O Drops Literário, inicialmente, tinha como proposta a interação conjunta – de toda a equipe do Universo  em uma única postagem. E deu certo! Quem conferiu os dois primeiros posts da coluna viu que a ideia funcionou. Mas, a partir de agora, todos os drops terão (além da minha participação) a colaboração de algum convidado, seja blogueiro ou leitor amigo. A concepção continua a mesma: atingir a todos e dinamizar nossas publicações.


Drops Literário, inspirado no Book Blogger Hop das meninas do Murphy's Library, é uma conversa de caráter transparente que tem como objetivo dinamizar as discussões que andam tomando conta da blogosfera. A intenção é fazer com que todos os nossos leitores interajam e opinem sobre
Sem periodicidade definida.


E a nossa primeira convidada é a Gabriela, do blog Constantes & Variáveis. Foi ela, inclusive, quem propôs o tema dessa conversa. Portamos, aqui estamos para falar um pouquinho sobre as narrativas da ficção literária que trazem como cenário algum momento marcante da história do mundo. Essa é a nossa opinião, e, com ela, algumas breves indicações de obras da literatura estrangeira. Confira!

Cena do filme ''A Menina Que Roubava Livros'', inspirado na obra do autor Markus Zusak.

Fran: Eu particularmente gosto bastante de enredos que trazem como pano de fundo momentos históricos que de fato aconteceram. Isso me dá a oportunidade de escolher por qual época eu irei me aventurar, e eu acabo sempre selecionando aqueles que mais me instigam. Não posso deixar de ressaltar que, claro, essas tramas se sustentam entre uma narrativa histórica e literária, onde o real coopera com a ficção. Assim, nós acabamos tendo em mãos um emaranhado de informações e uma teia de comunicação ampla. Acho que, a depender dos elementos fictícios, essas narrativas só vem a acrescentar... eu as vejo como uma excelente oportunidade de interpretação/explicação do espaço social que um dia marcou a nossa história.

Gabi: A sensação que tenho é de que esse tipo de literatura nos permite ter uma visão melhor de uma época em que não vivemos. Quando você apenas lê fatos e dados em um livro de História, por exemplo, parece algo distante da nossa realidade e por vezes até monótono. Mas se você tem uma história fictícia entrelaçada, parece algo vivo. Você pode até pensar "talvez meus antepassados tenham vivido uma situação semelhante". Foi mais ou menos o que senti lendo A Menina que Roubava Livros, já que a 1ª e a 2ª Guerra levaram muitos europeus a buscar uma nova vida no continente americano, e eu sou descendente dessas gerações que passaram por dificuldades que sequer sonhamos.

Fran: Das leituras que li dentro dessa vertente, posso citar A Vida em Tons de Cinza e O Menino do Pijama Listrado. Ambos, apesar da ideia distinta de desenvolvimento, também se passam na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. É um fato que parece instigar a todos, mesmo para aqueles que não curtem muito estudar História. Logo, se aventurar por essas narrativas é uma ótima pedida de aprendizado... e uma forma de vivenciarmos o horror da época, também. Além desses, há outro estilos de obras que nos levam por culturas e sociedades diferentes, a exemplos dos romances históricos. Neles podemos presenciar os costumes de séculos passados; figurinos deslumbrantes; cenários requintados; música impactante em bailes de alta temporada; e uma exorbitante riqueza. É uma overdose cultural, histórica e educativa.

Gabi: Além da obra de Zusak que citei, li Tudo Abaixo do Céu, da espanhola Matilde Asensi. A história se passa na China durante a década de 1920, e contém uma trama cheia de aventura intricada com a cultura e História chinesa. Além disso, conta com um epílogo que acompanha os personagens até os tempos atuais. Então além de um viagem no tempo foi uma jornada pela História Mundial. Até livros mais contemporâneos podem se encaixar nesse contexto, como no caso de Querido John, de Nicholas Sparks. Nesse livro o protagonista é um soldado americano na Guerra do Iraque, e apesar desse marco não ser o foco principal, acaba mostrando momentos do cotidiano desta. O que mais gosto nos livros desse gênero é realmente a oportunidade de acompanhar a vivência de pessoas comuns durantes os períodos que marcaram a história. Como a população lutava para sobreviver enquanto grandes líderes (fossem que fossem) só se importavam com o poder. É só escolher o fato ou a época, e você é transportado para lá.


