O papel principal do poeta é sensibilizar,
é estimular nos arremates das rimas, todo
lirismo das palavras que expressam sentimentos,
que transportam sonhos, que
excitam e nos evocam coisas belas da vida.
A inspiração primorosa do poeta abre caminhos
para os sonhos, para os devaneios.
Quantas poesias belas existem circulando ao  nosso redor!
Na música a poesia exerce um frenesi especial, de
emoções que nunca perecem.
Na simetria das estrofes descobre-se a
verve que move cabeça e coração de um poeta.  

Que nos encanta e fascina.
Pensando bem, nós que não somos poetas,
sempre vivemos remoendo poesias novas ou
antigas de queridos poetas e poetisas.
E de alguma nos apoderamos de alguma como sendo
a mais bela de todas.


Autor: Rivaldo Cavalcante


Celebremos o dia daqueles que expressaram sentimentos particulares através das palavras; daqueles que ainda exalam reflexões, e que encantam de modo singular. Pois, como dizia José Saramago, ''O poeta não será mais que memória fundida nas memórias, para que um adolescente possa dizer-nos que tem em si todos os sonhos do mundo, como se ter sonhos e declará-lo fosse primeira invenção sua. Há razões para pensar que a língua é, toda ela, obra de poesia." 

Deixe abaixo uma poesia ou poema que seja da sua preferência, ou compartilhe conosco seu poeta inspirador.  Vejam todos marcar esse dia de um jeito especial!


4 Comentários

  1. Olha, não sábia/não lembrava que hoje era Dia do Poeta. Adorei a homenagem! Não me lembro de nenhum poema específico agora, mas gosto muito do Mário Quintana.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran! Acredita que eu nem sabia que hoje é dia do poeta? Ainda bem que eu leio seu blog. Um poeta queridíssimo meu é o Carlos Drummond de Andrade, e deixo aqui um de seus poemas mais populares:

    Nunca me esquecerei desse acontecimento
    na vida de minhas retinas tão fatigadas.
    Nunca me esquecerei que no meio do caminho
    tinha uma pedra
    tinha uma pedra no meio do caminho
    no meio do caminho tinha uma pedra.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha flor!
    Dia mais que prestigiado, como não amar né.
    Aguardo sua visita no meu blog tá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  4. Lindo o poema! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!