Em 2013 o Universo Literário contou com a colaboração de três colaboradores. Notando que nem tudo poderia ser ministrado por mim, cogitei a ideia de recrutar colunistas na base da camaradagem que fossem de confiança. Seriam pessoas próximas, que tivessem o domínio da escrita e que fossem apaixonados pela leitura tanto quanto eu. O propósito era trazer coisas novas para pluralizar o conteúdo do blog. 



Em março de 2012, Rogério Gerson dá continuidade a uma coluna que criei na expectativa da aceitação de vocês... sim, estamos falando do Adaptações Literárias. A primeira postagem foi de autoria minha (em fevereiro de 2012), e o resultado foi satisfatório, mas vi que eu não era a pessoa mais ideal para escrever sobre isso. A coluna consistia em apresentar, discutir e argumentar sobre filmes que deveriam ganhar vida nas páginas físicas dos livros, e era ofertada uma vez por mês. Roger, como um cinéfilo assíduo, deu vida ao AL de forma especial, que infelizmente chegou ao fim em maio deste ano. Por falta de tempo, ele decidiu que abdicar sua função de colunista. 

Com um total de 12 postagens, o nosso querido ''AL'' está encerrado. Mas, como estamos em clima de retrospectiva, que tal relembrarmos as publicações doa coluna publicadas em 2013?
Em outubro de 2012 foi a vez da Rafaela integrar o quadro de colunistas do Universo. Na época, eu estava recrutando um colaborador, e ela se ofereceu para aderir a função. Após algumas conversas, a Rafa me apresentou suas ideias para o Literatura em Movimento (nome que escolhi após concordar em tê-la mensalmente falando a respeito de um gênero literário diferente). A coluna propõe apresentar, argumentar e discutir de forma opinativa os mais variados gêneros e movimentos literários existentes. Não posso deixar de citar que os textos da Rafa fizeram um sucesso! Ela adotou um caráter pessoal, compartilhando suas ideias, conceitos e experiências de leitura. Trouxe também definições, exemplos e recomendações. Uma ideia que deu excelentes frutos, e que ainda tem muito a oferecer no ano que está para chegar. Selecionei as três postagens mais populares publicadas este ano para relembrarmos um pouquinho mais...
A Luana também agregou a família UL em 2012, logo no final do ano. Sua coluna, o Literatura de Banca, veio através da sua paixão por romances do gênero. Deste modo, vi na proposta da Lua uma junção do útil ao agradável, já que o Universo até então não dava tanto espaço para esse tipo de literatura (e agradável porque além de grande amiga, a Luana é leitora assídua e escritora nas horas vagas, ou seja, uma pessoa confiável para a função). Em resumo, a coluna consiste na indicação de livros que, por muitos, são vistos como ruins. A recomendação é realizada em formato argumentativo, e tem uma frequência bimensal. Separei três postagens realizadas pela Luana esse ano para você!
Outras coluna que surgiu nesse meio percurso, que inclusive ainda tá engatinhando, é o Drops Literário. Tive essa ideia para que toda a equipe do Universo tenha a chance de interagir em uma única postagem. Além disso, a finalidade maior é trazer diferentes discussões sobre a literatura para que nossos leitores também possam participar, comentando e opinando. Com apenas duas postagens, o Drops foi bem recebido, e garanto que tenho ótimas ideias para ele no ano que vem. Confira o que foi publicado, e saiba mais sobre o que se trata...


Uma retrô diferente, mas importante. Espero que tenham curtido.
Até mais!

6 Comentários

  1. Muita coisa interessante Já dei uma olhada nas adaptações literárias. :)

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa boa heim!!!

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fran! Sua equipe está ótima. Sucesso a vocês e ao blog!

    ResponderExcluir
  4. É tão bom relembrar o que aconteceu durante o ano. Adorei a retrospectiva, Fran. E que 2014 traga ainda mais sucesso pro UL. :D

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Onde eu clico em "curtir"? Haha!
    Sinto falta do "Adaptações Literárias" aqui. Diferente do que costumava ver (o inverso no caso - livros que podiam virar filmes). Altas ideias surgiam. Drops Literário é show também. Gostei do post.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fran adorei sua retrospectiva sobre seus colaboradores e colunas. Desejo sucesso em 2014 e que possamos vivenciar cada dia mais essa paixão pelos livros e pela blogsfera.
    Beijos e te espero lá no blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!