''O hábito da leitura deve unir disciplina e prazer.'' 


Primeiramente, mil desculpas pelo sumiço essa semana. Ando muito atarefada com a faculdade, e cheia de preparativos para alguns projetos que só poderei contar nas próximas semanas (fiquem curiosos, haha!).

Bem, eu estava visitando uns blogs do portal da Revista Época, e me deparei com umas dicas muito legais compartilhadas pelo Danilo Venticinque enquanto leitor dedicado, e achei que seria muito válido dividir isso com vocês. O jornalista fala em sua matéria que administrar o tempo de leitura é, além de importante, algo de difícil trato. Existem de fato zilhões de ocupações e elementos em todos os lugares que tiram a nossa atenção. Isso sem falar da internet, das redes sociais e das demais tecnologias. Portanto, as dicas estão direcionadas aos leitores que querem vencer as pilhas de livros não lidos, ou ao menos controlar seu crescimento. 



Gostaria apenas de frisar que essas dicas são segredos da americana Nina Sankovitch. Para saber mais acesse a postagem original escrita pelo próprio Venticinque clicando AQUI. Vejamos...


1. Tenha sempre um livro ao seu alcance.
Para um leitor prevenido, qualquer momento de espera pode se transformar num momento de leitura. Os entusiastas do livro digital podem usar um tablet ou até mesmo um celular. Bons aplicativos de leitura, como o Kindle e o Kobo, atualizam as marcações de página em cada dispositivo e permitem que a leitura continue sem interrupções. Quem prefere os livros de papel pode reservar um espaço na bolsa ou mochila. Somando as páginas lidas nesses minutos ociosos, é possível ler livros inteiros.

2. Aceite um desafio.
Há algo em comum entre a leitura e o esporte. Um bom atleta é movido a metas, criadas para manter uma busca constante pela melhor performance possível. O mesmo deveria valer para os leitores. Depois que o hábito da leitura se estabelece, a tentação de permanecer na zona de conforto é grande. Desafiar-se é uma maneira de manter a forma. [...] Ler um livro por semana é um bom começo. Quem já faz isso pode aumentar o número para dois ou três. Estabelecer um prazo também ajuda a criar coragem para enfrentar obras longas ou difíceis.

3. Marque um compromisso.
Ler por obrigação pode ser divertido – desde que a obrigação parta do próprio leitor. Para vencer as distrações do cotidiano e a tentação de deixar os livros para depois, reserve algum tempo todos os dias para a leitura. Alguns preferem ler na cama antes de dormir. Outros se sentem mais dispostos pela manhã, antes de ir para o trabalho. O importante é respeitar o tempo dedicado à leitura e, se possível, tentar estendê-lo. Aos poucos, ler se tornará um prazer cotidiano e o leitor se sentirá ansioso para encontrar-se novamente com os livros, como quem espera por um encontro ou um bom jantar.

4. Elimine as distrações.
Durante seu desafio de um ano, Nina deixou de usar as redes sociais e de assistir à televisão. Também passou a ler menos notícias, para concentrar-se nos livros. O prazer proporcionado pela leitura, segundo ela, superou qualquer perda causada por essas mudanças de hábito. ''Ler um livro por dia não me impediu de ter uma vida'', diz Nina. ''Pelo contrário. Minha vida tornou-se melhor, mais rica e satisfatória.''

5. Varie para não enjoar.
Um erro comum de quem embarca numa maratona de leitura é tentar ler vários livros do mesmo autor ou do mesmo gênero, sem intervalos. O esforço provoca cansaço mental e leva, invariavelmente, à desistência. Isso vale principalmente para os clássicos da literatura. Alguns livros levam tempo para ser digeridos. Uma forma de descansar sem abandonar a leitura é intercalar obras literárias difíceis com livros mais leves, desses que podemos encontrar em qualquer supermercado. [...] ''Ler livros de gêneros diferentes ajuda a manter a sanidade e amplia nossa visão de mundo'', afirma Nina.

6. Crie um diário de leituras.
A memória humana é limitada. Para muitos de nós, uma maratona de leituras é uma sobrecarga cerebral. Escrever um pouco sobre cada livro que lemos torna as lembranças mais acessíveis. [...] A escrita serve não só para nos lembrar de nossas leituras, mas também para nos ajudar a entender melhor os livros que lemos. 

7. Compartilhe suas experiências.
Por mais fascinantes que sejam os livros, às vezes nos esquecemos deles. Felizmente, não estamos sozinhos. A leitura é um hábito solitário, mas também pode ser vista como um passatempo coletivo. Leitores atraem outros leitores, e compartilhar nossas descobertas literárias com amigos é sempre um prazer. Conversar sobre livros é uma forma de reacender, em nós e em nossos interlocutores, a paixão pelos livros – e a disciplina para nos dedicarmos a mais um dia de leituras.


