Percebemos que a grande maioria dos nossos leitores assíduos curtiu bastante o nosso Drops Literário, por isso estamos de volta com mais uma edição da coluna. Para quem ainda não sabe, o Drops surgiu para integrar toda a equipe Universo com a ideia de promover uma interação entre todos nós.

O Drops Literário, inspirado no Book Blogger Hop das meninas do Murphy's Library, é uma conversa de caráter transparente que tem como objetivo dinamizar as discussões que andam tomando conta da blogosfera. A intenção é fazer com que toda a equipe do Universo Literário interaja 
com o seu público leitor. Sem periodicidade definida.



A conversa de hoje está centrada naquilo que tem sido pautado por muitos sites literários ultimamente. A leitura dinâmica, que se constitui de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações, foi a nossa escolha para a discussão deste mês. Confira abaixo nossas respectivas opiniões, e compartilhe conosco o que você acha da ideia que promete facilitar a "varredura" dos olhos.


Fran: Vi que o assunto instiga alguns a falarem sobre, mas isso ainda tem estado um pouco recluso. Eu, particularmente, não tenho nada contra. A possibilidade de ler mais rápido – e finalizar logo uma leitura – é algo realmente empolgante (eu mesma não gosto de passar muito tempo com o mesmo livro), mas só é eficaz quando o entendimento de fato acontece. No meu caso não seria todo tipo de leitura que eu realizaria deste modo. As mais complexas, por exemplo, devem ser feitas de acordo com o meu ritmo, que passa a ser mais lento para que eu possa compreender com exatidão o que está sendo passado.

Roger: Em certo ponto eu concordo com você, Fran. Tudo depende do entendimento do que você tá lendo. Não adianta acelerar a leitura se você não estiver absorvendo, compreendendo, o que está lendo. Mas eu confesso que não vejo uma necessidade, como posso dizer, obrigatória da leitura dinâmica. Claro que existirão certas exceções, como, por exemplo, empregos. Se tiver empregos que exigem isso como pré-requisito, então, para estar preparado para esse tipo de mercado você terá que possuir essa habilidade.

Rafa: Eu acho a ideia de leitura dinâmica muito boa, já que também não gosto de passar muito tempo com um mesmo livro, e eu sou bem lentinha para ler (minha média é de 5 páginas por hora, mais ou menos)... enfim, a ideia em si é muito boa, tanto é que eu estou pesquisando sobre leitura dinâmica no momento. Inclusive, baixei até uma apostila aqui, mas também creio que esse tipo de leitura só vai valer a pena a depender do livro que eu estiver lendo. Se for um livro que por ele mesmo já seja mais fácil de entender, ou uma leitura mais simples, seria muito melhor ler mais rápido que o normal. Mas tem alguns livros (em especial os clássicos) que são cheios de metáforas, e que não sei se seria legal ler eles assim, tão depressa (apesar de que eu li em algum lugar que os leitores dinâmicos conseguem assimilar contextos e palavras com muito mais facilidade que um leitor comum), mas eu ainda tenho um "pé atrás" em relação a isso.

Fran: Acho que cada um é perfeitamente capaz de se auto avaliar e ver se uma leitura do tipo se faz necessário naquele momento, se vale a pena, se será proveitoso tanto no que diz respeito a tempo quanto a entendimento... enfim.

Lua: Eu sou super a favor da leitura dinâmica, e faço uso, às vezes mesmo sem perceber. Leio muito rápido, e consigo identificar as frases num curto espaço devido à técnica. Eu não costumo demorar mais que uma semana com um livro. Creio que a leitura dinâmica tem de ser aplicada de diferentes formas, pois nenhum texto é igual. Podemos usar num capítulo que sabemos que não tem nada técnico, por exemplo. E ler com mais cautela os que assim necessitarem de.

E você, o que acha da evolução da leitura dinâmica?

