Adaptações Literárias: Fiéis ou Sofríveis? Essa será a nossa temática de hoje! Periodicamente, traremos a nossa opinião acerca de algumas obras que foram adaptadas para os cinemas, e contamos com a sua interação para o dinamismo da postagem. Confiram...


Roger: Então, venho aqui mostrar meu descontentamento em relação a adaptação de "Eu Sou o Número 4". Lembro que tinha gostado bastante da premissa do filme, tanto foi por isso que comprei o livro, e o trailer do mesmo chamava bastante a atenção - apesar de ter o dedo do Michael Bay ali no meio. Eis que consegui ler o livro a tempo da estréia da película, e quando vou ao cinema... decepção. Alguns detalhes na história foram modificados de forma descarada, e a cada 20 minutos de filme eu ficava: "Gente, como assim?". Depois que parei para ler resenhas sobre o longa, descobri a razão da minha frustração: o script do filme foi escrito baseado apenas na sinopse do livro, pois os estúdios se interessaram pela obra na mesma época em que o livro ainda estava sendo escrito. Os dois foram construídos ao mesmo tempo, com a mesma base, sem a produção ler o manuscrito.

Lua: Dificilmente eu encaro um adaptação cinematográfica de algum livro como coisa boa. Sou cinéfila, amo ver filmes, e me encanto com a arte. Mas, quando se trata de livros, 'o buraco é mais embaixo'. Eu (e creio que boa parte dos leitores, se não todos) já leio imaginando os personagens, e montando características e meu próprio cast de filme. Então, às vezes a decepção começa antes mesmo de entrar na sala do cinema. Mas, ''Um Dia'' foi uma grata surpresa! Eu tinha lido a sinopse do livro num dia aleatório, na livraria, e adicionei mentalmente a minha lista de 'quero ler', só que não guardei o nome. Semanas depois, acabei descobrindo que o filme estava para estrear, com a Anne (MUSA) Hathaway no papel de Emma. Comprei o livro e o li. E sofri, chorei, sorri, me diverti muito... desejei ter um Dexter. Pouco tempo depois do filme lançado, lá fui eu. Grata surpresa, pois AMEI o filme! Claro que se comparado ao livro, é outra coisa. Muitas histórias diferentes (positiva e negativamente), outros ganchos e um desfecho pouco diferente, mas, acredito que a essência da história não foi perdida. Anne e Tom desempenharam muito bem os papeis. Minha frase favorita do livro, por exemplo (''I love you, Dexter. I just don't like you anymore.''), foi muito bem interpretada, e me deixou feliz.

Rafa: Quando soube que o primeiro livro da série ''Percy Jackson'' estava sendo adaptado eu fiquei super animada. Mas aí veio o trailer e a minha decepção foi indescritível. Pra começar, Annabeth é loira no livro, algo que eu acho muito importante para a percepção criativa do leitor, mas até aí eu poderia perdoar. Só que tanto Annabeth quanto Percy no primeiro livro tem 12 anos, e no filme eles já tem 18. Ainda assim eu fui ver o filme... só que, enfim, meu descontentamento com a adaptação não poderia ter sido pior. Retiraram partes extremamente importantes dos livros e acrescentaram cenas extremamente desnecessárias, além de terem distorcido a mitologia grega em muita coisa. No entanto, eu gostei do filme em si, não como uma adaptação, porque apesar de ter sido péssima, o filme é legal. Não é nenhuma super-produção, mas ele cumpre o seu papel que é entreter.

Fran: Uma 'adaptação' não é uma reprodução fiel do início ao fim, como já diz o próprio nome. Por isso, eu não costumo assistir uma adaptação transbordando de expectativas. Inclusive, acredito que esse é o motivo para nos decepcionarmos tanto na maioria das vezes. O problema é quando isso é feito de modo inadequado... quando estragam um enredo que tanto apreciamos. [...] No caso de  ''O Caçador de Pipas'', eu não acho que a produção tenha sido extremamente ruim, mas comparado ao livro eu confesso ter me sentido bem frustrada na época. O que salvou mais foi o cenário e a produção em si (e existem de fato passagens muito boas), mas no geral eu achei algumas cenas meio vagas devido as modificações e a troca bruta de fatos. A impressão que tive é que são coisas bem distintas, por isso, para mim, não se compara com a belíssima história criada por Hossein. O jeito foi evitar fazer comparações e aproveitar o filme... ér.


E você, gostaria de compartilhar conosco alguma adaptação que 
te marcou (seja positiva ou negativamente)?

9 Comentários

  1. Dos citados, o único que li o livro e assisto o filme foi Percy Jackson. Mas vi o filme antes. E apesar de ter adorado, gostei muito mais do livro. Principalmente por ser rico em detalhes e ter passagens que fizeram falta no filme.
    Um que me decepcionou foi Marley & Eu. Talvez pelo fato de se tratar de uma história real, esperava uma reprodução de fato. Mas não foi o que vi. De qualquer forma, gosto dos dois. Mas quase que como obras distintas.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti todos esses filmes, mas os únicos que li foi "Um Dia" e "O ladrão de raios". Eu gostei bastante da adaptação de "Um Dia" para o cinema e achei bem fiel ao livro, entretanto não posso dizer o mesmo sobre Percy Jackson. Eu vi o filme antes e depois de mtu insistência do meu amigo (dizendo que o filme e livro não tinham nada haver um com o outro) é que eu li o livro.
    Não gostei do filme e até achei bobo em alguns aspectos.
    Agora se teve um que eu achei bem legal e ficou bem fiel ao livro foi "Água para elefantes" :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia *-*
    desses citados não cheguei a ler os livros, mas assisti o caçador de pipas, que achei bastante chocante.
    Bom fds, fique com Deus.
    E tem novos posts em:
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/
    http://dicionario-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fran, eu odiei Percy Jackson no cinema :( gostei tanto do filme. Mas disseram que tá sendo lançado um novo, então esperando *-* tbm to esperando "O simbolo perdido", do Dan Brown.
    Ah, um que eu não gostei muito também foi "Capitães de Areia" :(

    ResponderExcluir
  5. Que post legal, ainda não li nenhum destes e só assisti ao filme de Percy Jackson porque fui pego de surpresa. Agora, eu não sabia que "O Caçador de Pipas" tinha adaptação, me interessei bastante.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Ah isso varia muito
    Tipo, 'Querido John', eu não gosto da adaptação... mas como um filme normal eu curto.. sabe?

    Agora eu não lembro de alguma que tenha gostado HAHAHAHAHAAHAHA

    Adorei a ideia do post!

    bjundas
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Adorei o post.
    Realmente tem umas adaptações que decepcionam...
    Por isso prefiro pensar que são duas coisas completamente diferentes.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. São raras as adaptações das quais gosto! Mas até que a de P.S. Eu te Amo achei BEEEM melhor que o livro!
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Percy Jackson é a pior adaptação que já houve, se é que pode ser chamado assim. Há outras adapatações que mexeram tanto no enredo que conseguiram melhorar a história (O caso de "O Lado Bom da Vida". O livro é cansativo e monótono, totalmente contrario ao filme), ou o próprio autor sugere mudanças na trama, como um "caminho alternativo" (como O Guia do Mochileiro das Galáxias e The Walking Dead). É realmente muito complicado esperar algo totalmente fiel ao livro, já que como foi dito, trata-se de uma adaptação, não uma reprodução visual do que está escrito. Curti o post! =)

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!