Oi pessoal, como estão? Como eu percebi que vocês gostaram do meu último texto, resolvi fazer algo diferente novamente. Dessa vez vou falar sobre um gênero do qual não li nenhum livro, pelo menos nenhum que possa ser considerado um deles.


Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. 
Será ofertada mensalmente pela Rafa.


Ilustração de ''A Culpa é das Estrelas'', escrito por John Green.

Pra quem gosta de ler – e tenta se manter informado com as notícias da literatura – não deve ser nenhuma novidade que recentemente passaram a considerar o Sick Lit um novo gênero literário. Tal gênero costuma ser protagonizado por jovens que sofrem algum tipo de enfermidade, são vítimas de bullying, sofrem de depressão ou anorexia, ou tem tendências suicidas, além de outros temas que possam ser considerados melancólicos. Daí o nome Sick, que pode ser traduzido como: doente, enfermo, nauseado, enjoado, aborrecido, fatigado. Alguns exemplos: As Vantagens de ser Invisível; A Culpa é das Estrelas; Um Amor para Recordar (esse eu li!); Garotas de Vidro; Marina; Os Treze Porquês; A Guardiã da Minha Irmã; dentre outros.

Para mim, a notícia de que esse gênero passou a ser intitulado como Sick Lit foi uma enorme surpresa. Mas por quê? Porque é fato que ultimamente enredos com tais temáticas melancólicas estão vendendo mais (e com cada vez mais publicações, obviamente). No entanto, eu nunca achei a proposta inovadora. Livros como Romeu e Julieta, Os Sofrimentos do Jovem Werther e As Virgens Suicidas, que abordam sobre suicídio, estão sendo publicados por aí faz tempos. Um Amor para Recordar foi publicado em 1999, inclusive (aliás, eu não tenho certeza se Um Amor para Recordar é considerado Sick lit ou não. Se não for, por favor, me corrijam).

Um fator muito importante a se considerar sobre o Sick Lit é que grande parte das histórias são protagonizadas por jovens. Isso faz do público alvo os próprios jovens, onde a leitura acaba sendo estimulada entre os mesmos. Quem me conhece sabe o quanto eu acho importante que os jovens leiam, não só porque eu também sou jovem, mas também para que eles pensem e possam formar opiniões próprias. Pelas resenhas que li por aí, os Sick Lits são livros que são escritos para refletir sobre os acontecimentos cotidianos, e para mim não há forma melhor formador de opiniões.

Contudo, há um fator sobre os Sick lits que me preocupa, que é o modismo, assim como foi com as distopias, e com os sobrenaturais. Me parece que muitos jovens estão lendo os livros apenas para estarem na moda, ou só porque todo mundo está lendo, sem se preocupar com a importância do que o autor está tentando passar para os leitores. Eu não vejo problema quando as pessoas passam a ler mais só por causa de determinado modismo (milhares de jovens passaram a ler por causa de Crepúsculo, Harry Potter e afins), mas enquanto algumas pessoas são incentivadas desde criança, outras precisam ler algo que esteja na moda para começar a ler. Outra coisa ruim que eu posso ressaltar sobre esse modismo, é que muitos ''autores'' podem começar a escrever algo totalmente ''raso'' e intitular de Sick-lit só pra lucrar.

No mais, enquanto eu me preocupo com o modismo do Sick Lit, outras pessoas se preocupam com a influência que o gênero pode causar nos jovens, como no caso dos livros que falam sobre suicídio, principalmente nos jovens mais ''vulneráveis''. Apesar de ser uma questão muito importante e que precisa ser levada a sério, eu não consigo ver como um livro pode influenciar uma pessoa a tal ato (tudo bem, eu sei que quando Os Sofrimentos do Jovem Werther foi publicado, houve muitos casos de suicídio, mas será que essas pessoas se suicidaram só porque leram o livro? Ou porque muito provavelmente elas já tinham tendências suicidas? Eu acho que o segundo caso é o mais provável. É o mesmo que ver pessoas tentando culpar os vídeo-games por causa de assassinatos violentos...).

Uma pessoa pode até cometer um assassinato/suicídio se baseando em algum game ou livro, mas creio que as pessoas que fazem isso já sofram de algum distúrbio mental, e dizer que ela fez isso só porque teve alguma influência é uma mera tentativa de tirar a culpa dela para culpabilizar um autor ou uma franquia. Enfim... enquanto acontecem casos isolados de jovens que nunca leram um Sick Lit, milhares de jovens leram livros assim e continuam vivendo muito bem.

E vocês, já leram algum Sick Lit? Tem algum para me indicar? 
Comentem, e até o mês que vem. :)


Rafaela Lopes

17 Comentários

  1. Oi, Rafaela, gostei do post! Hum, devo dizer que Sick-Lit é um gênero de que gosto, apesar de não saber que tinha esse nome (!). Eu recomendo Antes de Morrer, que é bem interessante e profundo. E, claro, não nos faz gostar plenamente das atitudes da protagonista.

