''O ano está acabando. É chegada a hora de fazer aquela retrospectiva literária que todo bom leitor adora.'' Foi pensando nisso que resolvi criar um top 5 dividido em categorias, para que eu possa expor a minha opinião esperando que vocês também interajam comigo. Frisando que o top 5 diz respeito as minhas leituras do ano, bem como o meu gosto e o meu ponto de vista acerca das obras, ok? 

Começarei pelas decepções literárias porque pretendo deixar o melhor para o fim. 
Vamos lá, então?



Entre o Amor e a Amizade, por Bianca Briones

Eu não odiei da história, ok? Até achei a temática interessante e bastante verossímil, mas infelizmente não me agradou. Esse é o tipo de livro que se lê em uma, no máximo duas sentadas. É fácil de ser lido porque a linguagem é bem acessível, mas nem sempre é fácil engolir o que se estar acontecendo. Muitas atitudes dos personagens principais são inaceitáveis e frustrantes. Foi inoportuno ver o que aconteceu (lê-se: muito mimimi), e o livro é justamente enfadonho por conta disso. O que salvou foram as referências bem cotidianas, mas, infelizmente, não me arrancou suspiros como eu imaginei que seria.


Melancia, por Marian Keyes

Esse é referência e já apareceu algumas vezes aqui no blog. O li imaginando que a Claire seria uma guerreira, que iria superar os trágicos fatos que aconteceram com a mesma, e que daria a volta por cima de um modo excepcional. Mas me vi em uma relação frustrada com essa personagem, pois ela demonstrou totalmente o oposto. Além disso, achei que a obra como um todo tem coisas desnecessárias, fatos demais, e nem todos estavam relacionadas diretamente com o foco da trama. Foi uma leitura arrastada, que por pouco eu não abandonei. A Marian pode até escrever ótimas narrativas, mas na minha percepção Melancia não é uma delas.


Apátrida, por Paula Bergamasco

Eu nunca fiquei tão frustrada comigo mesma após o término de um livro, como fiquei quando finalizei Apátrida. Minhas expectativas eram tantas, que eu mal podia esperar para destrinchar toda a leitura, para saborear um pouco dessa temática tão rica que eu tanto adoro ler. Mas neste livro foram personagens demais, períodos extremamente curtos, uma mudança súbita de tempo e ocasiões que alternam entre o presente e passado de um modo inesperado. Acho que se houvesse uma melhor revisão, se fosse um pouco mais organizada, a obra seria muito melhor. Mas, gente, não me convenceu. Eu me senti chateada justamente por isso, pois muitos o amaram e teceram comentários extremamente positivos sobre ele. Menos eu. São pequenos erros numerosos, e comprometedores, devo dizer.


Morte e Vida de Charlie St. Cloud, por Ben Sherwood

Nem todo livro tem a função de ensinar algo, de mostrar algo ou de fazer com que o leitor reflita. Se o objetivo era entreter, este livro conseguiu. Foi só isso para mim, entretenimento e um breve passatempo, pois a obra em geral é simples, rápida e fácil de ser lida. Tem seus momentos lindos, de fazer suspirar, mas confesso que esperava bem mais. Não me acrescentou nada... inclusive, me veio de um modo tão superficial, que chega a ser até fácil de ser esquecida. Acho que faltou um diferencial e um pouco mais de originalidade. Eu até gostei, mas não achei nada de surpreendente, não.


Fallen, por Lauren Kate

Sabe quando uma história não convence? Então. Uma série em livros, curta ou extensa, tem seus deslizes. Na maioria das vezes é assim, pois é raro encontrar uma saga totalmente perfeita, do início ao fim. Li Fallen crente que o início seria bacana, esperando por uma continuação um pouco mais fraca, como se é explanado na blogosfera. Mas me senti meio desenquadrada quando vi um início morno, sem muitas ações instigantes, e um tanto confuso. Eu sei que a histórias nem sempre precisam ser mamão com açúcar, e eu até concordo com isso. Gosto de enredos pensantes, cheios de enigmas. Mas acabei me deparando com mais um clichê. Embora no geral Fallen não seja péssimo, não me agradou, pois não vi nada demais. Nada de extraordinário.

Importante: Na lista acima não há uma ordem preferencial.

E então, o que acharam? Qual o top 5 de vocês?
Até a próxima postagem!

10 Comentários

  1. Oi, Fran!
    Gostei dessa ideia. Caso eu resolvesse fazer um topo 5 que nem este Morte e Vida de Charlie St. Cloud também estaria na lista. Minha percepção sobre este livro é semelhante a sua.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse do Charlie, já viu o filme ? me falaram que é bonito, mas é .. triste quando o livro não te adiciona nada né ? Quanto a Melancia, já vi muuuuuita crítica negativa em relação a esse livro.
    Eu curti muito aqui, vou passar depois pra olhar os outros pots, beijos
    naquelemoemntoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu até senti vontade de ver o filme após a leitura do livro, mas ainda não tive a oportunidade. Se um dia eu o fizer, te conto o que achei. ;)

      Um abraço!

      Excluir
  3. Fallen também foi uma decepção pra mim :/ eu tinha ouvido falar tão bem do livro e adoro a tematica de anjos etal, mas não gostei nadinha.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desses eu li Fallen e adorei! É uma pena que você não tenha gostado tanto assim dele.

    Deve ser a terceira pessoa que vejo reclamando de Melancia, tenho até medo de ler esse livro.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  5. Desses eu só li Melancia
    E eu realmente esperava mais do livro
    Maso começo é bem tedioso

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    É horrível quando a gente se decepciona assim com um livro não é? Se eu for fazer uma retrospectiva com as 5 maiores decepções, provavelmente o motivo maior de todos seria: esperei demais e veio pouco. :(

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://www.estantevertical.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nada pior que um Decepções Literárias, eu já tive algumas e é muito ruim! Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mais até tenho vontade de ler alguns!
    Um beijo
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fallen eu já não esperava muita coisa. Até me surpreendeu no começo, aquele ar sombrio, mas logo demonstrou mais uma imitação da história de Stephenie Meyer. Parei no primeiro. Quanto a Melancia, que foi o outro dessa lista que li, eu me surpreendi por ter gostado. Não esperava nada dele, mas curti bastante.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Melancia tbm é uma das minhas decepções. Nem consegui terminar de ler. =/

    Acho que tinha tudo para ser um livrão, mas a depressão da Claire se arrastou tanto que encheu o saco.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!