O Universo nunca trouxe uma postagem exclusiva que trate sobre produções cinematográficas. Até então. Pensando na estreia do tão esperado ''A Menina Que Roubava Livros'', e no fato de que o livro nunca fora resenhado por aqui, é que eu resolvi comentar com vocês algumas poucas coisas sobre sua adaptação. E para abrilhantar esse post, trago como convidada especial a Natália Dantas, do blog Entre Livros e Livros. Nós assistimos o filme juntas no dia da estreia, e nos juntamos para dividir essa experiência com vocês.

Ela quase podia saborear as palavras como eles empilhados em volta dela.


Natália: Bons filmes são difíceis de serem expressados, ainda mais quando se trata de uma adaptação – de mesmo título – que se manteve fiel a sua obra de origem. Esse é ''A Menina Que Roubava Livros'', trama que conquistou uma legião de leitores fãs por todo o mundo, e que manteve sua notoriedade mesmo após anos de seu lançamento.

Francielle: Um dos livros mais sublimes, intensos e ricos que já li. Markus Zusak se utiliza do fictício para nos conduzir a fatos reais que marcaram a história do mundo. Uma história de amor, compaixão, crueldade e morte. Neste aspecto o filme também foi genial, pois desvendou fatos históricos com bastante precisão.

Natália: Emocionante é a palavra que define, tanto a obra como o seu formato visual. Liesel, de um jeito simples, transmitiu inocência e bravura em um mundo devastado pela Segunda Guerra Mundial. E o fato da história se passar nessa época tornou os relatos ainda mais fortes e tocantes. As limitações não impediram a menina e seu amigo, Rudy, de aproveitarem parte da infância, por exemplo.

Francielle: Mesmo sentindo falta de algumas coisas, tenho a plena consciência (coisa já esperada por todos, inclusive) que um livro tão amplo jamais conseguiria ser transmitido por inteiro, como em todas as outras adaptações. No entanto, o filme surpreende por sua fidelidade e semelhança aos fatos de origem. Este foi, sem dúvidas, um trabalho que me impressionou positivamente.

Natália: A lealdade às descrições do livro me agradou, assim como a personificação dos personagens. Os pais de Liesel, por exemplo, foram personalidades fortes, cada um em sua forma. Hans tão simples e amável, e Rosa sempre tão amargurada.

Francielle: E o que dizer de Max Vandenburg? Um jovem condenado por sua etnia e crença, capaz de dar a Liesel a chance de ter uma nova – e singular – amizade, pincipalmente com as palavras.

Natália: O filme, para quem leu o livro há muito tempo (como eu) também serviu como um excelente meio de relembrar os pontos fortes da trama. Portanto, indico!

Francielle: Apesar de não ser completo (o que seria um sonho), o filme é ótimo! É fiel, emocionante, traz nosso ilustre narrador, e nos apresenta um desfecho de arrepiar, assim como no livro. Recomendo!



''Você pode me encontrar nas suas palavras. É nelas que eu vou viver.''
(Max Vandenburg)

13 Comentários

  1. Olá, meninas! Também li o livro há tempos, acho que em 2009, e assisti à adaptação. Achei-o muito fiel, recordei muitas coisas, e a atuação de todos os atores foram ótimas também.
    Eu sempre pego o livro para ler a história que o Max escreveu. Foi bom relembrar a sensação de estar cercada por palavras de uma história incrível.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!

    Eu li A Menina Que Roubava Livros há um tempo e estou louca para conferir a adaptação. Pensei em reler o livro antes, mas acho que não será necessário. Adorei a construção do post, ficou bem bacana ler as opiniões de cada uma de vocês. Acho que deveria haver mais posts assim o/

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. É bem legal convidar outras pessoas para nos ajudarem nos posts pois dessas formas temos duas opiniões, e assim os leitores podem se identificar com alguma.
    Amei o post, aqui na minha cidade não tem cinema -pois é... - então não vi o filme, agora tenho que aguardar o dvd e depois disso eu vou poder assistir.
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/02/se-arrependimento-matasse-almas.html

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ver o filme! Até reli o livro recentemente para me preparar. Ótimo ver que a adaptação foi aprovada, e sei que vou chorar muito assistindo. Ótimo post, meninas!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! O filme é bem gostoso de ver, ficou bonito, mas não emociona tanto quanto o livro, mas mesmo assim eu gostei, foi bem adaptado, é uma história grande e conseguiram passar o essencial no curto espaço de um filme.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi esse filme e já li o livro e não me arrependo viu, o filme é maravilhoso, já até resenhei ele no meu blog, foi muito fiel ao livro, não foi igual, lógico, mas foi um dos filmes mais fieis que eu já assisti sobre um livro, filme perfeito demais ♥
    E adorei essa postagem >.<
    Beijinhos
    You Tube
    Instagram
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeiro de tudo, adorei a postagem dupla; pareceu um debate entre vocês. Segundo, o filme realmente foi muitíssimo bom e garante lágrimas ao telespectador. Alguns aprofundamentos ficaram faltando como você mesma diz Fran, porém não impediu dos produtores destacarem o essencial do livro e transmitir a emoção para a tela. Adorei os atores, o roteiro e até a morte conseguiu me conquistar. Enfim, um filme ótimo, com um livro melhor ainda. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Amei a ideia q vc teve, e super curti o post
    To seguindo aqui e curti a fan Page flor, pode retribui?
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: http://goo.gl/hNmEGx

    ResponderExcluir
  9. Oi Francielle!
    Retribuindo a sua visita ao Paradise Books, preciso dizer que estou muito ansiosa pra ver o filme. Eu li o livro a muito tempo e não me recordo muitos detalhes da história, mas tenho certeza que pelos comentários que tenho lido que a adaptação ficou incrivel.

    Beeijooos

    Leituras de janeiro no blog: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/02/leituras-01-janeiro-de-2014.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que ainda não li o livro e estou esperando ter a oportunidade de ver o filme para decidir se o livro vale a pena. Pode parecer injusto, mas li muitas críticas de pessoas que confio e que não gostaram da história, por este motivo estou apreensiva, rsrs. Mas todos estão elogiando tanto, espero, sinceramente, gostar.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii Fran!!
    Esse livro é ótimo, e deve ser ainda mais lindo no filme.
    Porém eu ainda não assisti, já que aqui não tem data prevista para chegar o filme.
    Mas, já tinha imaginado que o filme não estaria completo. É um livro muito intenso e isso já era de se esperar.

    BEIJO, FRAN!!
    http://porumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran!
    Eu li o livro já faz um tempo e assisti o filme esse final de semana. Como já fazia um tempo desde que tinha lido o livro, não consegui me apegar a detalhes e achei o filme sensacional... Desde a atuação dos personagens até a forma como foi narrada a história, amei e chorei muito, rs!!!

    Beijos!
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
  13. Comentei no blog da Natália e agora aqui. Adorei o modelo de post, parabéns pela iniciativa.
    Ainda não vi o filme, estou meio devagar com cinema, mas quem sabe.
    Confesso que anos atrás não me entendi muito com o livro, mas a ideia dele é ótima!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!