Não costumo fazer metas porque procuro ler o que me dá vontade; o que condiz com o momento. Às vezes até crio uma listinha de próximas leituras, mas de nada elas valem porque outros títulos acabam furando a fila (haha!). Mas, recentemente, resolvi listar algumas obrigatoriedades (sem critérios específicos), e estou me propondo a lê-los durante todo o ano (não há uma ordem exata). Claro que irei desfrutar de mais coisas, mas esses seis livros que comentarei abaixo são aqueles que não poderão faltar em 2014, e eu gostaria de compartilhar isso com vocês. Vamos lá?

Crônicas de Uma Morte Anunciada, do Gabriel Garcia Márquez, está nesta lista porque, primeiro, essa obra já estava em minha mente há algum tempo, e sua proposta me desperta muito o interesse. Segundo, eu nunca li nada do escritor. E terceiro, porque decidi me dar a oportunidade de conhecer novos autores que até então eu não tive a oportunidade de ler. Vejo a trama como algo diferente das leituras avulsas que tenho realizado ultimamente, e eu estou mesmo precisando saborear algo novo. Portanto, neste caso, é a junção do útil ao agradável.

O livro seguinte tem mais ou menos as mesmas justificativas do anterior. As Intermitências da Morte, de José Saramago, eu conheci melhor através de um vlog literário do youtube, e fiquei simplesmente apaixonada pela premissa. Como morro de vontade de ler algo do Saramago (nunca li nada dele, pasmem!), pensei que esta seria a oportunidade ideal. Na realidade, Ensaio Sobre a Cegueira, um dos seus títulos mais conhecidos e aclamados, sempre fora minha primeira opção. Mas, não sei o porquê decidi começar por este que vos apresento. Ele é diferente, não é tão extenso, parece ser bem inteligente, e acho que para o contato inicial será uma experiência satisfatória.

Minha terceira leitura obrigatória é uma obra que está mofando em minha estante há muito tempo (quatro anos, para ser mais precisa). O Guardião de Memórias, de Kim Edwards, divide opiniões, mas lembro de que desde sempre sua sinopse me instigou bastante. Por isso, em uma oportunidade qualquer, o comprei a fim de tirar minhas próprias conclusões sobre a história. Mas desde então surgiram várias outras leituras, e assim o tempo foi passando... enfim, de 2014 não passa, gente. Prometo!

Os próximos dois títulos fogem totalmente do contexto dos três primeiros. A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Askaban, escrito por J.K. Rowlling, são respectivamente o segundo e o terceiro livro da saga Harry Potter, uma das narrativas mais amadas e aclamadas de todos os tempos. O fato é que eu tenho todos os livros em casa, mas só li o primeiro e o último. Sim, isso mesmo que vocês leram! Talvez eu seja um pouco anormal... e não que eu não admire a trama, só não me considero uma fã de carteirinha como muitos, e por isso me acomodei. Mas, calma! Enfim resolvi tomar vergonha na cara e ler pelo menos dois livros da saga este ano. Vamos ver no que isso vai dá...

O último livro que listei foi A Esperança, de Suzanne Collins, último livro da trilogia Jogos Vorazes. E o motivo da leitura é justamente esse, finalizar de uma vez mais um ciclo; mais uma história. São tantas as séries, trilogias, quadrilogia... é por isso que as tenho evitado o máximo possível. Mas adorei conhecer o início e meio dessa distopia tão peculiar, e estou ansiosa por seu desfecho. Dizem, no entanto, que é o pior livro dos três. Será?

Então é isso. Se alguém tiver alguma dúvida sobre o que cada livro se trata, basta clicar no título que logo será redirecionado ao skoob. ;)  No mais, peço a opinião de cada um... você já leu algum dos livros citados? Até mais!


13 Comentários

  1. Também preciso ler os de HP e Jogos Vorazes!
    O primeiro, adorei o nome e já entrou pra lista.
    Aproveita o início do ano para pegá-los, acho que é bem mais animador.