    ResponderExcluir
  2. Está aí uma baita novidade pra mim, não conhecia o gênero. Pelo menos não sabia que se chamava Sick Lit. E concordo, não creio que uma obra (livro, filme, game...) possa influenciar um ato. Não sem que a pessoa tenha um distúrbio.
    Ainda não li nenhum, mas alguns estão na minha listinha. ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse gênero parece estar crescendo cada vez mais.
    Ainda não li nenhum livro dele, mas espero fazer isso em breve.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Descobri que adoro Sick Lit então! Rs... A Culpa é das Estrelas é o meu segundo favorito. Mencionei-o porque está no post. Mas você precisa ler Extraordinário se ainda já não leu!
    Adoro descobrir essas subdivisões! E que SL não vire modinha, né?
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Oi estou louca para ler o livro A culpa é das estrelas!
    Segue por favor, se já segue ignora!
    bjs, www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Adorei o post.
    Ainda não sabia que existia um gênero especifico para isso e pude reparar que gosto dele já que já li alguns dos livros citados e gostei.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa...nem sabia que tinham criado esse gênero literário. Eu já li um assim e das antigas. Quero ler A culpa é das estrelas.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu já li alguns, inclusive você os citou no post. O que eu mais gostei, até o momento, foi "A Culpa é das Estrelas". É um livro lindo, tocante e até reflexivo.
    Sobre o gênero virar modinha, acho que já está acontecendo isso. Muitos jovens não sabem ver o verdadeiro valor da obra, e acabam lendo apenas por ser modinha.
    Enfim, adorei o post. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Extrarordinário, As vantagens de ser invisível, são os últimos sicklist que lembro de ter lido!
    Muito bom seu post!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oie Raphinha!!!
    Realmente o post ficou maravilhoso *.*
    Bom, sou totalmente suspeito pra falar sobre esse gênero - ok, ultimamente eu estou lendo muitos livros assim :D
    Mas esses livros são tão perfeitos!!! >.<
    E sem comentários para 'A culpa é das estrelas'...eternamente um dos melhores livros que li.

    Achei interessante os pontos que você ressaltou.
    Muitos jovens só leem por estar na 'modinha' sem realmente se preocupar com a história em si, e com o que o autor quis passar. Isso é um tanto quanto preocupante.
    E assim como você acho que isso de dizer que influencia, ou fazer um jovem com indícios de depressão venha a cometer por causa de algum livro, video/game e afins. Acho que o problema é exatamente outro...

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já li Um Amor para Recordar, mas também não sei se ele se enquadra ou não neste gênero. Tenho uma imensa vontade de ler A Culpa é das Estrelas, parece ser muito bom ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Eu não costumo me preocupar muito com "modismo". Primeiro porque o que intitulamos de modinha é, MUITO frequentemente, só mais atenção dada ao gênero porque um determinado livro fez sucesso - como fã de distopia, por exemplo, eu amei o boom pós Jogos Vorazes. Quanto ao sick lit, acho essa polêmica meio mimizeta: é uma preocupação válida, mas só pra quem não conhece "sick-lit". Para quem conhece, é óbivio que o objetivo é ajudar quem passa por isso e tirar o estigma de algumas doenças (exemplo: depressão é frequentemente tido como frescura).

    ResponderExcluir
  13. Que legal,
    já li alguns livros desse gênero e não sabia que se chamava assim.
    Obrigado pela informação e parabéns pelo post.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já li A culpa é das estrelas e gostei bastante é um livro muito emocionantes. outros livros desse gênero ainda não li, mas tenho vontade de ler Garotas de Vidros, pois li várias resenhas de muitas pessoas elogiando esse livro, mas realmente tem muitas pessoas que só leem por está na "moda" isso é errado, acho que a gente deve ler algo quando realmente gostamos né.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já li vários rsrsrs, mas jamais me liguei em fazer essa associação com novo gênero: Sick Lit.
    Não leio pelo modismo, leio porque realmente a premissa me atrai.
    Já li Um Amor para Recordar( assisti o filme também, amei,)A Culpa é das Estrelas e Marina.
    Mas como todo novo gênero, vem aquela febre e logo passa.
    Excelente post.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha conhecimento desse novo gênero literário, mas confesso que, na minha opinião, livros com tal temática podem se tornar cansativos por acabarem sendo repetitivos.
    Eu quero mtuu ler "A Culpa É Das Estrelas", e até hoje só vi o filme de "Um Amor Para Recordar", e eu gostei por ter tido um final realista, ao contrário de vários livros.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse gênero, por incrível que pareça o único que não li até então foi o mais famosos - A culpa é das estrelas - mas logo que me deparei com esse gênero também me preocupei com o que as pessoas que estavam lendo absorviam. Adoro um bom drama e refletir sobre ele, mas é inegável que o sick-lit traz uma bagagem melancólica muito forte. Tomara que as pessoas aproveitem isso da melhor forma e não se sintam coagidas e nada.

    Abraços! (Adorei o post) De Frente com os Livros

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!