Oi pessoal, como vocês estão? Mês passado minha coluna não foi publicada porque eu andei muito ocupada (gincana da escola, provas, vestibular...), com um monte de coisas de fim de semestre. Então, primeiramente, eu quero pedir desculpas e dizer que senti falta dos comentários de vocês. Esse mês eu volto com um gênero que, assim como a literatura infantil, pode abranger vários outros gêneros, e que provavelmente todos já devem ter lido algum livro dele, que é o Youg Adult.


Literatura em Movimento: coluna que consiste em apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa sobre os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. 
Será ofertada mensalmente pela Rafa.



Como o próprio nome sugere, os livros Youg Adults têm como público alvo os jovens adultos, mais especificamente pessoas que tem entre 15 e 29 anos. Dentro do Youg Adult pode ter suspense, romance, sick lit, sobrenatural, policial, chick-lit. De uma forma geral, este livros podem ser de qualquer temática, depende da imaginação e estilo do autor, mas o que todos eles têm em comum são os protagonistas, que estão sempre entre a adolescência e o início da fase adulta, e na maioria das vezes estão tentando enfrentar essa fase taxadas de mais importante e provavelmente a mais difícil da vida.

A principal fórmula dos YAs, além de ter um jovem como protagonista, é a de que eles sempre estão passando por algum problema, só que esses problemas, assim como a temática, variam muito. Estes problemas podem ser um namorado vampiro, ou um amor proibido, a pobreza/miséria, a descoberta que um dos pais pode ser um deus, divórcio dos pais ou até mesmo a morte de algum deles, mudança de um lugar para o outro, ter sido vítima de abuso sexual (tema esse que eu considero um dos mais delicados), entre outros. Muitas vezes o protagonista carrega vários problemas de uma vez só. 

Outro ponto comum nos YAs é que no livro geralmente há um mistério (talvez a palavra certa aqui seja segredo, mas vamos lá), e isso está relacionado com o problema que o protagonista enfrenta/vai enfrentar, tendendo a se estender por alguns capítulos. No entanto, raramente eles se prolongam por mais da metade da história, e em alguns o leitor até sabe do que se trata desde o início, mas precisa saber quando todos vão descobrir, ou o protagonista. Esse fator é o acho mais interessante (não só nos YA books, mas em qualquer livro),k porque o mistério prende o leitor, fazendo com que ele não largue o livro até saber do que se trata, ou o que vai acontecer depois que ele é descoberto.

Abaixo alguns livros YAs conhecidos, ou que eu gosto:
Just Listen: Um dos meus livros favoritos é Just Listen, que conta a história de Annabel, uma garota que tinha a vida perfeita até ser encontrada com o namorado da melhor amiga. Só que ninguém sabe a verdade do que realmente aconteceu naquela noite. Just Listen é definitivamente um livro emocionante, delicado e ao mesmo tempo simples. Super recomendo!
Jogos Vorazes: Entrando também no gênero distopia, Jogos Vorazes conta a história de Katniss, uma adolescente que se oferece para os Jogos no lugar da irmã mais nova. Os problemas enfrentados por Katniss vão da miséria a um sistema opressor. O mistério fica por conta de como os Jogos vão acabar,  e Katniss tem que enfrentar ainda os típicos problemas de adolescentes, como amor, por exemplo.
Soul Love – A Noite o Céu é Perfeito: Li esse livro recentemente e gostei muito! A escrita da autora é simples e lida com dois temas super delicados, cada um a sua maneira. Mas delicados dependendo da perspectiva de cada um. É um livro leve, mas é definitivamente realista e ótimo para se refletir.
Ninguém Como Você: Foi uma das minhas últimas leituras, e embora eu não tenha gostado muito (provavelmente por causa do meu estado emocional), é um livro muito bom. A autora aborda temas como a sexualidade, a amizade e, principalmente, sobre os sentimentos de como um jovem se sente confuso após ficar órfão; de como tudo muda de uma hora pra outra e como é difícil lidar com uma situação dessas.
Crepúsculo: Outro livro/saga que se encaixa em outro gênero, nesse caso os sobrenaturais. Uma das séries de maior sucesso nos últimos anos. Fala de Bella, uma adolescente que precisa lidar com o novo casamento da mãe, além de uma mudança para um lugar que ela odeia, e de quebra se apaixona por um vampiro (mas disso ela nunca se queixou).

Uma coisa muito interessante que eu percebi enquanto pesquisava sobre YA books, foi à quantidade de livros desse gênero que vem sendo lançados nos últimos anos. Provavelmente é o gênero que mais é publicado ultimamente... acho que sendo assim podemos afirmar que os jovens estão lendo mais, o que é uma coisa boa. Outra coisa importante que percebi é que tem livros que podem se encaixar tanto no gênero infanto-juvenil como no Youg Adult, como Harry Potter e Percy Jackson, embora eu sempre tenha considerado essas sagas como infanto-juvenil, mas dá sim para considera-las Youg Adults depois de certo ponto.

E você, já leu algum YA que gostaria de compartilhar comigo?
Até mês que vem, pessoal!


Rafaela Lopes

12 Comentários

  1. Muito bom conhecer um pouco mais sobre este gênero. Acredito que, conforme vamos crescendo e amadurecendo, nossos gostos vão se aperfeiçoando e se desenvolvendo. Mas muitos "infanto juvenis", como você bem disse, pode ser considerado YA de certo ponto.
    Harry Potter é um exemplo de leitura para todas as ideias <3

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é sim infanto-juvenil, mas também é mais YA que algumas dessas obras aí, rsrs. De verdade!
    Gostei da coluna!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um gênero que vem crescendo muito. Um livro Youg Adult que li e gostei muito é um que não foi citado no post mas aparece na foto, que é Lonely Hearts Club. Atualmente estou lendo a saga Harry Potter e já li o primeiro volume de Percy Jackson, mas também acho que se encaixem mais como infanto-juvenis.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quantos livros bacanas
    Amei essa lista, quero todos esses livros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler seu post, eu fui ver como ando lendo YA. Esse estilo literário vem crescendo demais e isso é ótimo, porque como você disse, quer dizer que os jovens andam lendo mais.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu também sempre considerei Hp e Percy Jackson como infato-juvenil rs.
    É um gênero muito bom, adoro!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Eu amo ler YA! <3
    Adorei o post, muito interessante saber mais sobre um gênero que eu gosto tanto!
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto desse tipo de literatura, mas ainda nem sabia o gênero dela, foi bom saber, é um gênero que vem crescendo muito hoje em dia né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aaah então esse tipo de leitura também tem nome .. Eu acho legais esses livros. Quando to muito estressada ou algo do tipo eu gosto de ler esses livros, pincipalmente os da Meg Cabot *-*
    Beijos
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu adoro livros YA. Na verdade, são os meus preferidos! <3

    E desses aí só li a coleção dos Jogos Vorazes, vou anotar as dicas!

    Beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  11. eu adoro YA, tava num vício louco, só lendo livros do tipo, rs. É sempre muito bom, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fiquei super feliz ao ver que vc já tinha lido "Soul Love", pq é um ÓTIMO livro, porém pouco conhecido :\
    Eu gosto de YA pq não tem aquela mentalidade infanto-juvenil (na maioria das vezes) e pode trazer assuntos bem diversificados: desde ficção até algo mais real e sério.
    Por muito tempo fiquei na dúvida em qual gênero os meus livros se encaixavam, e pesquisando finalmente percebi que eles pertencem aos YA, hehehe :)

    Confira nossas novidades! http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!