    Adorei o novo layout, ta lindo ♥

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran. Fazer lista de próximas leituras e sempre frustrante porque nunca conseguimos seguir a ordem imposta e vamos sempre pela intuição (risos), mas selecionando os livros para ler em momentos aleatórios dá super certo. Também quero ler esse ano algo do Gabriel Garcia Márquez (especificamente esse livro que você citou) e outro do Saramago (qualquer um). Quanto aos outros não preciso dizer que Harry Potter é maravilhoso e A esperança foi um pouco decepcionante para mim. Abraços!

    Boas leituras.

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, você não e anormal por não ter lido Harry Potter, Fran. Conheço bastante gente que não leu, ou ainda que não gosta (O_O), rsrsrsrsrs
    Já li a série dos Jogos Vorazes, e na minha opinião esperava que a autora fosse dar um desfecho histórico à série, mas apenas falarei isso para não desanimá-la xD

    Boa leitura :D

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não gosto do termo leitura obrigatória porque eu sempre empaco nesse tipo de coisa, rsrsrs. Mas adorei as metas, também preciso continuar lendo HP, terminei no quarto volume.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O que posso dizer? Só li A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban. :P Mas é uma bela seleção de títulos. Também não costumo fazer listas pois não adianta. Minha meta, no entanto, é o conteúdo daquela foto. Mas já li dois, quase três. Haha

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da listinha de leitura ;) HP fiquei só no filme mesmo RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Minha meta de leitura é COMEÇAR a ler HP!
    E olha que nunca dá certo!
    Adorei a listinha, boa sorte *--*
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fran querida adorei o post e tédio ensejo sucesso nas leituras.
    Eu sou suspeita para falar, adorei os livros do HP, leia vc vai gostar.
    Sobre a série Jogos Vorazes gostei dos três livros, acredito que cada um é bom do jeito que tem que ser.
    Também tenho O guardião de memórias e também preciso ler. Enfim Bjos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom?
    Ainda estou entendo como alguém começa Jogos Vorazes e Harry Potter e não termina de uma vez hahahah E ainda não acredito que você leu o primeiro e o último! ahhaha
    Mas as suas escolhas foram ótimas!
    Também não gosto muito de ficar fazendo metas porque isso atrapalha minhas leituras, também prefiro esperar o momento certo para ler cada livro.
    Tomara que consiga ler todos!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Francielle.
    Ano passado eu fiz uma lista como essa, mas foram 10 livros, infelizmente só li 4 dos selecionados, acabei me distraindo com outras leituras.
    Dos livros que você citou, já li Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olaaá, não gosto muito do termo "obrigatório", prefiro usar "meta" , porque você tem o objetivo, e quando possível irá ler. Confesso que quando sou obrigada a ler um livro, perco o interesse, mesmo que o livro seja uma maravilha. uahuhaua
    Que bom tem Harry Potter nessa lista, eu sou uma potterhead nata! Já li os livros tantas vezes que nem lembro mais quantas foram. Já o livro a Esperança, está na minha meta do ano, pretendo ler antes da estreia do filme!

    Espero que consiga ler todos!
    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
  12. Tbm não gosto de fazer listas de leitura porque, como vc, sempre furo e escolho aquilo que me dá mais vontade de conhecer no momento, rsrs. Dos que vc citou, só li os dois do Harry Potter e não me arrependo. Acho os primeiros livros da série muito gostosos, mas no 5º travei (a chatice do Harry estava me irritando >_<) e nunca mais consegui retomar a leitura!
    Tbm ainda não conheço a trilogia Jogos Vorazes, mas tô louca pra ler!
    Boa sorte com suas leituras!
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu também nunca li nada do Saramago acredita?
    Shame on me!
    E todo mundo fala que ele é amor <3
    Mas como Potterhead preciso dizer que você teeeem que ler toda a série do Harry esse ano, você vai amar!

    Beeeijos

    Leituras de janeiro no blog: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/02/leituras-01-janeiro-de-2014.html

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!