Através do nosso ''Espaço do Leitor'', a Carol Soledade compartilhou conosco uma inquietação sua sobre um assunto recorrente blogosfera, que também pode ser um receio de vocês. Como prometi responder na íntegra as mensagens recebidas, aqui estou para reproduzir o principal comentário da Carol. Peço a contribuição de vocês para ajudá-la, se possível. Vamos lá!?

Ultimamente muitos livros tem feito certo sucesso, mas a maioria são ruins, e não merecem tal aclamação do publico. Devido á isso, fico com medo de comprar/baixar no kindle e me arrepender. [...] Carol Soledade

E quem não tem medo de se decepcionar com uma leitura? Para muitos, principalmente se a encararmos com muitas expectativas. Eu acho que independente de ser ou não da moda, sempre há chance de gostarmos ou não de determinado livro. Nossos gostos, percepções de mundo e ideologias também contribuem muito para isso.

No entanto, eu entendo a preocupação da Carol, e até concordo com seu questionamento... de fato muitos livros tem muita saída por dois motivos. Em primeiro lugar, porque são criados no auge daquele gênero que simplesmente estourou e ganhou espaço no mercado de livros (como exemplo é possível citar a literatura erótica, que perdeu seu tabu com a chegada da trilogia cinquenta tons de cinza), e a maioria deles acabam sendo vendidos por isso, porque é da moda e porque todo mundo está lendo. Em segundo lugar, posso citar as famosas sagas literárias. Convenhamos que às vezes os autores se perdem na tentativa de criar um enredo maior (que inicia majestosamente, mas depois decai bastante) – e consequentemente mais lucrativo (se é que essa é mesmo a ideia de quem está escrevendo, e eu espero que não seja). A história de muitas trilogias por aí poderiam muito bem estar em apenas um único livro, e ainda assim fariam bastante sucesso. Enfim.

Aconselho você, Carol, a seguir seus instintos na hora de escolher uma leitura, seja ela da ''moda'' ou não. Alguns buscam ler os livros do momento porque querem estar antenados à novidade, ou porque querem ter base para comenta a respeito dentro do grupo social em que convivem. Isso é bom, pois faz a pessoa correr atrás da sua própria opinião a partir de sua avaliação pessoal, e ruim, pois se feito com excesso, essas leituras da moda acabam não dando espaço para aquelas mais antigas que também são do seu interesse.

Em todo caso, saiba que o preconceito literário não é algo saudável para a nossa formação crítica, portanto, a dica é pesquisar bastante (talvez assim você se sinta mais segura)... diferentes resenhas sobre aquele livro que te chamou a atenção é uma ótima pedida, por exemplo. Após uma busca, se seu interesse ainda continuar, encare a leitura sem receios. Se ao término você gostar, maravilha. Mas se ocorrer uma decepção, lembre-se que outros podem ter curtido por questão de gosto mesmo... no fim, você terá adquirido mais uma experiência de leitura, e isso sempre é válido. Nada é totalmente em vão.

Falando por mim, posso dizer que sempre procuro lê o que meu humor pede, o que atiça a minha curiosidade e/ou o que tá me chamando mais a atenção naquele momento. Você com certeza deve fazer o mesmo! Leia o que provoca suas ideias, o que te instiga e o que te faz vibrar, independente do gênero.

Bem, é isso. Gostaria de agradecer a Carol pela participação, e deixo aberto o espaço caso alguém queira dar sua opinião, sugestão ou dica a respeito. Até mais!


6 Comentários

  1. Essa é uma uma ótima questão a ser debatida e é ótimo vê-la sendo abordada aqui. Realmente tem livros ruins fazendo sucesso e bons que mal são conhecidos, mas é uma questão de gosto. Lendo resenhas avalio não só se é positiva ou negativa mas os pontos abordados. Pois as vezes o que agrada a pessoa que escreveu não de meu interesse e visse-versa. Se não fizermos isso seremos apenas "Maria-vai-com-as-outras". E acho que um pouco de decepção as vezes é necessária para valorizarmos mais o que nos deixa felizes. [rs]

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran (e Carol).
    Também me deparo com a mesma situação da Carol. Quando um livro começa a fazer tanto sucesso, fico com um pé atrás, pois isso passa a ideia de ser livros de massa, produzido para atrair, a qualquer custo, a atenção de qualquer pessoa. É claro que cautela é importante, por isso existem os blogs literários, e também, se você leu a sinopse e se interessou, acho que devia tentar ler o livro, apesar de ser modinha - eles também podem te surpreender!

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo e concordo com a Carol. Não consigo entender a necessidade que se criou de endeusar certos livros e coloca-los como "as maiores obras" daquele determinado gênero. Exemplos disso são A Culpa é Das Estrelas, 50 Tons (como foi citado) e até mesmo Divergente, que parece ter desbancado Jogos Vorazes como a maior distopia de todos os tempos (até o lançamento do filme passar). Evito ao máximo julgar os livros e leio para formar minha própria opinião, mas geralmente é o que previa, algo "superestimado" (odeio essa palavra, inclusive).

    Parabéns pelo post, excelente!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A citação da Carol que você colocou no post é muito verdadeira ! Confesso que, ultimamente, não corro para as livrarias ou baixar um livro só pq todos estão lendo; eu demoro de propósito para ler e espero para ouvir/ler o máximo número de opiniões alheias, tanto boas quanto ruins.
    Fico impressionada com o marketing que muitos livros conseguem e se espalha como uma virose; muitas vezes (como a Carol disse) a história nem vinga essa fama toda e continua vendendo. Ás vezes chega a ser revoltante.

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse espaço do leitor, e concordo totalmente com os pontos apresentados e discutidos! Essas "modinhas" às vezes nos encurralam; as opções de literatura realmente envolvente ficam escassas, e vou me aproveitar do que você escreveu para fugir disso o máximo que posso!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o assunto abordado e com certeza concordo com vc que cada um tem sua opinião particular e nem sempre o que é bom para um poderá ser para o outro. Então a melhor dica é pesquisar bastante antes de compra e ler algum livro e claro seguir a fase que vc estiver no momento, se a pessoa for eclética como eu.
    E com o tempo aprendemos a reconhecer os blogs sérios e de opinião confiável!!!!

    Leitura, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!