Dezembro é sinônimo de retrospectiva, e particularmente é o mês que eu mais gosto. Esse clima de prosperidade me faz querer olhar para os meses anteriores a fim de detectar o que deu certo e o que precisa ser reformulado em minha vida. Vejo isso como um processo de amadurecimento.

Aqui no Universo Literário não será diferente. É por isso que eu resolvi criar o Retrospectiva Literária, que visa o retrospecto do blog, bem como das minhas leituras durante o ano de 2013. Tem o estilo TOP 5, mas com algumas particularidades. E pra começar bem, vamos de LEITURAS NÃO RESENHADAS. Selecionei cinco livros para iniciar essa retrô, onde ofertarei breves comentários sobre o que se está sendo pautado. Vamos lá?
_


Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie): Único livro da Rainha do Crime lido esse ano (e um dos mais famosos da autora, inclusive. Apesar de ter adorado o mistério chave, que como sempre foi extremamente inteligente, eu senti falta de um maior desenvolvimento na trama. Acho que a história ficou restrita a cena do crime, e o fato de ter se desenrolado só naquilo me deixou um pouco enfadada. Eu gostei, mas esperava bem mais, pois quando se trata de Agatha Christie, você pode aguardar muitos elementos enigmáticos que instigam do início ao fim. No entanto, devo frisar que minha avaliação foi mais geral, de modo que, para mim, o enredo todo se resumiu apenas nas pequenas investigações do nosso querido belga, Hercule Poirot e na coleta de testemunhos até chegar ao fim do mistério. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Jardim de Inverno (Kristin Hannah): Primeira experiência com a autora. Uma verdadeira surpresa! Kristin escreve com tanta intensidade, que acaba remetendo o leitor a história mesmo sem querer. Um drama denso, frio como o inverno, mas igualmente carregado de sentimentos que simbolizam amor, família, perdas, arrependimentos, encontros e muito mais. É o tipo de história para você que gosta de se emocionar, pois o enredo pautado trás como vilão o tempo, o destino, e as escolhas errôneas que às vezes somos levados a fazer por amor. É o tipo de livro para repensarmos sobre nossos julgamentos... para refletirmos que é necessário entender antes de ponderar qualquer situação. Muito bem escrito e com um desenvolvimento incrível. Vale muito a pena conferir! Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


O Oceano no Fim do Caminho (Neil Gaiman): Uma das leituras mais nostálgicas que já realizei. É tão envolvente que passa rápido demais, deixando mais saudades após o fim. Minha primeira experiência com o tão aclamado Gaiman foi uma verdadeira surpresa! A história se trata de uma fábula fantástica, em que tudo acontece de maneira mágica... ainda assim é tudo muito natural; muito real! O livro é pequeno, mas a narrativa é imensamente rica, muito bem escrita e com personagens de personalidade marcante. Tudo é apresentado com muita precisão e veracidade, mas sem exageros. Uma narrativa misteriosa, que atiça a curiosidade e é instigante do início ao fim. Uma leitura que vale muito a pena... para qualquer tipo de leitor. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Jogos Vorazes (Suzanne Collins): Finalizei a leituras dias antes do lançamento da segunda adaptação cinematográfica da trilogia ser lançada no Brasil. Mas a verdade é que há algum tempo tenho vontade de conferir a distopia mais pop do momento. Como fã do gênero eu posso dizer que adorei. Apesar da narradora não ter tanta a minha empatia, a história me cativou por ser diferente, emocionante e bastante cruel. Além disso, achei a trama um pouco crítica, o que nos faz abrir os olhos para a realidade (talvez uma realidade diferente, mas que nos permite fazer comparações reflexivas com o real). Tem suspense, uma leve pitada de romance e terror. Um cenário distópico incrível e que vale a pena ser lido pelos adeptos ao tema. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.


Em Chamas (Suzanne Collins): A maioria dos meus colegas leitores e fãs da trilogia me disseram que este é o melhor da saga. Porém, mesmo tendo lido apenas os dois primeiros, devo dizer que Jogos Vorazes me agradou um pouco mais em alguns aspectos. Em Chamas é um livro extremamente criativo! Ao finalizar a leitura do primeiro livro me questionei sobre o que a autoria iria focar desta vez... qual seria sua cartada de mestre. E me deparei com uma continuação intensa, com algumas similaridades referentes ao livro anterior, mas de uma forma particular; diferente e igualmente instigante. Mas até isso acontecer, vi muito detalhes (talvez) desnecessários. Achei o início da trama um pouco arrastado e cansativo, sinceramente. Mas é um livro que merece ser lido, definitivamente... o desfecho é incrível, de deixar qualquer um ansioso pelo próximo e último livro da saga. Vale a pena, apesar dos detalhes apontados. Conheça mais sobre o livro acessando sua página no skoob.



E você, já leu algum dos livros citados? Algum comentário a respeito? 
Vou adorar saber a sua opinião!
Até a próxima!

