Depois de um longo período, aqui estou eu de volta. Peço perdão pela ausência, mas ela foi necessária. Para suprir tal defeito, trago hoje para vocês um dos melhores filmes que vi lá em 2011 e que há tempos queria poder falar dele por aqui: O Abrigo (Take Shelter).
 
 
O Adaptações Literárias consiste em apresentar, discutir e argumentar
sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros.
Coluna ofertada uma vez por mês pelo Roger.
 
 
 
Título: O Abrigo (Take Shelter)
Escrito e Dirigigo por: Jeff Nichols
Elenco: Michael Shannon como Curtis LaForche;
Jessica Chastain como Samantha;
Tova Stewart como Hannah.
 
O filme segue a história do pai de família Curtis LaForche. Ele leva uma vida normal, tem uma esposa que o ama, e uma filha  que o adora, que possui uma deficiência auditiva; tem amigos e um emprego que garante o pão de cada dia. O casal trabalha pesado para poder suprir as necessidades da filha e, apesar de todo o esforço, são muito felizes. O filme segue numa narrativa tranquila, mas sempre com aquele clima de que algo a mais está por vir. Quase que um suspense. E então a história tem sua reviravolta.

Curtis começa a ter pesadelos com uma tempestade apocalíptica. Ele vê nada além de destruição: raios, trovões, nuvens negras, pássaros migrando loucamente... sempre desconfiado, Curtis acredita que não é nada demais. Pesadelos, como quaisquer outros. Até que eles se tornam constantes e a preocupação do nosso protagonista se exagera ao ponto de ele ficar obsessivo com a ideia de construir um abrigo. Ele se informa com amigos e conhecidos, que acham a atitude dele estranha, sobre o custeio do material. Não demora muito, Curtis começa a montar o tal abrigo.
 
Só que as coisas vão piorando. Os pesadelos continuam, cada vez mais "agressivos", os vizinhos - e a própria família - começam a se preocupar com o estado mental de Curtis (que tem uma mãe esquizofrênica) e aqui sua sanidade é questionada. Teria Curtis herdado a loucura da mãe, ou o rapaz estaria mesmo vivenciando um presságio?
 
Escolhi falar de Take Shelter porque ele é um daqueles filmes que você demora para esquecer. Não só pelo fator atemporal, como pela história em si que ele retrata. O suspense do filme é algo agoniante. Você não sabe se acredita ou não em Curtis. Você acaba "enlouquecendo" junto a ele por não ter certeza do que o futuro reserva. Um livro do filme super daria certo, fora a carga emocional-dramática que ele apresenta quando Curtis se encontra em um estado absolutamente de choque pelo o que está passando com a família. E o final... Aaaaah, o final... apenas surpreendente. Deixo aqui a dica.
 
Espero que vocês tenham curtido. Até em breve, pessoal.
 
 
Rogério Gerson

7 Comentários

  1. Nossa parece muito bom! Não conhecia esse filme !

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  2. Adorei o enredo! Vou procurar. Mas é um filme que pessoas como a minha mãe não podem ver. Hehe

    ResponderExcluir
  3. awn adorei essa resenha do filme, amo filmes assim, vou anotar ele aqui na minha listinha e irei assistir :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bom
    Só não pegaria para ler agora

    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia, mas parece ser bom.
    Pelo menos me deixou curiosa. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li mas parece ótimo, adorei o post!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  7. gostei mt do seu blog.Parabéns! .tô seguindo! bjs

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!