E para fechar essa retrospectiva com chave de ouro, vamos de ''Surpresas Literárias''. Listei cinco títulos surpreendentes que superaram minhas expectativas de um modo especial este ano. Os mais marcantes de 2013 para mim, sem dúvida. São leituras que recomendo a todos, inclusive. Vejamos alguns breves comentários...
_

Aprendendo a Seduzir (Patricia Cabot): Tem resenha do livro no blog! Leitores, jamais pensei que fosse curtir tanto uma história de Meg Cabot. Sim, esse livro é da Meg! Ela o escreveu sob o pseudônimo de Patricia. Como escritora famosa, acredito que a maioria de vocês devem saber que o gênero que ela costuma escrever é o chick lit (vertente que eu dificilmente leio). Mas, desta vez, ela aposta em um romance clássico e (para a minha total alegria) acerta lindamente. A trama se passa na Inglaterra, na era vitoriana. Sua personagem principal, Lady Caroline Linford, foi uma das personalidades mais notórias (apesar de ingênua, pensa sempre a frente). Além de inteligente, a história possui ótimas pitadas de humor, sedução e mistério. Era algo que poderia cair na mesmice, mas foi peculiar. Até o final, um tanto previsível, me agradou bastante. Em resumo, afirmo que esta é uma leitura obrigatória para os fãs do gênero.


P.S. Eu Te Amo (Cecelia Ahern): Tem resenha do livro no blog! Antes da obra pautada eu tinha uma pequena aversão à autora. Anteriormente, tive a oportunidade de ler outro livro dela que em nada me agradou. Mas, desta vez, me deparei com um acervo de especialidades me fascinaram! Cecelia acerta muito quando decide em não focar no drama que foi a morte do Gerry. Houve a dor da Holly, sim, mas também há um considerável envolvimento dos demais personagens (seus pais, irmãos e melhores amigos...). Isso deu uma pitada especial na trama, que acaba te fazendo rir, te emociona e ainda faz com que vivencie toda a situação de pertinho. É um livro incrível, que trata do real... da superação, da vida e da morte. Recomendo sem medo de errar.


Quando Você Voltar (Kristin Hannah): Tem resenha no blog! Maravilhoso define! Minha segunda experiência com a autora, e mais uma vez ela mostrou que só escreve afim de te emocionar... de te fazer refletir. Um livro que mostra, acima de tudo, a face do ser humano diante de suas maiores fraquezas, apresentando de forma real o quanto somos capazes de amadurecer diante das provações da vida, ou dos nossos próprios erros. É um drama gostoso de ser lido, reflexivo mesmo nas ações mais simples, triste, carregado de saudade, e peculiar de uma forma encantadora. É uma história baseada no legítimo, mas igualmente impactante. Indico demais! Aproveito a oportunidade para indicar também a leitura de Jardim de Inverno (é maravilhoso!).


A Espetacular Vida da Morte (MJ Macedo): Tem indicação do livro no blog! Um dos livros mais divertidos que já li. É original, carregado de humor, muito bem escrito e que trata a morte de uma forma cômica e surreal (mas extremamente interessante). Esse é o tipo de história que vai te prender do início ao fim, porque além de criativo, ele é característico por ser bastante visual. O desfecho, porém, é um pouco morno, mas com uma pegada geral muito bem conduzida. Alerto que, para o total aproveitamento, é necessário ter um excelente humor. E sabe o mais bacana disso tudo? O criador é nacional. Fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer o trabalho do MJ Macedo... desejo muito sucesso a ele! E recomendo demais o livro!


Dançando Sobre Cacos de Vidro (Ka Hancock): Tem resenha do livro no blog! Eu precisei favoritar esse livro, porque... ele me surpreendeu de um jeito maravilhoso! Me envolvi tanto, que acabei vivenciando todos os acontecimentos pertinho dos personagens. Um sick lit maduro, intenso, reflexivo e emocionante até nos gestos mais simples. É doce, triste e real. Aprendi uma coisa muito importante com esse livro, inclusive... que devemos seguir nossos ideais, e que a fé, seja em alguém ou em alguma expressão religiosa, não deve ser contestada; que devemos lutar por aqueles que amamos; e que tudo na vida, tudo que nos acontece, por mais absurdo que seja, tem um propósito. Até o desfecho da trama, um tanto previsível, me emocionou. As particularidades empregadas pela autora fizeram desta história um relato delicado e chocante, que com certeza deve ser lido aos adeptos do gênero. Indico!



Convido vocês a recomendarem seus cinco melhores livros do ano, também. Vamos todos compartilhar experiências literárias, e relembrar boas leituras...
Até mais!

5 Comentários

  1. Olá, Fran! Dessa lista eu comecei a ler apenas Aprendendo a Seduzir (pretendo finalizar a leitura sim, haha), mas gostei de conhecer o livro do MJ Macedo, gostaria muito de conferir.
    Gostei da sua ideia de post, é bem inspiradora.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Tenho muita vontade de ler os últimos quatro, sendo que A Espetacular Vida da Morte eu descobri aqui. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei! vou tentar comprar todos dessa lista kk amei seu blog linda!

    http://estante-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, não sei se vc viu mas fiz um post sobre minhas 13 melhores leituras do ano, olha no blog. Desses que vc listou só li Dançando sobre cacos de vidro, gostei mas não chegou a ser o melhor do ano não, mas entendo seu ponto de vista. No caso dos outros já anotei as dicas. Beijos e feliz natal!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler Dançando sobre cacos de Vidro e Aprendendo a Seduzir, espero que em 2014 possa estar entre a meta de leitura.

    Bjs Fran e boas férias.

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!