O motivo da wishlist especial está relacionado com o meu aniversário, que tá chegando!!! E todo leitor adora ganhar livros novos quando está completando mais uma primavera, certo? Por isso decidi compartilhar meus cinco títulos mais almejados atualmente. Porém, também aceito demais sugestões e indicações. É sempre bom conhecer coisas novas e expandir os horizontes.

Enfim, vamos lá?


As Intermitências da Morte - José Saramago

Cansada de ser detestada pela humanidade, a ossuda resolve suspender suas atividades. De repente, num certo país fabuloso, as pessoas simplesmente param de morrer. E o que no início provoca um verdadeiro clamor patriótico logo se revela um grave problema. Idosos e doentes agonizam em seus leitos sem poder "passar desta para melhor". Os empresários do serviço funerário se vêem "brutalmente desprovidos da sua matéria-prima". Hospitais e asilos geriátricos enfrentam uma superlotação crônica, que não pára de aumentar. O negócio das companhias de seguros entra em crise. O primeiro-ministro não sabe o que fazer, enquanto o cardeal se desconsola, porque "sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja". Um por um, ficam expostos os vínculos que ligam o Estado, as religiões e o cotidiano à mortalidade comum de todos os cidadãos. Mas, na sua intermitência, a morte pode a qualquer momento retomar os afazeres de sempre. Então, o que vai ser da nação já habituada ao caos da vida eterna? Ao fim e ao cabo, a própria morte é o personagem principal desta "ainda que certa, inverídica história sobre as intermitências da morte". É o que basta para o autor, misturando o bom humor e a amargura, tratar da vida e da condição humana.
Outro dia, assistindo uns vlogs literários, me deparo com uma resenha desse livro que me deixou extasiada. A proposta é tão instigante que desde então não paro de pensar no quão proveitosa eu acredito que essa leitura seja. Como nunca tive a oportunidade de me aventurar pela narrativa do Saramago, acho que essa é a oportunidade certa. 


Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo

Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque ''o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de 'o encanto da lama', mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno''. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.
Estou doida para ler essa história desde o seu lançamento. Gosto de dramas que envolvam culturas diferentes da qual estamos habituados a ler/ver. Adoraria poder ler esse livro!


Praga - Michael Grant

O terror já se tornou parte da vida dos habitantes do LGAR. Eles sobreviveram à fome, às mentiras e ao mais completo caos. Agora parecem ter uma trégua. Caine foi exilado em uma ilha, e Drake, que voltou ainda mais cruel e doentio – e agora imortal –, está preso. Mas, no LGAR, os problemas não somem assim tão facilmente. Enquanto a água acaba e a sede se torna insuportável, uma gripe fatal e contagiosa se espalha por Praia Perdida. E na floresta, um parasita transmitido pelas cobras voadoras dá origem a insetos malignos, gigantes e predadores que aterrorizam os habitantes do LGAR.
Acho que todo mundo deve saber que eu sou apaixonada pela série Gone. Praga é o quarto livro da trama, e como fã eu não posso deixar de acompanhar. Parece que a história reunirá um total de seis livros. Só espero que mantenha a qualidade, porque até o momento tá valendo muito a pena participar dessa aventura!


Crônica de uma Morte Anunciada - Gabriel García Márquez

'No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã'. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida. Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e ''o espelho quebrado da memória'' dos envolvidos.
Como assim eu nunca li até hoje nada do Gabriel García Márquez? Dos poucos livros que tenho conhecimento - em termos de saber do que se trata a história - escritos pelo autor, este, definitivamente, é o que eu mais tenho vontade de conferir. Parece ter um tom jornalístico maravilhoso, e a proposta é ótima.


A Garota Que Perseguiu a Lua - Sarah Addison Allen

Como você pode achar seu caminho? Seguindo as nuvens ou a lua? Emily Benedict foi para Mullaby após a morte de sua mãe. Ao chegar à cidade e conhecer seu avô ela percebe que os mistérios do lugar nunca são resolvidos: eles são uma forma de vida. Existem quartos cujo papel de parede muda de acordo com o seu humor, luzes estranhas aparecem no quintal à noite e Julia Winterson, a vizinha, consegue cozinhar a esperança em forma de bolos. Emily percebe que sua mãe esteve envolvida no maior mistério da cidade, e conta com a ajuda de Julia para desvendá-lo. Em Mullaby nada é o que parece.
Desta vez um título mais adocicado, mas que já recebeu inúmeros elogios da crítica. Adoraria poder conferir o mistério da trama... acho que seria um momento ímpar do dia ao me dar o direito de esquecer tudo a minha volta e mergulhar nessa história que me parece ser intensa e incrível.


E vocês, já leram algum dos títulos citados? Se sim, quero opiniões!!!
Obrigada pelo carinho, e até mais!

5 Comentários

  1. Como assim você nunca leu Gabriel García, Fran?! hahahaha
    Lá vem Érika no momento fã e tals, mas assim como indico Crônicas de uma Morte Anunciada... acho que você poderia dar chances a títulos como Cem Anos de Solidão e Do Amor e outros Demônios.
    Ah também tenho As Intermitências da Morte na minha whishlist

    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona !
    Livros divinos, adorei saber mais.
    Aguardo a sua visita no meu cantinho.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  3. Adoro suas wishlists porque fico conhecendo bons títulos. Desses só conhecia Em Busca de Um Final Feliz, que também quero muito ler desde o lançamento, e Praga por ser da série Gone que você me deixa cada vez mais curiosa pra conferir. [rs] Mas também fiquei muito interessada nos outros.

    É Fran, teu aniversário tá chegando... ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro wishlists e desejo que vc consiga todos e tenha ótimos momentos de leitura. Estarei aqui para conferir suas resenhas. Eita aniversário é uma ótima oportunidade para renovar a estante, sucesso!!!
    Também nunca li nada do Saramago nem do Gabriel Garcia Marquez, mas já ouvi muito elogios. Dessa sua lista não li nenhum mas desejo A garota que perseguiu a lua.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. É sério que GONE já tá no quarto livro? Me perdi no andar da carruagem. Não li nenhum desses, mas posso dizer que curti a forma da escrita de Saramago por "Ensaio Sobre a Cegueira". Provavelmente seguindo essa linha, As Intermitências da Morte deve ser bom.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!