11 Comentários

  1. Poxa Fran, adorei o post! Não li nenhum desses livros, mas quero ler todos eles. E na verdade quero ler todos da Aghata Christie e do Neil Gaiman. Hehe

    Vou adorar ver suas sessões de retrospectiva. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fran desses livros que vc comentou já li três, esse da Agatha e os dois dos Jogos vorazes. Adorei sua opinião!!!! Amei o modelo de post e com certeza é uma ótima opção para falar de livro que já lemos mas ainda não foi feito resenha no blog.
    Desejo um ótimo mês para nós. Também adoro Dezembro!!!! Beijos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran. Ao contrário de você acho Dezembro tão depressivo (principalmente o Natal), mas quando chega no último dia do ano e entramos em Janeiro aí sim me sinto revigorado com metas novas alegrias e tudo mais (vai entender). Fico feliz em saber que você tenha gostado de Jogos Vorazes, mesmo não tendo preferido Em Chamas. Legal fazer um apanhado de livros para atiçar o leitor sem as resenhas. Desses li apenas o primeiro como você sabe e tenho muuuita vontade de ler Kristin Hannah. Minha lista de livros das férias será longa e ela está inclusa. Saudades de passar por aqui. Beijos. Até mais.

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran Fran.
    Bem legal essa ideia de falar sobre os livros não resenhados :)
    Desse TOP 5 só não li 'Jardim de Inverno' - mas você fala tão bem, que eu não poderei deixar de ler.
    Assassinato no Expresso do Oriente é meu segundo livro favorito da Agatha. Já li faz um tempinho - acho que uns 2 anos - mas a estória é muito boa e o detetive é ele, o mais mais da Agatha: Poirot.
    O Oceano no Fim do Caminho foi minha primeira experiência com o Gaiman também, e poxa! não poderia ter sido melhor. O livro foi incrível e com certeza colocou o autor na minha lista de favoritos.
    E eu nem preciso falar sobre Jogos Vorazes e Em Chamas né. Esses livros para mim dispensam toda e qualquer indicação... Deve ser lido e ponto. Rsrs'

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fran! Voltei! :))
    HAHAHAHAHAHA
    Então... alguns desses quero muito ler. Tenho que terminar o do Geiman e publicar a resenha de Jardim de Inverno (<3 FANTÁSTICO)

    Abraços!
    Blog com novo template e de volta ao ar'

    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu post, eu também gosto muito desse mês.
    Desses livros que você citou eu não li nenhum :/ #chateada
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A UM DELINEADOR PRETO DA MAC
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse tem sido eu nos últimos... 3 meses, mais ou menos. A cada três livros lidos, resenho um. Dos 5 citados por você, li três. O da Agatha é o meu favorito dela (e primeiro lido), juntamente com Os Crimes ABC. Jogos Vorazes e Em Chamas já li e gostei bastante. Pena não ter achado a mesma coisa do último. Gostei da lista :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!
    A Agatha é sempre muito boa, né? "O Assassinato no Expresso do Oriente" tem uma resolução que só a Dama do Crime poderia criar ;)
    "O Oceano no Fim do Caminho" é a minha próxima leitura! Estou bem ansiosa porque nunca li Neil Gaiman, mas todos os comentários que leio sobre esse livro são só elogios. Pena que você não fez resenha dele.
    Li "Jogos Vorazes" no final do ano passado e até agora não consegui ler "Em Chamas". Mas pretendo dar um jeito nisso até o final deste ano. Até lá, estou fugindo de todo e qualquer comentário, pôster ou trailer do filme para evitar spoilers, rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    A Agatha é sempre muito boa, né? "O Assassinato no Expresso do Oriente" tem uma resolução que só a Dama do Crime poderia criar ;)
    "O Oceano no Fim do Caminho" é a minha próxima leitura! Estou bem ansiosa porque nunca li Neil Gaiman, mas todos os comentários que leio sobre esse livro são só elogios. Pena que você não fez resenha dele.
    Li "Jogos Vorazes" no final do ano passado e até agora não consegui ler "Em Chamas". Mas pretendo dar um jeito nisso até o final deste ano. Até lá, estou fugindo de todo e qualquer comentário, pôster ou trailer do filme para evitar spoilers, rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ano passado eu fiz uma retrospectiva. Geeente, já vai acabar o ano!? Como assim!?
    Esse ano o blog anda devagar, acho que não vai rolar retrospectivas.

    Desses, só tenho o da Agatha. E mesmo assim está a dois séculos na minha estante e eu sem paciência para ler.
    E não sei o porque de Jogos Vorazes não me atrair tanto...

    Beijo, Boa Semana :)
    www.milalices.com.br/2013/12/voltei-cantar.html

    ResponderExcluir
  11. Agatha Christie *-* é a minha autora favorita! adorei o blog! amo ler e também escrevo, sei como é trabalhar assim... Parabéns! O blog é maravilhoso *-*
    http://www.reticenciasblog.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!