Não poderia haver dia melhor para voltarmos com as nossas atividades.


Sentiram a nossa falta? Porque nós sentimos, sim. Mas as semanas em que ficamos parados foram importantes para recarregarmos a energias e voltarmos com tudo.  :D  Não comentarei todas as ideias pautadas, pois tudo estar sendo preparado aos poucos, e temos certeza que vocês irão gostar (falo em meu nome e em nome dos colunistas do blog, que a partir deste ano estarão mais ativos por aqui). O que eu posso adiantar é que iremos proporcionar cada vez mais uma maior interatividade e dinamismo entre todos nós – leitores e blogueiros – portanto, aguardem! No mais, desejo um ano repleto de livros e muita literatura para nós... que possamos continuar – incentivando – semeando e cultivando esse amor nato e maravilhoso que compartilhamos em comum.

E não poderia haver dia melhor para iniciarmos o ano letivo do Universo Literário, pois hoje é o nosso dia! Dia em que celebramos o fato de sermos leitores, e de termos orgulho de nos considerarmos como tal. Proponho que façamos um levantamento de leituras, focando no ano que passou, e no que acabou de começar. A ideia é que possamos pesquisar e anotar possíveis futuras leituras, mas com temáticas diferenciadas, que ainda assim se encaixem com os respectivos perfis de cada um. O objetivo é dar vez a novos temas, com enredos que possam agradar. Afinal, expandir os horizontes, dar a chance de conhecer coisas novas e diferenciar a leitura são sempre muito válidos. O que vocês acham?


Vocês sabiam que os estilos de leituras foram alterados desde o ano de 1500? Evidências físicas dos formatos dos livros, nas notas escritas nas margens e nas descrições ou imagens de leitores comprovam que sim. Para os historiadores, cinco tipos de leituras merecem uma atenção especial, e devem ser avaliadas. E são elas:

Leitura Crítica: refere-se à oportunidade de comparar opiniões diversas em livros diferentes sobre o mesmo assunto. Isso significa que nós, leitores, podemos ter a capacidade de formar nossas próprias ideologias a partir das leituras que realizamos.
Leitura Perigosa: está relacionada às discussões a respeito do perigo da leitura privada realizada em séculos passados. Na época, a atividade era vista como uma ameaça para certos grupos... talvez por conta da disseminação de ideias, que era evitada a qualquer custo. Apesar disso, as leituras eram realizadas, mesmo algumas não sendo permitidas.
Leitura Criativa: diz respeito às leituras realizadas do modo contrário às intenções do autor. Um exemplo disso foi a condenação de Menocchio, um moleiro italiano do século XVI, que foi acusado de herege por conta dos livros que lia, sendo um deles a bíblia. São deste modo, interpretações contrárias.
Leitura Extensiva: diferentemente da leitura intensiva – procura minuciosa de informações, feito através de consulta e estudo detalhados –, a extensiva está relacionada com a proliferação e dessacralização dos livros.
Leitura Privada: está ligada à tendência de privacidade de leitura, o que para a grande maioria é de extrema importância. Esta também é vista como parte do crescimento do individualismo, quando no ato de ler é priorizado o silêncio e a relação única entre livro e leitor.

Existem vários outros formatos de leitura, e a emergência da categoria literária de divertimento é uma delas, visto que a hospitalidade demonstrada por nós é algo notório. Escolha um formato de leitura e aproveite o seu dia, leitor! Não se esqueçam de incentivar o próximo, pois assim, todos estarão contribuindo para uma nação melhor, mais pensante, e capaz de criar suas próprias opiniões e teorias.


Feliz dia do leitor!

12 Comentários

  1. Adorei o post, muito legal! :)
    Essa leitura perigosa me fez lembrar do livro que quero ler há anos, O nome da rosa. Alguns padres (ou algo assim) liam escondido um livro proibido heheheh
    Feliz dia do leitor!

    Tourner la Page

    ResponderExcluir
  2. Fran, bom saber que você está de volta com o Ul, acompanhado de colunistas. Gosto muito de tudo isso aqui e foi ótimo voltar com uma postagem dotada de tamanho conteúdo!
    Nunca tinha parado para refletir sobre os tipos de leitura que podemos realizar, mas garanto que eu normalmente sou uma leitora adepta dos termos críticos e extensivos. Quando gosto muito de um livro, pesquiso sobre o que ele fala a respeito e me estendo no assunto até onde posso.
    Feliz dia do leitor para você também e que 2013 venha cheio de oportunidades!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!
    Feliz dia do leitor pra você também..

    Novo post lá no blog! Visite e comente.
    http://apenas-tedio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal, sua pesquisa ficou muito interessante!
    É uma pena que moramos no país que tem o menor índice de livros por pessoa, fico tão triste quando posto uma resenha no blog e algumas pessoas comentam "que livro legal, mas eu não gosto de ler" e dói o coração porque quando você vai ver é umas meninas super novinhas... =/ Mas, eu gosto muito de incentivar as pessoas a lerem, é uma sementinha que a gente planta... Mas, para o governo está ótimo esse monte de gente que não forma opinião.
    Essa leitura crítica me lembrou a faculdade, lemos vários autores para no fim formamos nossa opinião. :)

    Beijos
    Post novo no blog!
    http://livrosebatons.blogspot.com.br

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, bem legal! Feliz Dia do Leitor pra você (mesmo que um pouquinho atrasado).

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer um cartãozinho com as definições, subilinhar leitura extensiva e mandar pra aquela galere que acha que literatura de gênero (fantasia, young adult etc) não é literatura haha
    Feliz ano novo atrasado!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh êêê, feliz dia do leitor para todos nós!! \oo/
    Mtuuus livros para todos!!
    Estou feliz que tenha voltado, mas como estou de férias, por enquanto minhas visitas serão reduzidas =| Mas em Fevereiri o ritmo voltará ao normal.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito boa a sua pesquisa!
    Adoro incentivar quem eu posso com a leitura!
    A leitura Privada é a que mais se usa né, já que o silêncio é algo primordial, mas acho que dependendo do livro o leitor consegue se prender à leitura em qualquer lugar!
    Beijos;
    Leticia - ObsessionValley

    ResponderExcluir
  9. Feliz dia do leitor para você também!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Desculpa o atraso, mas adorei o post! *-*
    Eu particularmente uso mais a leitura privada.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Fim das férias e muita novidade chegando! ADORO!!!!
    Espero que cheguem logo e venham com tudo!
    Adorei ver os tipos de leitura.

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  12. FELIZ DIA DO LEITOR, FRAN!

    Tudo de bom para nós em 2013 e sucesso em nossas páginas. 2013 com novas realizações.

    Eu vi esse negócio de tipos de leitura em uma aula de filosofia e na hora achei um saco. Lendo aqui, em outras palavras, me pareceu legal. hahahaha


    Beijo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!