Título: O Duque e Eu (Cortesia cedida pela Editora Arqueiro)
Autor: Julia Quinn
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580411461 
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne, afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida. 

Comentários:

O Duque e Eu é o primeiro livro da série Os Bridgertons, escrito por Julia Quinn. Como gênero, podemos enquadrá-lo como um romance de época caracterizado pelas particularidades dessa vertente literária: romances impossíveis do século passado (ou nem tão impossíveis assim); figurinos deslumbrantes; cenários requintados; música impactante em bailes de alta temporada; e uma exorbitante riqueza.

Darphne e Simon se conheceram na chamada ''temporada'' da belíssima Londres, época em que bailes são promovidos com o intuito das moças solteiras com idade para se casar serem apresentadas aos moços solteiros. A primeira Bridgerton a ter um romance na série de Julia sempre fora muito a frente de sua época, astuta e decidida. Já o duque de Hastings é um rapaz rico, sedutor, mas com sério traumas de infância, já que crescera sem o afeto dos pais.

A trama é característica porque, no geral, foi muito bem construída: linguagem excelente, capitulação mediana, ótimos ganchos e passagens, e narrado em terceira pessoa com a visão dos dois personagens centrais. A história ganhou vida porque a escrita da autora é tão dinâmica, que a impressão é que estamos observando cada cena com precisão. Outra fator verossimilhante são os personagens, que conquistam por suas personalidades fortes. Todos são muito notórios, principalmente a mãe de Darphne, Violet, e o irmão dela e melhor amigo de Simon, Anthony. Se apresentaram com o comportamento da época, e, ao mesmo tempo, com um tom descontraído e característico.

Uma das coisas que me agradou foi a forma como a escritora decidiu iniciar os capítulos do livro, todos por meio de crônicas de uma coluna social de fofocas da época. Elas são escritas por uma Lady que mostra saber de tudo que se passa entre as notáveis famílias londrinas, mas, aparentemente, ninguém a conhece. O mais bacana é que essas notas dão uma breve indicação do que encontraremos a seguir. A ideia deu tão certo, que o epílogo termina com a mesma pessoa escrevendo uma nova ''notícia'' para a sociedade, deixando uma ponta solta para o que estaria por vir. Muito bom!

Gostaria de destacar um outro ponto bacana do livro. Apesar da história centrar na família Bridgertons, no prólogo da trama temos de forma resumida a história do Simon, desde o seu nascimento. Sua infância o marcou, e não foi de uma forma totalmente positiva. É a partir daí que passamos a entender mais ou menos o porquê dele prometer a si mesmo que jamais casaria. A autora faz esse relato de forma objetiva, sem devaneios, mas igualmente bem explicado.

Apesar de previsível e um pouco clichê – pois de fato a fórmula de estruturação da trama transpareceu ser repetitiva (dentro dessa vertente literária) –, a história mostra ser inteligência e com ótimas tiradas de humor no desenrolar dos fatos. Com isso, Julia Quinn consegue prender o leitor. Confesso também  que, mesmo acreditando que este romance não duraria muito, acabei sedendo e torcendo muito pelo casal protagonista.

Assim, eu indico o livro aos aspirantes dos romances clássicos, principalmente aos que estão se aventurando no gênero pela primeira vez. Essa será uma excelente forma de conhecer essa descontraída e deliciosa vertente recheada de amor, paixão e muitas conquistas. 

Trecho:

– Anthony, você deve saber que essa é uma das coisas mais tolas que já disse. O duque pode ter sido um libertino, e imagino que ainda possa ser, mas ele jamais me seduziria. Nem que fosse apenas pelo fato de eu ser sua irmã. (Pag. 123)


11 Comentários

  1. Gentee quero esse livro *O*
    Não tinha visto falar dele ainda, mas por ser romance de época já ganhou espaço na minha lista de desejados.
    Mesmo sendo previsível e clichê na sua opinião, quero ler hahah
    Beijos
    http://webteentwl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse livro!!! <3
    bJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro um bom romance e esse livro deve ser lindo demais ♥ ótima a sua resenha!
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran Fran ^^
    essa é uma das leituras que tenho como meta em 2014. Mesmo não sendo tão adepta de romances, a literatura de época sempre me encantou. Acho que tem relação com toda essa coisa lúdica de bailes e vestidos maravilhosos que nós já não vivemos mais haha.
    Gostei bastante da sua análise, principalmente por destacar aspectos além da narrativa, e confesso que agora fiquei ansiosa para ler logo ^^
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran! Gostei muito da resenha, gostaria de ler esse livro. Já sou familiarizada com livros românticos históricos (Candace Camp, por exemplo), e mesmo que sempre pareça clichê, é adorável saber mais sobre costumes de uma época, cenários, o jeito de falar e as cenas hilariantes. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Já li muitos elogios a essa série, mas simplesmente não faz meu estilo. Mas como as vezes resolvo arriscar, quem sabe? Adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sou tão doido por essa série, moça... Você não tem nem noção... IUAHSUAIHS
    Mas ela enlouqueceria qualquer fã de Inglaterra em eras antigas (e atuais) que desavisadamente pegasse a sinopse para ler. A sua resenha sobre esse livro foi realmente a melhor que li até agora! Muito, muito bom, moça, você escreve muito bem. Faz jus a sua linda carreira (Jornalismo *-*). Amei saber que a linguagem é rebuscada o bastante para dar um charme, mas o que principalmente me chamou a atenção - além da capa que, pelos céus, é linda - foi essa estrutura curiosa do início e do fim do filme, a coluna de fofocas e tal. Amei isso! Amei demais isso. Amei mesmo. Acho essas ideias tão criativas, tão deliciosas. Amei saber que existe isso na obra. ^^
    Beijão! Amei demais o seu Blog. Estou seguindo ele com prazer. ^^


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fran (olha a intimidade, haha).
    Adorei a sinopse desse livro e estou querendo ler já faz um tempão, mas ainda não o tenho.
    Vi muitas resenhas dizendo que não gostaram do livro; a sua é a primeira que vejo positiva sobre ele e tenho certeza que vou gostar de ler! Adoro romances assim! <3
    Suas resenhas são divinas, Fran! Adoro teu modo de escrever!
    Bjos,

    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
  9. Fran que resenha mais profissional, vc está chic em menina!!! Brincadeira, adorei porque vc não liberou spoiler, fico pra morrer qnd acontece enfim solicitei esse livro e estou no aguardo.
    Beijos lindeza!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Francielle, gostei muito de sua resenha. Creio que esta seja a primeira resenha que leio desse livro, muito bacana. Acho que sou a única pessoa na face da Terra que até agora não leu nenhum romance de época (-.-' frustração total). Só não gostei da capa, daria para ser mais criativa.

    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran!

    Eu gostei bastante de O Duque e Eu, adorei a escrita da Julia Quinn e da história em si. Achei super bacana o início dos capítulos serem com trechos da coluna de fofoca. Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!