tenho me imposto recentemente é tentar escrever para o público em geral, já que até pouco tempo o blog era muito voltado para mulheres.

UL: Você tem trabalhado em um livro na qual o intitulou de ''Coragem'', que também diz respeito aos protagonistas do enredo. Algo a inspirou no momento da criação? Quando você percebeu que a história poderia tornar-se um livro?
LR: Minha relação com fanfics, especificamente escrever fanfic, me mostrou que eu podia escrever algo mais longo que crônicas e contos. No último Janeiro estava de Férias em Salvador, era a primeira vez de uma amiga na cidade e ela notava coisas simples da mesma que para mim passavam despercebidas. Foi legal ver a animação dela com aquilo e eu quis mostrar a minha cidade para todo mundo, de uma forma diferente do que os guias turísticos mostram. Coragem junta um monte de coisas cotidianas, pessoas que você pode encontrar na fila da padaria e situações que eu vivi, me contaram ou assisti em um filme. É quase uma reunião de memórias.

UL: Além do Projeto Mil Alices, há algum outro plano futuro para o blog?
LR: Sempre me perguntam isso. Eu deveria dizer algo como: Tornar o Mil Alices o blog mais badalado em língua portuguesa ou ter um layout e hospedagem superprofissional, mas não faço planos. Tenho até medo que o blog cresça demais e passe a ser obrigação.

UL: O que o Mil Alices trouxe de mais gratificante para a sua vida?
LR: Pessoas, reconhecimento e incentivo. As pessoas incríveis que eu conheci e o reconhecimento ao meu trabalho como escritora, ainda que iniciante. E sempre que eu quero começar e terminar um projeto eu coloco no blog, os leitores me cobram sobre aquilo e eu tenho mais força de vontade para terminar. Tem sido assim com Coragem, com o Projeto Postcard e espero que seja assim com a Tanzânia.




Perguntas rápidas: 

Um livro: Um dia do David Nicholls, eu me identifico muito com a Emma Morley.
Um autor: Martin Page. Adoro o sarcasmo e o humor ácido dele.
Um filme: Dois? Cidade de Deus, que me influenciou muito em Coragem e O Senhor dos Anéis, por causa de O Hobbit que está para estrear.
Uma cor: Depende do meu humor
Um sonho: Conhecer o mundo.
Um refúgio: Fazenda, meio da tarde, deitada na rede com um bom livro.
Sua maior característica: Querer abraçar o mundo com as mãos. Faço mil coisas ao mesmo tempo e fico meio louca com isso. Mas, gosto da adrenalina de ''será que vai dá tempo, vai dá certo?''. (Bem, eu falo demais também).
Com o que pretende trabalhar: Complicado. Eu não faço ideia. Quero lançar meu livro e isso é fato, estou na metade do meu curso de ADM e vou terminar, mas não sei o que vai ser depois. Jornalismo? Muito provável.


UL: Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?
LR: Eu estou muito inspirada no ''Termine tudo que você começou'' e ''paciência''. Sou péssima nos dois e fico repetindo isso sempre que as coisas ameaçam sair do controle. ''Um passo de cada vez'' e ''tentar outra vez'' não funciona comigo, mas procure ter um objetivo e anotar isso em um lugar bem visível. Tudo fica mais fácil quando você tem um motivo para levantar da cama. O meu é publicar Coragem, Terminar a Faculdade e Ser voluntária na Tanzânia. Qual o seu?


Contatos:
http://www.milalices.com.br/
http://www.facebook.com/milalices
https://twitter.com/milalices
http://milalices.tumblr.com/

12 Comentários

  1. Bem inovador essa sua ideia, Francielle! Gostei da entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran!
    Adorei a inovação quando se trata de entrevista. Achei muito interessante os pontos e as características destacados ao longo da entrevista tanto pela entrevistada quanto pelo entrevistador. Conheci a blogueira a pouco tempo e ela é uma fofa, mesmo pelo pouco tempo em que ela esteve presente. Sucesso na publicação do livro!

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor! Primeira vez que passo no seu blog. Então, sou iper curiosa com entrevistas. Sempre gosto de ler as respostas! Não conheço a blogueira, nem o blog, mas desejo sucesso. Tanto para o dela quanto para o seu! Aliás, achei bem diferente essa sua ideia de entrevistar um blogueiro. Espero que pegue na blogosfera, mas acho difícil, já que parece que alguns blogueiros não gostam de "divulgar" outros sites. Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheci esse blog mas vou dar uma olhada, achei muito interessante e parece que temos ideias bem semelhantes ( ELA GOSTA DE O HOBBIT CARA haha *---*) . Nossa, meu blog tá super abandonado, mas meu vestibular acabou e agora ele vai ficar arrumado de vez. E sim, eu também adoro Tempos Modernos, a mmúsica hehehe. E quais músicas além dessa voce gosta ?
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Bastante interessante a entrevista. Gostei do jeito dela e acredito que ela conquistará muitos objetivos ainda.
    Sobre o gosto literário dela, é interessante, apesar de que não gostei de "Um Dia". rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia a Lorena.
    Achei bem legal a entrevista, principalmente as perguntinha rápidas, rs.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!

    Vi o post cedo, mas não estava em casa para ler tudo e comentar direito.

    Adoro o UL e manter contato com blogueiros de Sergipe, para mim, é difícil.
    Muito obrigada pela espaço e pelo carinho! Foi uma delícia participar e temos que continuar com a parceria sim!

    Sucesso para ti! Para nós.
    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua ideia e achei a entrevista muito interessante. Não conhecia a Lorena, mas ela parece ser uma fofa e ela citou O Hobbit *--*
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de entrevista com blogueiros, que entendem o que nós passamos, curti bastante as perguntas e das resposta da Alice vou visitar o blog dela agora ^^

    Beijos.
    Guilherme
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bacana a entrevista
    Dá para saber muito mais da pessoa assim

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!!!
    Gostei muito da entrevista - principalmente por se tratar de uma blogueira. Achei muito interessante os pontos citados pela Lorena, trabalhar em um blog realmente não é fácil - principalmente, hoje, onde as pessoas tem 'n' opções de espaços interativos onde pode encontrar resenhas legais. Mas, como ressaltou a Lorena, eu acho super relevante isso do blogueiro postar quando sentir vontade, sem sentir-se obrigado a nada e sem precisar de sorteios para 'prender' os leitores. Além de todo o reconhecimento que recebemos dos leitores dos nossos blogs...

    Abraços
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi (:
    Adorei a entrevista, não conhecia a blogueira/blog então vou dar uma passadinha lá.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!