Primeira resenha de 2013 marcada por um livro cortesia da nossa querida editora parceira, a Arqueiro. Já adiando que foi difícil falar sobre um livro tão denso, e é provável que eu não tenha sido completa em minhas palavras, mas aí está. Apreciem!


Título: Feche Bem os Olhos
Autor: John Verdon
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
ISBN: 9788580410730
Nota: 4 de 5

SINOPSE: David Gurney sempre foi viciado em resolver charadas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa adivinhação. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio. Jillian Perry, uma jovem de 19 anos, foi morta de maneira brutal no dia do próprio casamento. Todas as pistas apontam para um misterioso jardineiro, só que nada mais na história se encaixa: o motivo, o lugar onde a arma do crime foi deixada e, principalmente, o modus operandi. A princípio, David reluta em aceitar o convite, preocupado em preservar seu casamento, já que sua esposa, Madeleine, é totalmente avessa ao seu envolvimento em qualquer assunto policial. Porém, recusar-se a participar da investigação seria ir contra sua essência e David acaba se convencendo de que não conseguirá dormir em paz enquanto o criminoso estiver à solta. Quando começa a entrevistar parentes e conhecidos de Jillian e a avançar no caso, fica claro que o assassino é não só mais inteligente e implacável do que ele esperava, como também destemido o suficiente para atacar seu ponto fraco. David terá que pensar além das evidências para desvendar o quebra-cabeça mais sinistro com que já se deparou.

Feche Bem os Olhos é o segundo livro oficialmente publicado do autor John Verdon, que desde a época do Eu Sei o Que Você Está Pensando faz o maior sucesso entre o público amante de um bom mistério. Verdon veio ao mercado literário e provou que é astuto, sutil e que é capaz de criar enigmas impossíveis. Exceto para ele mesmo.

Antes de iniciar a leitura dessa obra, eu tive a chance de ler o primeiro enredo criado pelo Verdon (já resenhado aqui no blog, inclusive). Caso você não tenha essa oportunidade, não se preocupe, pois os fatos não estão relacionados de modo direto. Ainda assim, foi satisfatório estar familiarizada com algumas questões, porque embora o livro trate sobre um crime visivelmente sem solução, o centro da trama gira de fato em torno do nosso querido detetive David Gurney. Ele é o personagem principal, aquele que precisa lidar com questões profissionais e pessoais que vão muito além... a todo momento se é ofertada essa mescla, que, aos meus olhos, foi uma cartada de mestre dada pelo autor. Não é apenas mais um livro de investigação policial. É um livro com um enredo inteligente, mas também miscigenado com assuntos pessoais que parecem simples para alguns, mas que não são tão fáceis de lidar para Gurney.

No geral, a história é muito bem escrita, com personagens verossímeis, dotado de uma linguagem inteligível, com cenas bem reais, e, sem dúvidas, é instigante do início ao fim. Foi impressionante ver como um assassinato aparentemente simples desencadeou uma série de acontecimentos, desafiando a lógica e relacionando uma cadeia de envolvidos. São desenterrados ainda questões chocantes do passado, tanto do principal envolvido quanto da própria vítima. O problema é que nada exatamente se encaixa. Nada! Isso me fez pensar que Verdon acertou outra vez, porque foi muito bom ter a chance de criar teorias em meio a uma leitura. A experiência de querer adivinhar e resolver os mistérios a qualquer custo é única. É envolvente, e não faz apenas com que o leitor pense a respeito, como também com que ele julgue o caráter dos personagens, se pondo no lugar dos investigadores. Por fim, aprendi duas coisas: não devemos julgar os outros sem aos menos conhecê-los de verdade, e, infelizmente, as aparências de fato enganam.

Todavia, assim como algumas coisas me agradaram bastante, outras deixaram um pouco a desejar. Na realidade, eu não consegui definir ainda se o que eu estou sentindo é felicidade, por não ter conseguido se quer supor o que de fato seria revelado no final, ou se é frustração, por ter sido algo tão óbvio e ao mesmo tempo de difícil trato. Foi exatamente como no livro anterior: Gurney se dá conta de que deixou passar algo e começa a fazer as deduções corretas, mas, diferentemente do primeiro, o assassino da vez é um tanto clichê, mesmo que no geral a trama tenha sido audaciosa.

Verdon criou um enredo tão mirabolante e impossível, para no final ter me dado algo que infelizmente não me agradou tanto assim (me refiro a resolução do crime). Pois é, acontece. Porém, o livro vale muito a pena, sim, graças as suas cenas muito bem criadas, e ao seu contexto geral. Ele é bastante rico, e quem dera poder contar mais a respeito da minha experiência de leitura, todavia, não quero cometer o erro de entregar os fatos sem ao menos perceber, portanto, leiam! Se você curte um enredo envolvente e que te faça pensar, com certeza irá curtir Feche Bem os Olhos. Quem sabe se você não conseguirá se dar bem adivinhando o enigma da trama?

