O Top 5 está de volta em sua segunda postagem e/ou retrospectiva literária. Gostaria de lembrá-los que essa publicação diz respeito as minhas leituras do ano, bem como o meu gosto e o meu ponto de vista acerca das obras, ok? Vamos tratar hoje da literatura nacional atual, que com certeza fez parte das minhas leituras neste ano de modo notório.  (:



O Livro da Bruxa, por Roberto Lopes

Este livro foi uma surpresa para mim! Acredito que deva ter sido porque eu esperava por algo totalmente diferente. Certamente não é do tipo que agrada geral, por tratar-se de um enredo emaranhado de reflexões e ensinamentos sobre a vida e suas diferentes vertentes. Mas, não, eu não o considero como um livro de autoajuda. O Livro da Bruxa é especial, carregado de experiências da sábia Bruxa que tanto inspira a quem se propõe a ler. É especial, diferente, breve... mas inesquecível.


Agnus Dei, por Julianna Costa

Taí outra surpresa bacana. Quando eu encarei a leitura, confesso que esperava por mais um enredo clichê e enfadonho que trata sobre vampiros. A temática está um pouco batida, e caso o autor não saiba reinventar, terá seu livro apenas como mais um entre tantos. Mas a nossa querida Ju foi além. Suas pesquisas e todo o trabalho para com a obra valeram a pena, pois além de diferente, adulta e densa, a trilogia Agnus Dei é instigante e rica em detalhes que atiçam a curiosidade. Para quem curte vale muito a pena!


72 Horas Para Morrer, por Ricardo Ragazzo

Apesar de alguns pequenos pontos que não me agradaram – como o desfecho da trama, por exemplo – este livro é muito bacana. A escrita é instigante e muito bem conduzida, fazendo com que o enredo flua de modo natural. Verossímeis também são os personagens, que por mais irritantes que sejam não são diferentes a tudo que vemos em nosso cotidiano. Tem seus altos e baixos, mas vale muito a pena ser conferida... principalmente para quem gosta de um bom thriller policial.


A Gente Ama, A Gente Sonha, por Fabiane Ribeiro


Um livro diferente, que trata sobre o futuro da humanidade de um modo especial e reflexivo. Publiquei recentemente a resenha deste livro, como muitos de vocês devem lembrar, mas não poderia deixar de citá-lo em meu top 5. Gostei dos fatos imprevisíveis, das situações e da criatividade da autora posta de um modo tão singular, pois até nos pontos mais mornos da trama ela soube fazer com que o leitor prosseguisse sem o menor receio. Uma distopia, pode-se dizer. Com certeza esta é uma leitura muito válida. Recomendo!


O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, por Bento de Luca

Li esse enredo sem grandes expectativas, e me surpreendi com a criatividade dos autores. Outra coisa curiosa é o modo como eles souberam levar a trama... convenhamos que para duas pessoas escreverem a mesmo história, e fazê-la dar certo, não é um trabalho fácil. É interativo, diferente, entretém e de fácil trato. Surreal e engraçado também o definem. Vale a pena por sua peculiaridade, e por seus personagens característicos, como o maravilhoso Eleanor, que eu tanto adorei conhecer. Muito legal!

10 Comentários

  1. Concordo com esse top!
    Destes li apenas 72 horas para morrer, Agnus Dei e O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo e não me decepcionei com nenhum!

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, ainda não li nenhum desses =|
    Mas desde que ouvi falar, fiquei interessada em ler "O Príncipe Gato". Da Fabi Ribeiro eu queria mtuuu ler "Jogando Xadrez Com Os Anjos" :(

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    O Príncipe Gato eu já li. O da Fabiane e o da Ju estão na lista rs
    72 Horas para morrer eu conheço, mas ainda não li.
    O outro eu ainda não conhecia, mas achei super interessante :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O principe gato parece perfeito *-* Quero muito ler Agente ama, agente sonha da Fabi!
    Amei o blog <3
    Beijocas!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li nenhum desses livros, mas a culpa é minha que não dei a devida atenção aos nacionais este ano. Desde o mês passado é que estou lendo mais livros nacionais, mas ainda não cheguei em nenhum desses.
    beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    De todos, eu só li "O Príncipe Gato" e curti a leitura, apesar de o final ter me deixado bastante frustrado.
    Conheço "A Gente Ama, A Gente Sonha", mas ainda não li.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum desses livros
    Mas parecem ser muito bons
    E o bom é que são Nacionais

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou bem curioso para ler, O príncipe gato, Agnus dei e 72 horas para morrer =/

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei das indicações.
    Tenho o Principe Gato e vou ler assim que possivel.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Nahim...esse livro parecem ser muitooooo bons! Quero ler todos. È ai que vemos a literatura nacional ganhar força!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!