Muitas dessas dicas nós já seguimos, certamente. Mas é sempre bom reforçar essa ideia para fixarmos naquilo que propomos para nós e para a nossa vida. Essas metas também são válidas para aqueles que frequentemente passam por ressacas literárias (e eu confesso estar assim, infelizmente). Portanto, vou organizar melhor o meu tempo e abandonar tudo aquilo que não me acrescenta para dar mais vez aos meus livros. Quero fazer da minha vida literária uma eterna festa de histórias e conhecimento.
Espero que tenham gostado.
Até mais!

15 Comentários

  1. Oi Fran,

    Amei as dicas. Ultimamente tenho lido pouco por causa do vestibular, e tô me sentindo muito relaxada. Com certeza vou usar dessas dicas para me dedicar um pouco mais às minhas leituras.


    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Conheço a coluna do Danilo, mas ainda não tinha visto essas dicas. Já aplico algumas dessas, mas adorei saber de outras. Muito bom compartilhar esses belos textos publicados pela revista Época. :)

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Vi essas dicas essa semana, infelizmente não tenho como adotar boa parte delas. :/ Até leio bastante por dia, de 50 a 70 páginas. Mas como estou intercalando Harry Potter (que são bem extensos) com livros aleatórios não saio de média de dois por mês. Mas quero aumentar. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa as dicas, adorei e recomendo para quem as vezes se sente travado ou desmotivado a ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana as dicas.
    Concordo com todas embora não siga tudo.
    Principalmente o 5. Tenho mania de querer ler o mesmo gênero ou o mesmo autor com um livro atrás do outro =/
    BJo

    ResponderExcluir
  6. Oi Coração, primeira vez no seu blog, muito legal o seu espaço aqui!
    Eu sempre amei ler, mas devido as tarefas crescentes do dia a dia e tb de dona de casa e esposa, que trabalha fora a semana toda, ficava meses e meses sem tocar em um livro. Quando vi que isso estava me aborrecendo fiz mais ou menos como vc cita nas dicas: qualquer hora é hora, qualquer lugar é lugar. Livro na bolsa? sempre! Vai que sobra um tempinho, né? Tenho lido sempre um pouco antes de dormir e tb enquanto espero o ônibus partir do ponto final quando vou pro trabalho de manhã (não consigo ler com ele em movimento). E nessa "brincadeira" já li uns 12 livros esse ano, alguns mais rápido, outros mais devagar, mas a ideia é não parar de ler jamais.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fran!
    Toca aqui amiga \õ porque não é só você que está com ressaca literária, estou lendo alguns livros, mas nenhum destes está me ajudando a querer lê-los. Já sigo algumas dicas destas, agora só falto organizar meu tempo...

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    Para quem tem sempre muitos livros para ler, essas dicas são ótimas :)
    Eu sempre carrego a minha leitura do momento comigo e gosto de estipular prazos. Na verdade, eu tenho estabelecido um mínimo de páginas para ler por dia (algo acessível, nada exagerado), se em um dia não consigo ler tudo, dou um jeito de recompensar nos dias seguintes para terminar o livro até o dia que eu tinha planejado.
    Eu sou uma que adora ler antes de dormir, mas prefiro não deixar para ler só de noite e ir lendo aos pouquinhos durante o dia também.
    Também gosto de intercalar gêneros porque cansa mesmo emendar livros "parecidos". Mas há sempre casos e casos. Por exemplo: li os três livros da trilogia Millenium em sequencia e adorei ter feito isso, mas normalmente gosto de intercalar. No momento, por exemplo, faz tempo que não leio um bom suspense e estou sentindo falta, hehe.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!!!
    A gente sempre acha que tá fazendo tudo do melhor jeito, mas quando tenta de outra maneira, muda um ou outro hábitozinho, as coisas mudam totalmente né?

    Um beijo
    www.kvcomvoce.com

    ResponderExcluir
  10. Todas as dicas são HIPER válidas. Recentemente, criei um "desafio" comigo mesmo de ler livros de alguns gêneros que não curto muito. Enfim, ainda não comecei mas daqui pro fim do ano concluo. Os ebooks são uma excelente válvula de escape para esse incentivo a leitura, tendo em vista a facilidade (de leitura, transporte, compra, etc...)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Gostei dessas suas dicas, é o que eu procuro fazer, rs.
    Agora estou querendo tentar a ler livros em inglês, quem sabe... haha
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que ótimas dicas, adorei! Vou anotá-las aqui e tentar usá-las, muito boas, vão ser muito válidas pra mim *-*

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. concordo em número, gênero e grau com essa
    "Varie para não enjoar."
    Tem gente que super força a barra querendo
    ler tudo de um autor e acaba se sobrecarregando.
    Beijinhos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Todas essas dicas são importantes, mas a número 5 é essencial para não se perder o hábito da leitura. Eu só lia romances históricos um tempo atrás, mas comecei a variar um pouco para satisfazer mais as minhas necessidades.

    Beijos e boa semana!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Francielle,

    Ótimas e valiosas dicas. Agosto foi um mês meio pobre em leituras para mim. Apenas três livros. Mas para Setembro já defini uma meta semanal de dois livros.

    Vamos ver no que vai dar.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!