E você, o que acha das historias reais na ficção literária? Queremos saber a sua opinião!
Até mais!

11 Comentários

  1. Olá, meninas. Gostei do tema do Drops Literário, acho que veio na hora certa. Li O Menino do Pijama Listrado, A Menina Que Roubava Livros e alguns sobre a II Guerra Mundial e devo dizer que tudo fica mais interessante quando a História é pano de fundo para uma criação fictícia; fica mais fácil ler, mais envolvente, retrata as pessoas comuns da época e ainda te ensina muito.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto!
    Claro que se for uma adaptação bem feita!
    Muito legal o post
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Fran, agradeço mais uma vez pelo convite e é ótimo ver o post pronto. Adorei o resultado final, além de que foi ótimo poder discutir sobre esse assunto com você. Ficção histórica e nossos livros queridos. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus temas literários favoritos. Ainda que tenha todo o peso (negativo) histórico, amo as literaturas que abordam o período da segunda grande guerra. Vocês puseram dois perfeitos exemplos: A Menina Que Roubava Livros e O Menino do Pijama Listrado. Há também O Caçador de Pipas, que aborda os problemas afegão na década de 1970, e por ai vai. Ótimo drops :)

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que ótima essa coluna!
    E o mais bacana é conhecer novos livros, por exemplo ainda não conhecia esse 'Tudo Abaixo do Céu'
    Eu tenho meio com pé atrás com escuto/leio o famoso 'baseado em fatos reais', principalmente em filme de terror haha

    Eu to pra assisti a adaptação do Zusak, antes de ler mesmo para não rolar estresse haha

    Esse post me lembrou que eu não era muito boa em História, na época de escola =(

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Amei a coluna!
    É bem legal conhecer a opinião de cada pessoa!
    Meu livro "O Menino de Pijama Listrado" ainda vai chegar, não vejo a hora de ler!
    Gosto dos livros que tratam do Ritler - é assim que escreve? -.

    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de histórias com pano de fundo histórico, além do entretenimento aproveitamos para ganhar conhecimento, afinal aprender pode estar junto com diversão.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Geralmente histórias assim sempre são as melhores, eu gosto muito de ler livros que tenham partes que já tenham acontecido.
    Clique aqui e concorra a ganhar qualquer produto da loja Sammy Dress no valor de até 15 dólares!
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, meninas!
    Adorei a ideia do post, parabéns!
    Gosto muito de histórias com fundo histórico, desde que não exijam conhecimento prévio obrigatório. É interessante quando o próprio livro te dá o panorama sobre aquele período.
    Segunda Guerra Mundial é um dos temas que mais me chama a atenção, normalmente rende histórias com grande carga dramática e muita profundidade.
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Essa sua frase diz tudo que concordo: " O que mais gosto nos livros desse gênero é realmente a oportunidade de acompanhar a vivência de pessoas comuns durantes os períodos que marcaram a história. Como a população lutava para sobreviver enquanto grandes líderes (fossem que fossem) só se importavam com o poder. É só escolher o fato ou a época, e você é transportado para lá."
    Fran estou adorando esse tipo de post e espero ver muitos outros e a temática dessa vez foi maravilhosa. Como vc percebeu adoro esses livros onde a história serve de inspiração!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Sempre gosto de ler livros com temáticas históricas. Essas histórias nos tiram da monotonia dos livros de histórias da escola e nos leva para uma "realidade" diferente da que estamos acostumadas a ler nos livros didáticos. E o mais interessante é que, quando lemos esse tipo de narrativa e logo que a concluímos temos a vaga impressão (pelo menos é assim comigo) de que sempre soubemos do assunto.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!