08.09.2013
Viajar sempre nos deixa fora de órbita. A chegada é complicada, pois é costume demorarmos em desarrumar as malas e voltar de fato à rotina. E aquele sentimento de quero mais? Isso trás a nostalgia e deixa o tempo mais arrastado, fazendo com que as nossas obrigações se uniam em uma bola de neve enorme, que só se enreda com o passar dos dias. Eu ando assim... estou em fim de período, atolada de coisas (provas, trabalhos, artigos), preocupada (meio estressada, também) e com saudades do Rio de Janeiro; com vontade de participar mais vezes do paraíso literário que se chama Bienal do Livro.

Tenho planejado minha ida ao Rio há alguns meses, mas devido à época e as obrigações, minha participação na Bienal tinha que ser curta. Ainda assim foi extremamente especial. Descansei, esqueci da rotina, conheci muita gente maravilhosa e me perdi em meio ao vício da leitura. Infelizmente não tenho muito que contar sobre os eventos promovidos pelas editoras, pois não tive a oportunidade de participar daquilo que realmente me interessava. Porém, deu para aproveitar bem o que estava dentro dos meus planos: adquirir obras desejadas para a minha coleção por um precinho camarada, entre outros.

Autores da Trilogia ''O Príncipe Gato'' (Bento de Luca), eu, Natália (do blog Entre Livros e Livros) e Luana.


Mas não pensem que estar lá foi uma tarefa fácil. As filas (para comprar o bilhete\ingresso, entrar, pagar e até para adentrar nos estandes) foram verdadeiras maratonas. Cansavam rápido e desmotivavam quando após tudo aquilo, os livros almejados se encontravam por um valor acima da média (sim, acreditem!). Mesmo assim havia muito leitor assíduo persistente, levando pra casa uma pilha imensa de livros. 

Mais de 1h na fila define o tamanho da mesma.  TSSSCCC


E quem disse eu eu estava
representando o Universo sozinha?
Falando assim dá a impressão que o evento é uma promoção de consumo, não é? Talvez um pouco, sim, pois nem todas as editoras promoveram coisas interessantes e interativas aos visitantes, entre outros. Todavia, como um todo, estou muito satisfeita. Não quero generalizar e deixar que alguns incômodos desfaçam a visão gostosa que tive. O importante mesmo foi estar lá com pessoas legais e cultivar esse amor pela leitura.

Aproveito para me desculpar pelo sumiço (mais uma vez (?))... como voltei só na segunda a noite, e com tantos afazeres, só agora tive a oportunidade de escrever esse post levinho para vocês. Eu tinha que dividir esse sentimento bacana, e dizer que participar de coisas assim são um sonho, sabe? Vale muito à pena, e não tem preço! Espero ter mais oportunidades assim, como mais tempo e sem alvoroços. Agora... bem, é desfrutar da compras que fiz; das leituras maravilhosas que (com certeza) terei. 

Comprinhas.  <3



Um abraço!


13 Comentários

  1. Que bom que vc conseguiu aproveitar a Bienal, Fran.
    Infelizmente não pude ir, então bate aquela pontinha de inveja lendo um texto desses hehehe
    Mas ano que vem pretendo ir e poder experimentar este paraíso literário.
    Bjo
    Alê - Além da Contracapa

    ResponderExcluir
  2. Ahhh..
    Eu também fui no dia 8! Se eu soubesse, marcava de te dar um "olá", rs..

    Menina.. Eu fiz A FESTA na Bienal.
    Comprei 18 livros <3
    Você ficou até o final? A Novo Conceito estava vendendo TODOS os livros a 20 reais cada um. Imagina a alegria da pessoa, né!
    Foi no estande do Governo? Livros a 2,50!!!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Foi realmente maravilhoso, Fran Fran! *--*
    Apesar de todas as coisas não tão bacanas - filas, preços acima da média e o quebra-quebra pra ver o Sparks *não consigo acreditar ainda* - o sonho de participar da Bienal e as coisas bacanas que lá aconteceram foram impagáveis. Um sonho para nós!
    Eu comprei tanta coisa, participei de tantos eventos, conheci tantos autores e tantos amigos que há muito desejava *.* que venha a Bienal de SP agora! \õ\õ\õ

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Um dia ainda, irei na Bienal do livro, seja em RJ ou SP. Imagino, a sensação que deve ser participar desse evento. Muito legal!


    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pretendo ainda ir a bienal do Rio ou de Sp, porque parece que os outros estados não tem leitores para editoras vista-los. Quero ler esse livro Gold, li a pequena abelha do mesmo autor e amei, vou esperar por essa leitura.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai Fran, que delícia de post! *-* Ir à uma bienal é o sonho de qualquer leitor, e estou feliz que tenhas realizado. Claro que como você mesma disse nem tudo são flores, mas não podemos isso passar por cima das alegrias. E maravilhoso ver você e a Luana representando o Universo Literário. :D

    Ah, indiquei vocês pra mais uma tag. Mas não se sinta obrigada a fazer tá?

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A viagem parece ter sido muito boa, que bom que você gostou da bienal. Não fui esse ano, mas sempre vou quando tem aqui em SP e apesar de ser um pouco cansativo (principalmente as filas), é sempre muito legal ir. Vi que você comprou O Oceano no Fim do Caminho, espero que goste do livro, eu adorei *-* haha

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bienal é tudo de bom! Eu sempre vou na de SP. Ano que vem tem de novo! ;) Não sei se a do Rio é igual a daqui, mas eu sempre evito ir aos fins de semana porque as filas são muito grandes no sabado e domingo. Mas adoro!

    ResponderExcluir
  9. Que inveja (branca) de você e de quem pôde ir a Bienal do Rio. A daqui de Salvador será em Novembro, mas geralmente não faz sombra à que acontece no Rio. Fantástico! 1h de fila por uma causa justíssima, não é? =)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre que leio ou vejo resenhas sobre a Bienal me dá um aperto no peito...rs
    Queria ter ido.

    ResponderExcluir
  11. Oie Francielle!
    Quaaaanto tempo...!

    Você foi na Bienal do Rio!
    Eu até queria ir alguns anos atrás, mas pelo que vi, não perdi muita coisa. Parece que o mercado dos livros está meio parado, ou será só a minha impressão (ou o meu gosto de comprar outras coisas e deixar os livros um pouquinho de lado e começar a pensar assim?)?
    Que bom que você gostou (e ainda tirou foto com escritores).
    Ano que vem tem de novo aqui em SP, né? Nesse eu vou! Rsrsrsrs...

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran!
    Eu ainda não tive oportunidade de ir para Bienal, mas imagino que deva ser uma maratona mesmo!
    Ótimas comprinhas. Tenho vontade de ler "O Oceano no fim do caminho" para conhecer um pouquinho de Neil Gaiman.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran!
    Eu ainda não tive oportunidade de ir para Bienal, mas imagino que deva ser uma maratona mesmo!
    Ótimas comprinhas. Tenho vontade de ler "O Oceano no fim do caminho" para conhecer um pouquinho de Neil Gaiman.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!