13 Comentários

  1. Eu leio muito rápido os livros, mas alguns eu (propositalmente ou não) leio mais retido. Foi o que aconteceu no último que li (Os Quatro Grandes, da Agatha). Acho valido, desde que se absorva o que está lendo, o que só vem com a prática.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho legal isso, cada vez mais aprimorar a leitura, não vejo nenhum problema.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fran adorei a temática do post, parabéns pela escolha. Concordo com o que foi dito, tudo depende da nessecidade de cada um e do livro que esta sendo lido. Penso que se for para desenvolver seu potencial de atenção e concentração é válido, pq muitas vezes perdemos a atenção por algum motivo e voltamos para mesma frase os parágrafo muitas vezes. Depois que me tornei blogueira, fui me auto-descobrindo e criando métodos que facilitam minhas leituras, hoje sei horários, locais e formas mais indicadas de leituras e isso tudo facilita e ajuda na velocidade de leitura de um livro, mas ao mesmo tempo tem certos livros que faço questão de ler com calma para poder saborear tudo que estiver nas famosas entrelinhas!!!!
    Mas adorei o papo e desejo sucesso a esse lindo blog, super bem escrito.
    Espero vcs lá no Leituras, vida e paixões!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, muito obrigada pelos elogios!
      Acho que todos devem fazer como você... criar métodos que facilitem a leitura. O importante mesmo é ter aproveitamento máximo, certo? :D

      Um abraço.

      Excluir
  4. Para mim depende do livro sabe? Se for muito bom, tenho mais calma =D

    ResponderExcluir
  5. Hum....adoro! Esse tema foi maravilhoso. Olha a leitura dinâmica é boa principalmente para pessoas que precisam do entendimento do livro em pouco tempo. Digo porque utilizei muito essa forma de ler rápido enquanto estava fazendo minha monografia. O tempo é curto e é preciso colher somente as informações necessárias. Agora para livro de ficção ou que leia para relaxar e me distrair não uso esse método porque pode deixar lacunas no entendimento como a Fran disse. O negócio é que querendo ou não já somos leitores dinâmicos, com o avanço das tecnologias e afins os leitores mudaram e bastante, até falei sobre isso na minha monografia. Temos que ver que leitores não se restringem apenas á livros e o dinamismo pode servir bem em outras formas de leitura também.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, muito bacana saber que a sua monografia possui fragmentos acerca da mudança que as formas de leitura sofreram com os avanços tecnológicos. Acho que é válido que cada um veja o melhor método de leitura para si, avaliando suas condições de leitura e tempo. E concordo contigo... acho que, de certo modo, todos já somos leitores dinâmicos.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Fran!
    Bem bacana o assunto do post, hein?
    Concordo em muitos pontos, o que foi comentado acima. Eu, particularmente, não costumo demorar muito lendo algum livro. Geralmente, a leitura flui e se desenvolve de forma satisfatória, independente se é clássico ou não. Só demoro um pouco mais, quando a história não me agrada ou envolve. Exceto isso, não tenho tantos problemas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um tio que faz uso da leitura dinâmica, e posso dizer que ele tem ótimos resultados talvez até pelos longos anos de prática. Eu até sou feliz com meu ritmo, mas não nego que gostaria de usar essa técnica.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que, se a pessoa esta entendendo aquilo que ta lendo, não vejo problemas, faço de vez enquanto também kk Adorei o post, ficou ótimo demais!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho mixed feelings sobre leitura dinâmica. A possibilidade de ler mais em menos tempo me atrai, mas sei lá... É algo tão sagrado pra mim, sabe? Fico receosa em "perder a magia" haha

    ResponderExcluir
  10. Hey
    Ah eu também não consigo ler rápido. E se o livro não me empolga demoro mais ainda para terminar.
    Confesso que na época da faculdade, os livros que não me interessavam ou me enjoavam eu tinha que pesquisar sobre depois.. para comentar durante a aula ou fazer seminário.

    Sparknotes minha salvação eterna de 'leitura dinâmica' HAHAHAHA

    Muito boa a coluna!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. sabe eu começo no inicio a quero logo ja ver o final não tenho paciência mas adoro ler ,http://www.bbomfenixbohrer.com/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!