Estamos dando início a uma nova coluna que promete dinamizar discussões. O Drops Literário veio para que toda a equipe do Universo tenha a chance de interagir em uma única postagem. Esperamos que essa interação possa atingir a todos os leitores, também.


O Drops Literário, inspirado no Book Blogger Hop das meninas do Murphy's Library, é uma conversa de caráter transparente que tem como objetivo dinamizar as discussões que andam tomando conta da blogosfera. A intenção é fazer com que toda a equipe do Universo Literário interaja 
com o seu público leitor. Sem periodicidade definida.


Decidimos abordar em nossa primeira postagem acerca da evolução dos ''e-books''. Nossa conversa abaixo reflete a nossa opinião sobre o livro digital, além dos equipamentos eletrônicos que suportem o recurso. Vejamos...



Fran: Particularmente eu não tenho nada contra os e-books, mas não curto muito a leitura realizada deste modo. Nada pessoal, mas, para mim, a emoção não parece ser a mesma. 

Roger: Olha, eu sou suspeito para falar porque também não curto leitura em e-book. Para mim a melhor forma de ler sempre será a do livro físico. Gosto de sentir as páginas nos meus dedos, o cheiro delas (#weirdo) e tal. Sei que temos que nos acostumar com as mudanças temporais e tecnológicas, mas sempre vou preferir os livros.

Fran: Eu concordo. Mas acho que devemos estar adeptos a tudo, também. Não adianta sair reclamando e dizendo que o e-book é apenas ruim. Acho que ao invés de substituir, por que não somar? Sempre irei preferir os livros físicos, mas acho incrível o que a tecnologia é capaz de nos proporcionar.

Rafa: Eu sou um tanto controversa quando o assunto é e-book. Eu acho a ideia geral ótima, porque além de ser bem mais ecológico, não só economicamente falando, mas também em relação ao espaço, afinal é bem mais prático armazenar diversos livros em apenas um aparelho, e o melhor é poder leva-los para qualquer lugar. No entanto, eu não consigo ler e-books. Já tentei diversas vezes, mas simplesmente não consigo. Acho extremamente incômodo ficar segurando um aparelho ao invés de um livro, e a minha visão cansa muito mais rápido. Outra coisa muito boa que os e-books poderiam me proporcionar seria oportunidade de ler alguns livros que, por mais que me deixem curiosa, eu não quero comprar.

Lua: Ahh, eu amo e-books! O que mais gosto é que eu posso passar o livro para os meus dispositivos e ler em qualquer lugar. Posso fazer isso perfeitamente com o livro físico, exceto quando estou trabalhando, e não posso levá-lo para minha mesa e simplesmente abri-lo. Se você tiver o e-book do livro físico que está lendo, às vezes, fica mais prático. Quando estiver em casa, você pode pegar seu livro físico, e lê-lo como de costume. Quando estiver na rua, no ônibus, pode pegar seu smartphone ou tablet e continuar a leitura de onde parou. Eu gosto da comodidade. Algumas pessoas procuram os e-books como uma 'tábua de salvação'. Sei que isso não é bom para as editoras, e fico muito feliz que elas finalmente tomaram consciência de que os e-books vieram para ficar.

Fran: Ótimo gancho... inclusive, vocês acreditam que um dia os tablets e afins podem extinguir jornais e livros?

Rafa: Eu acho que não vão extinguir, não, porque para muitos a leitura nos e-readers é apenas complementar... talvez livros poderão ser impressos em menores quantidades,  mas acho que vai acontecer o mesmo que ocorreu com os ipods, mp3s e etc. Por mais que o pessoal baixe milhares de músicas, sempre acabam comprando os CSs das suas bandas favoritas.

Lua: Eu acho e espero que não! Livros e jornais são únicos, tem suas histórias, e sempre terá gente que prefira eles à qualquer tablet. É como a Rafa falou. Eu sigo comprando CDs e DVDs, mesmo que já tenha baixado as músicas, ou filmes. É uma questão de 'gosto', mesmo.

Roger: Não acredita nessa "extinção" dos livros e jornais. Como já foi dito anteriormente, os e-readers estão aqui para complementar e evoluir o modo como praticamos a leitura. O mesmo com Cds e Dvds/iPods. É uma forma de ajudar a sociedade a se adaptar à modernidade, não de forçá-la a vivencia-la.

Fran: A história do impresso é muito antiga, e extensa. A paixão pelo físico é enorme, por isso, também não acredito na extinção total desse material, mesmo que passem anos e anos, e que a tecnologia se modernize ainda mais. É tipo o rádio... com a chegada da TV em meados dos anos 40, muitos ''profetas'' declararam que seria o fim da transmissão radiofônica, mas aconteceu exatamente o contrário. Ele integrou à tecnologia, reinterpretou seu papel, se aperfeiçoou, e até hoje é considerado um dos maiores meios de informação. [...] Devemos estar adeptos a modernidade, mas sem deixar de lado a nossa origem. A nossa história. A forma original como se foi nutrida esse hábito tão gostoso da leitura.

