Minha resenha não fará jus à obra, mas espero que eu tenha conseguido transparecer o quão maravilhoso foi poder ter lido esse livro. Vale muito a pena devido a sua particularidade e a carga emocional e divertida, que unidas resultaram em uma trama muito convidativa e bacana de ser lida. Apreciem!


Título: P.S. Eu Te Amo
Autor: Cecelia Ahern 
Edição: 
Editora: Novo Conceito
Páginas:368
ISBN:9788581630625
Nota: 5 de 5

SINÓPSE: ''Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.''

Diferente de muitos, não li P.S. EU TE AMO com o objetivo de compara-lo com a produção cinematográfica da obra, mas sim com o interesse de avaliar a evolução da narrativa de Cecelia Ahern. A autora, desta vez, conseguiu de fato me surpreender, coisa que após a leitura de AQUI É O MELHOR LUGAR eu não achei que fosse possível. Deixando claro que eu nunca duvidei da capacidade de escrita da Cecelia, mas jamais achei que fosse morrer de amores por algum livro seu. 

P.S. EU TE AMO possui um pouco mais de cinquenta capítulos não muito extensos, todos narrados em terceira pessoa. Com uma linguagem coloquial e integralmente acessível, o enredo propõe que o leitor se aventure ao lado de Holly durante longos meses de superação, mas, apesar da temática proposta, o livro pautado não possui exclusivamente o gênero dramático. O diferencial dado por Cecelia é justamente a mescla de particularidades que ela oferta nos fatos da trama... nota-se não apenas os momentos de tristeza e aflição vividos por nossa protagonista, mas também os períodos de descontração e alegria. Isso torna a leitura convidativa, instigante, emocionante e divertida. Uma bela forma de conduzir um texto que se tornou tão original quanto sua ideia inicial.

Não basta apenas criar um conceito. É preciso saber desenvolvê-lo para dar certo. E é exatamente isso que presenciei no ato da leitura: uma história muito bem escrita, com um formato único. É fácil demais se identificar... e não somente com os acontecimentos, pois os personagens também são extremamente característicos, e encontra-los em nosso cotidiano não é algo difícil. No geral é tudo muito imprevisível, triste e pensante, mas também com muitas cenas felizes, passagens marcantes e fatos divertidíssimos. É impossível não rir, não impressionar-se ou não pensar a respeito. 

A obra possui um acervo de especialidades que compõem muito bem toda a trama. Cecelia acerta muito quando decide em não apenas focar na morte do Gerry e na dor da Holly... os demais personagens (seus pais, irmãos e melhores amigos, por exemplo) também tem suas vidas expostas, mescladas a situação principal, e isso dá uma pitada especial na narrativa. Te faz rir, o emociona e ainda faz com que vivencie toda a situação.

É um livro que, apesar de fictício, é extremamente real. E provedor de grandes ensinamentos, também. A leitura como um todo foi uma surpresa muito boa... sua leveza e a falta de pressa pelo término me ajudaram a saborear cada cena com apego. Vale muito a pena para quem busca um enredo que trata a superação da morte de alguém especial de uma forma reflexiva (e bem diferente), e para os demais interessados também. Recomendo a obra com muito gosto, inclusive, pois não é sempre que temos o prazer de ler algo tão belo e original ao mesmo tempo. Tenho certeza que você não irá arrepender-se.


- Ai, Sharon, se todos os momentos de minha vida fossem repletos de coisas perfeitas assim, eu nunca mais reclamaria.
- Mas, Holly, a vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam perfeitos. Seriam apenas normais. Como você conheceria a felicidade se nunca passasse pelas fases tristes?
Pág. 301 


12 Comentários

  1. Oi, Fran!
    Ótima resenha. Na verdade, eu não estava interessada em ler esse livro, mas agora que você comentou sobre ele a curiosidade cresceu.

    ResponderExcluir
  2. Menina, faz séculos que quero ler P.S. Eu Te Amo! E essa sua resenha me deu ainda mais vontade de lê-lo. Preciso desse livro!

    ResponderExcluir
  3. que legal sempre foi louco para ler esse filme parece ser muito emocionante mesmo. adorei a resenha http://estilo4u.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Taí um livro que eu gostaria de ler, porque eu não gostei nada do filme. Achei baixo astral e absurdo em muitos pontos (para desespero de muita gente, que acha o filme lindo, emocionante, etc etc rs). Eu não curti o filme, mas gostaria mesmo de saber se a narrativa é mais legal.

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oie Fran!!!
    P.S. Eu Te Amo é realmente uma leitura INCRÍVEL. Confesso que o li, mais por uma curiosidade aguçada depois de assistir inúmeras vezes ao filme *e simplesmente adorar*. O livro é ótimo, a Cecelia conduz o leitor por cenas tristes, alegres e reflexivas. Eu simplesmente amei.

    Abs.
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha! P.S. Eu Te Amo é um livro incrível, eu gosto muito da escrita da Cecelia.

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Menina, esse livro ainda não li, mas eu já vi o filme, não gostei muito, achei muito sem graça rsrs mas muitas pessoas falam que o livro é muito bom, tenho curiosidade em lê-lo, deve ser muito melhor que o filme, amei a sua resenha >.<
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ok, Fran, depois dessa me sinto obrigada a tirar o livro da estante.
    Nenhuma das resenhas que eu tinha lido falava sobre como o livro pode ser divertido e que há personagens em volta de todo esse drama da Holly, então eu comprei para ler mais num momento deprê e nunca o tirei da estante. Vou dar uma furada na fila daqui uns dois livros para poder ler este *o*

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  9. O livro é de uma beleza tão simples e emocionante, que faz com que possamos sentir o que Holly passa e como Gerry foi atencioso em ajudá-la desta maneira. Gostei bastante dos amigos e familiarizares dela, que apesar de serem personagens secundários, foram de grande importância.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Ótima resenha!
    Também não acho válido começar uma leitura [que foi adaptada] julgando...
    Tem que saber separar..

    Na maioria das resenhas eu lia que o filme é melhor e tals.. e por isso adorei sua resenha! Não queria saber sobre o filme, mas sim sobre o livro.

    Bom feriado pra vc
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme logo quando lançou e achei suuuper lindinho, mas confesso que fiquei meio sem coragem de ler o livro xDD E acho que até perde um pouco a graça depois que a gente já sabe a história. Rsrsrs'
    Adorei a resenha! :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu tenho o livro aqui mais ele ainda está me olhando kk quem sabe ele não fure a fila :) Estou evitando no momento porque tenho uma leve impressão que vou chorar muito.

    Beijos,
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!