Quem nunca ouviu falar de Clarice Lispector? Impossível. A ucraniana naturalizada brasileira é nacionalmente conhecida, seja por sua história acentuada na literatura e no jornalismo, seja por suas passagens e reflexões marcantes reproduzidas até os dias de hoje. Mas nem todos sabem a fundo como se deu seu trabalho na imprensa e no mercado editorial. Muitos também não possuem conhecimento da sua escrita peculiar e de como seu trabalho era desenvolvido.

Foi pensando nisso que a Editora Rocco publicou uma coleção chamada Clarice na Cabeceira, dividida em quatro livros (Jornalismo, Crônicas, Contos, Romances). Destinado aos curiosos e aficionados em Clarice, essa coleção oferta uma bárbara coletânea de memórias da escritora... um trabalho incrível e que vale a pena ser lido – inclusive, eu tive a oportunidade conferir um deles recentemente, o do jornalismo, e o recomendo demais aos interessados, porque, além de trazer muitos dos textos da autora, é recheado de curiosidades e nostalgia.

Segue abaixo a lista dos livros acompanha de suas respectivas sinopses como indicação para aqueles que ainda não conhecem, ou sabem muito pouco a respeito.


Clarice na Cabeceira: Jornalismo

Uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector, enquanto trabalhava sua ficção, manteve intensa atuação na imprensa, para a qual escreveu cerca de cinco mil textos, entre fragmentos de ficção, crônicas e colunas femininas, para diversos jornais e revistas, e realizou mais de 100 entrevistas, a primeira delas, em 1940, com o poeta Tasso da Silveira. Organizado pela pesquisadora Aparecida Maria Nunes, Clarice na Cabeceira − Jornalismo é uma amostra dessa atividade. Com textos inéditos, a coletânea traça um panorama do jornalismo brasileiro, a partir da produção de Clarice Lispector para a imprensa.

Clarice na Cabeceira: Crônicas

Reunião de vinte textos escolhidos por convidados afeitos à obra de Clarice Lispector, Clarice na Cabeceira − Crônicas apresenta uma leitura selecionada de narrativas curtas publicadas entre 1962 e 1973, na revista Senhor e no Jornal do Brasil, e posteriormente agrupadas nos livros ''A descoberta do Mundo e ''Para Não Esquecer''. Abordando temas tão diversos quanto as memórias da infância, a vida, a morte, o amor, o ato de escrever, o silêncio, a maternidade e a indignação, as crônicas ganham sabor especial quando apresentadas por amigos e admiradores de Clarice, que compartilham o impacto da escritora e de sua obra em suas vidas, como Eduardo Portella, Ferreira Gullar, Marília Pêra, Maria Bonomi e Naum Alves de Souza, entre outros. Com organização de Teresa Montero, este livro é a oportunidade de conhecer ''perfeitos momentos da literatura brasileira moderna''. 

Clarice na Cabeceira: Contos

Este é um livro de contos selecionados por leitores. Uma seleção de contos de autora apresentados por 22 pessoas do cenário cultural, como os escritores Luis Fernando Verissimo e Rubem Fonseca, o crítico José Castelo, a cantora Maria Bethânia, as atrizes Fernanda Torres e Malu Mader, e o diretor Luiz Fernando Carvalho. Cada conto é acompanhado de um texto onde eles revelam o quanto as palavras de Clarice Lispector têm repercutido em suas vidas. "Escrevi livros que fizeram muitas pessoas me amar de longe", afirmou certa vez a autora. Clarice na Cabeceira − Contos é uma prova vida disso. 

Clarice na Cabeceira: Romances

Considerada pela crítica brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector criou histórias densas, protagonizadas por personagens que são ao mesmo tempo fortes e repletos de fragilidades. Clarice na Cabeceira – Romances reúne não apenas fragmentos dessas obras, mas histórias que revelam a busca, como a autora mesma dizia, pelo que está "atrás de detrás do pensamento". Seguindo a linha dos sucessos Clarice na Cabeceira, a nova seleção traz o olhar ao mesmo tempo especializado e sensível do jornalista José Castello, organizador da coletânea, e funciona como porta de entrada para a obra de Clarice, assim como uma oportunidade de tê-la sempre à mão.


Espero que tenham gostado.
Até mais!

7 Comentários

  1. Adorei saber dessa coleção, Fran! Li alguns texto da Clarice nas aulas de português, mas nunca tive a oportunidade de ler um livro dela. Essa coleção parece uma boa pedida. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Conheci essa coleção por causa da Fan Page da Editora que deu grande foco para a Clarice... Os livros dela eu ainda não li nenhum, mas tenho vontade de ler, pois uma colega minha que leu falou que adorou hahahaha....
    Beijinhos e adorei o blog :D
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran! Sabia apenas do livro dedicado ao trabalho jornalístico da Clarire(por motivos da nossa futura profissão)... só agora que fiquei sabendo que é uma coleção. Achei ótima a iniciativa da editora Rocco assim podemos expandir nosso conhecimento sobre setores do trabalho da autora não tão explorados.

    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Estou passando por vários blogs para divulgar o blog literário que acabei de criar: enrichthemind.blogspot.com para postar resenhas de livros e coisas relacionadas. Passa por lá? Retribuo as visitas e sigo de volta. Estou super aberta a parcerias e novas amizades!! :D Obrigada desde já e desculpa se não gostar da divulgação, mas espero que compreenda que é necessário quando está começando :( haha. Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran. Quando vi o título da postagem pensei que se tratava apenas do livro voltado a jornalismo, não tinha ciência da coletânea dividida em vários setores. Adorei saber e, como admirador da obra de Clarice, procurarei saber e quiça lê cada uma dessas obras. Obrigado pela dica. Até mais.

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Eu tenho uma dívida vergonhosa com a Clarice. Só li dois livros dela: um de crônicas (A Descoberta do Mundo) e um livro que reúne frases e trechos de diversos livros (As Palavras). Esse último, diga-se de passagem, é perfeito para se ter na cabeceira da cama.
    Quero corrigir essa falha e ler um romance da autora tão logo seja possível, mas e como escolher por onde começar?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa que interessante não sabia dessa coleção, amei e pretendo ter e ler um dia.
    Lembro que na época da escola quando descobri que ela morou na minha cidade Recife, costumava passar na frente da sua casa e ficar imaginando seu dia-a-dia (tem até um projeto para transformar sua antiga casa em espaço cultural, estou na torcida).
    Valeu pela ótima dica!!!! Amei!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!