Título: Halo (Série Halo – Livro I)
Autor: Alexandra Adornetto
Edição: 1
Editora: Agir
Páginas: 472
ISBN: 9780312656263
Nota: 3 de 5

SINOPSE: Três anjos são enviados à Terra com planos de se misturarem aos humanos para assegurar a paz e trazer a bondade: Gabriel, o Herói de Deus, um antigo guerreiro que se disfarça de professor de música; Ivy, Serafim abençoada com poderes de cura; e Bethany, a mais nova e inexperiente do grupo, enviada como uma jovem estudante para aprender sobre a humanidade. Após Bethany se encantar com a vida humana, ela começa a viver todas as experiências de uma adolescente normal, até se apaixonar por um rapaz e colocar toda a missão em risco. As forças do mal se aproveitarão dessa situação para pôr seus planos malignos em prática. Um romance de tirar o fôlego, que responderá a pergunta: será que o amor é forte o suficiente para vencer as forças do mal?


Comentários:

Halo é o primeiro livro de uma trilogia escrita pela australiana Alexandra Adornetto. A proposta da autora é ofertar uma trama sobrenatural intricada a princípio com o cotidiano jovem. Ela promete cativar e entreter, e até consegue, mas seu livro não passa de uma história aprazível e comum, sem maiores especificidades.

O livro pautado nunca fora uma opção de leitura para mim, mas acabei tendo a oportunidade de aventurar-me nas descobertas da querida Beth graças ao book tour realizado pela Ceile, do blog Este Já Li. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a ela, e dizer que foi realmente um prazer! 

Bethany (Beth para os íntimos) é, evidentemente, a nossa protagonista. O livro centra basicamente na sua vida humana, e na quão maravilhosa essa experiência é. Sua simplicidade e ingenuidade às vezes sobressaltam, pois é difícil imaginar acerca de um anjo tão vulnerável como ela. Mas, ao contrário da mesma, existem Gabriel e Ivy, que se mostram maduros e focados na missão cujo lhes foram entregue. Ambos não se deixam levar pelas delícias da vida humana, e tentam fazer com que Beth pense o mesmo a respeito. São personagens que no geral não ganham muito destaque. 

Com capítulos medianos, uma linguagem acessível e um formato de escrita suave e detalhada, Alexandra apresenta a série em um tom extremamente leve e invariável. Sua preocupação de início é descrever todo o processo de adaptação de Beth na terra, a forma como ela se comporta, se veste, come; suas amizades novas, suas idas a escola, festas e as demais vivências que ela passa a ter. A descoberta de que está apaixonada (sendo igualmente correspondida), dá a ela a chance de ter Xavier – que até então não tinha sido capaz de se relacionar novamente com alguém após perder sua ex-namorada – sempre por perto. E, assim, somos levados a acompanhar todo esse artifício também.

Existem personagens secundários que aparecem com frequência, e que possuem destaque por suas respectivas histórias estarem trançadas com o enredo principal. Um deles, inclusive, é o nosso vilão. E é justamente a partir do seu aparecimento que as coisas começam a tomar corpo (e a trama em si começar a ficar um pouco mais interessante, com cenas mais densas)... foi só uma pena ter sido tudo tão óbvio, e ter demorado demais para aparecer.

Halo é um livro bacana, apesar do clichê que infelizmente se torna notório demais. Na minha percepção, a obra faltou ser mais bem explorada. Temos em pauta um tema interessante, mas que a princípio se perdeu graças ao corriqueiro e aos fatos triviais. Algumas coisas (desnecessárias), por exemplo, poderiam muito bem dar lugar a cenas mais instigantes e sérias. Vi muita coisa sem dinamismo passar despercebido, e para mim não vingou justamente por isso. Mas, ainda assim, achei a trama legal. Tenho esperança que a continuação dê uma alavancada na história (muito embora eu não faça a mínima ideia de quando ou se um dia irei ler...).

Indico a obra para quem está procurando um enredo levinho, para passar o tempo e se entreter. Halo tem suas qualidades, e merece uma chance.


- O que foi decidido? - perguntei, não suportando mais o suspense.
- A Aliança lamenta ter indicado Bethany para essa missão na Terra - disse Gabriel, com os olhos penetrantes focados em mim. - Esperava-se mais de um anjo desse escalão.
Pág. 218


15 Comentários

  1. Hmmm.. Tenho que admitir que comecei a ler este livro (já faz tempo) e abandonei a leitura.
    Depois disto, não tive mais vontade de retomar a leitura. Mas ainda quero ler, sim!

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. acho que esse tipo de livro está banalizado
    todos fazendo uma variação de Crespúsculo

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro em 2010 e realmente não gostei, vi que sobrenatural não é minha praia, cópia morna e horrorosa de Crepúsculo. Como gastei 40 pilas nisso? ME PERGUNTO!

    Garota das letras - http://www.garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É um livro que eu até leria se não fosse a adaptação adolescente. Se fosse um enredo mais adulto, talvez pudesse aproveitar melhor a temática como você mesma disse. Mas um dia, quem sabe?

    Beijos, Gabi
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todas as resenhas que li do livro citam que falta algo, eu já tive muita vontade de ler, mas hoje não á mais uma prioridade.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, eu ainda não tinha ouvido falar desse livro não, mas ele parece ser bom, pena que é clichê rs
    Beijinhos
    Facebook do blog
    Participe do primeiro sorteio do blog, um papel de parede da sua escolha! E só clicar aqui.
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei de tua resenha e ainda não conhecia o livro..

    ResponderExcluir
  8. adorei a resenha!
    o livro deve ser ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que quero ler esse livro
    Mas nunca tive oportunidade
    Parece ter uma historia incrivel

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Concordo TOTALMENTE com você que ele tinha muito mais para ser explorado. Tudo bem que clichês quando bem utilizados não são ruins, mas pra mim isso não funcionou em Halo. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran! Eu me apaixonei por este livro no instante que botei os olhos nele, e depois foram só corações derretidos e gosto de mel na boca!! Hahaha. Halo é um entretenimento fofinho, celestial e perfeito! Quero ler Hades logo, logo! Há alguns clichês sim, mas nada que não possa ser relevado! Aproveitando a oportunidade, rs, tem uma promo super legal rolando em meu blog neste momento! Não quer passar lá para dar uma conferida? ;)
    http://www.livroserabiscos.com/2013/06/promocao-turma-memorias-de-uma-garota.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu curto sobrenturais, mas esse não me interessou tanto. Talvez porque li alguns de anjos e estou com preguiça, rs. Mas como você disse que não é uma obra de outro mundo, vou esperar e talvez leia mais tarde, bem mais tarde,rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. No momento eu quero algo mais forte que me prenda sabe, e não um passa tempo rsrs
    Boa a resenha Fran!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Concordo com sua opinião.
    Já li e pude perceber que a história poderia ter sido melhor explorada mesmo. É tudo muito previsível e até meloso demais (e olha que eu amo livros melosos).
    Acho que a autora se perdeu ao construir toda a trama e não soube aproveitar bem o enredo legal que possuía.
    Enfim, gostei de saber sua opinião e da resenha. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente não sei se leria esse livro. Fico com o pé atrás porque já vi tantas resenhas falando o mesmo que você disse...tipo é mais do mesmo. Não sei...não compraria. Se ganhasse, talvez leria.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
    P.s.: Desculpe a demora em responder o comentário. Fiquei sem acesso á internet, mas agora já estou de volta! \o/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!