''O fato é que ele quase fora morto no fim da última investigação da qual participara voluntariamente. Um ano depois da aposentadoria, havia chegado mais perto da morte do que em 20 anos como detetive de homicídios do Departamento de Polícia de Nova York. Achava que isso talvez tivesse sido o golpe mais forte em Madeleine - não somente o risco de morte, mas o fato de o perigo ter aumentado exatamente no ponto da vida em que ela imaginara que acabaria.''
Pág. 127 


Para conferir a resenha do ''Eu Sei o Que Você Está Pensando'' é só clicar AQUI.

19 Comentários

  1. Adoro romances policiais!!
    Tenho a impressão de que gostarei deste!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Eu li eu sei o que você está pensando e gostei bastante, quero ler esse em breve. Adoro livros policias ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livrointeressante"
    Gosto de livros de investigação porque tarabalham nossa mente, em busca de respostas para os enigmas.
    Gostei da resenha, quem sab um dia lerei este livro.
    :D
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Opa...Opa! Esse livro parece ser maravilhoso e leria com certeza!^^ Veremos se consigo o mesmo de cortesia. Parabéns pela resenha.Beijos.
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran ;)
    Ao contrário do que disse, acho que você foi bastante completa nas suas palavras.
    Sempre fui fã do gênero - romance policial - e tenho certeza que o Verdon irá me surpreender muito.
    Gostei da sua resenha, você citou pontos positivos e negativos da obra, fazendo com que tenhamos vontade de ler o livro :)
    Entra na minha lista ^^ - literalmente.

    Abraços Fran!!!
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro já estava na minha lista de livros para ler *-*
    Comecei a ler thrillers e esse gênero se tornou o meu favorito ultimamente. Ouvi dizer que os livros desse autor são bons mesmo :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hum, interessante. Um mistério é sempre bom de ler.
    Gostei da resenha, realmente me deixou curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. Um mistério é sempre bem vindo. O que me deixou com um pé atrás foi o seu comentário sobre o final do livro, o que é decepcionante. Conhecia o livro por alto, mas nunca tinha me adentrado na história. Pretendo ler!

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler um dos livros do autor. Gosto de suspenses e sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. oi querida,
    nunca li nada desse autor, mas fiquei bem curiosa pois adoro livros de misterio. Que pena que o final nao agradou tanto :SS mas as vezes o resto da historia faz valer a pena. Ótima resenha.
    Ah, te adcionei no skoob :D
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não copstumo ler muito esse tipo de livros
    Mas tenho que mudar isso nesse ano

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha, esse livro parece ser bem misterioso, adoro livros assim, e ja me encantei só pela cara do livro kkk
    bjinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Fran!
    Sou fã de livros policiais, mas não ando lendo livros com esse temática, estranho, né? tenho o primeiro livro do Verdon lançado pela Arqueiro para ler e faz muito tempo que eu tenho ele na minha estante, inclusive. Este ano lerei ele e espero gostar! Já que comentários negativos sobre a narrativa de Verdon eu ainda não encontrei. No mais, parabéns pela resenha!

    Até o próximo comentário!
    Abraços! \õ.
    Natalia, Entre Livros e Livros
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho vontade de ler livros deste gênero, e eu acho que leria o livro, mas confesso que tenho mais vontade de ler o outro livro do autor, o "Eu Sei o Que Você Está Pensando". Não gosto muito de enredos muito mirabolantes e impossíveis, mas daria uma chance ao livro. E parabéns pela resenha, ela ficou ótima.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não é o meu gênero favorito, mas me deixou curiosa rs

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ótima resenha! Tenho muita vontade de ler esse livro, pelo fato de ser elogiado. Apesar de o final não ter te agradado tanto, acredito que tenha sido uma boa leitura.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  17. Excelente resenha Francielle!
    Então, a minha lista de livros para 2013 só aumenta. Eu decidi dar uma parada ou acabarei enlouquecendo e não lendo nada, rs!

    Mas, eu fiquei curiosa. É a primeira resenha que leio sobre este livro. Posso comprar e deixar pra lista de 2014, né?!?!? Rs...

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha, me deixou com vontade de ler o livro.. mesmo não gostando desse tipo de literatura. :)

    Beijos.
    http://blog.estouroempalavras.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran!
    Eu sou super fã de livros policiais e acho dificil encontrar autores contemporaneos do gênero que sejam tão completos e interessantes quando Verdon.
    Como você disse, os personagens de suas tramas são muito verrossimeis e as tramas instigantes. Isso é o que eu mais gosto em seus livros.
    Uma pena que a resolução não tenha funcionado para você, mas tenho certeza que, ainda assim, a leitura valeu pela jornada.
    Beijos
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!