Roger: Afinal, o original é sempre melhor que o "remake".


E vocês, o que acham da evolução dos e-books?

16 Comentários

  1. Eu, particularmente, não gosto muito de ebooks; prefiro muitooo mais os livros impressos, sou daquelas que tem prazer em ter o livro na mão.
    Mas acho que o ebook é uma maneira de incentivar a leitura, principalmente dessa nova geração que é tudo na base da tecnologia, então acho que tem sim seu lado positivo.

    Não deixe de visitar nosso blog! Estamos com promoção de aniversário!!
    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu também não curto muito e-books (como a pessoa do comentário acima) e prefiro sentir o livro nas minhas mãos, ir foleando as páginas.
    Mudando de assunto, gostaria muito que você desse uma olhada no meu blog, isso me ajudaria. Críticas construtivas, por favor.
    Espero que goste e acompanhe a série ;]

    http://contosdeduasirmas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. prefiro o cheiro de livro novo
    não simpatizo com os virtuais

    ResponderExcluir
  4. Tambem nao curto muito os e-books...
    Leio, mas nao é a mesma coisa que ler um impresso...
    enfim..
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a nova coluna! E começando com esse assunto "polêmico" então...
    Os e-books realmente são mais ecológicos e econômicos. Porém, ler em uma tela é muito exaustivo. Concordo com os pontos exaltados. Abordaram muito bem o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Oi, galera!
    Adorei a ideia da coluna \õ.
    Vamos lá. Confesso que ler em e-book não é algo que ando frequentando mesmo que muitos me digam que eles sejam legais, não sou contra quem ler em e-book, eu mesma espero criar coragem para que algum dia eu possa ler os e-books. Sua facilidade e praticidade é enorme, mas creio que nunca trocarei meus livros físicos, posso até me tornar adepta aos livros digitais, mas como o Roger escreveu eu gosto de sentir as páginas, o cheiro do livro (:P).

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha uma certa resistencia a ebooks que diminuiu (significativamente) depois que adquiri um Kobo. Nada se compara a ter um livros em mãos, mas ajuda e muito em alguns aspectos, como mobilidade, economia (meu bolso que diga) etc... Mas como disse, NADA se compara a um livro físico.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já estou acostumado a ler no tablet ou iPod. Para falar a verdade, é até mais prático! Livros virtuais não ocupam espaço e tem uma série de outros recursos que os físicos não tem!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu particularmente sempre irei preferir livros físicos. Não curto MESMO e-books. E-books me causam dores de cabeça, minha visão fica embaçada etc. Gosto mesmo é sentir o cheirinho do livro físico, sentir a textura das páginas, coisas do tipo.
    Mas adorei o post. Muito bem organizado.
    Bom Carnaval e Boas Leituras!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Cara, eu gosto dos e-books, acho legal, pode quebrar um galhão em livros da faculdade, tal. Mas sinceramente, não é a mesma coisa. Gosto do cheiro do livro, das páginas nos dedos, fora que não cansa a vista.

    ResponderExcluir
  11. Opa...que postagem interessante! Aii eu não gosto de e-book de jeito nenhum. Leio só se for o último caso. Mas...gostei de saber as opiniões das pessoas aqui no blog. ADOROOO. Parabéns.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de livros e-books, eu li o meu preferido assim kkkk mas é logico que o livro a mão mesmo é muito melhor, é bem mais emocionante, mas eu sou adepta aos dois :D gosto dos dois ^.^
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    eu acho a ideia dos e-books muito interessantes, mas não funcionam pra mim!
    O prazer de ter o livro em mãos é mágico, virar as páginas... admirá-lo (depois de lido, claro!) em minha estante, ter a marca de uma lágrima em alguma página... nada paga isso! rs

    Beijos Mil.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro assim, prefiro o livro em si, nada contra os e-books, acho ótimo e prático, mas gosto da sensação de ter um bom livro em mãos, de folear as páginas... Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Já cheguei a ler "livretos" dessa forma. Já cheguei até a baixar livros maiores e tal, mas não consegui ler. Acho desagradável aos olhos. Sei lá, é cansativo. Ainda mais pra mim, que uso óculos. A leitura se torna massiva e você acaba se distraindo por qualquer coisa. Afinal, se você está lendo pelo computador, com certeza vai ter outra coisa pra te chamar atenção.

    Nada contra os e-books, mas eu prefiro a leitura convencional. Mais agradável, mais confortável, mais leitura.

    Achei ótimo o teu blog, estou te seguindo.

    Um beijo, Tamires.

    ResponderExcluir
  16. Em tempos modernos, acho o e-book algo necessário. Você carrega todos os seus livros em um único lugar. Apesar de preferir livros físicos, já li muitos e-books.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!