Hoje é dia de Drops Literário, e o convidado da vez é o Ronaldo Gomes, do blog Livro Sobre Livro.


Drops Literário, inspirado no Book Blogger Hop das meninas do Murphy's Library, é uma conversa de caráter transparente que tem como objetivo dinamizar as discussões que andam tomando conta da blogosfera. A intenção é fazer com que todos os nossos leitores interajam e opinem sobre.
Sem periodicidade definida.


O assunto debatido aqui é bastante propício aos blogueiros literários que sempre possuem consigo uma lista infinita de leituras a serem realizadas, como nós; e aos demais leitores assíduos e suas incansáveis metas de leitura. Convidamos você também a participar dessa discussão saudável dando o seu parecer sobre o tema. Ressalto ainda que a escolha desta abordagem foi inspirada em uma das reflexões do jornalista e editor de livros da Revista Época, Danilo Venticinque. Vamos lá!?

"As palavras pesam muito." (A Menina Que Roubava Livros)

Fran: Em um país onde leitores frequentes ainda são considerados insuficientes, muitas pessoas parecem viver de livros, sejam elas donas de blogs ou não. São leitores frenéticos e assíduos, e essa insaciável sede reflete essa realidade. As chamadas ''metas literárias'' também contribuem para o aumento significativo de leituras, e isso (parece) está se tornando cada vez mais eficaz no que diz respeito à redução da infindável lista de livros a serem lidos. Mas a preocupação de muitos estudiosos está em como essas leituras têm sido desenvolvidas, porque a ansiedade que muitos de nós possuímos para realizar tantas leituras, às vezes, atrapalha a nossa capacidade de reflexão sobre o que se está lendo. Por isso o ''como você lê importa muito mais do que quanto você lê'', pois a frase nos remete a uma reflexão sobre nossos atos enquanto leitores, para pensarmos melhor no que estamos buscando ao realizar determinadas leituras; para que nossas gratificações sejam alcançadas; para que o nosso poder de concentração e pensamento sejam aproveitados. Não deixemos de consagrar nossas leituras por conta da incansável vontade de realizar tantas outras. E eis o grande clichê: quantidade nunca foi qualidade... somos leitores porque lemos, independente do tipo de leitura, e não pela quantidade de coisas que lemos. Matutemos sobre isso.

Ronaldo: O desejo incontrolável de ler um livro atrás do outro não é dos maiores ''pecados literários''; é até uma virtude, se pensarmos direitinho. Mas como toda ação tem uma reação, as metas literárias, muitas vezes, acabam se tornando um empecilho na vida do leitor. É bem verdade que traçar metas é um modo eficaz de manter um ritmo padrão e constante nos seus ''objetivos literário'', porém, quando a importância da qualidade é ofuscada pela importância da quantidade, temos um grande problema. Ora, se o valor real de ter uma obra em mãos e lê-la é entrar em um universo paralelo e se proporcionar momentos de prazer, por que deixar a exigência de ler mais rápido sobrepujar isso?! O que precisa-se entender quando sentamos e preparamos um ''cronograma'' com nossas leituras futuras, é que estamos apenas criando uma ordem mutável das histórias que pretendemos começar e terminar, não delimitando as possibilidades que encontrarmos no meio do caminho. E o que importa de tudo isso não é ler ''mais'' ou ''menos'', é apenas saber que a cada livro lido, mesmo que num ritmo menos acelerado, estamos um passo à frente de quem ''ler só por ler''; de quem leu só para mostrar que é leitor.


E você, o que pensa sobre quantidade e qualidade de leitura?
Até mais!

10 Comentários

  1. Esse ano eu estou participando de um desafio, o objetivo é ler 52 livros em um ano, a principio eu achei que seria difícil e que eu não iria conseguir já que minha média era de 30-40 livros por ano, porém já estou bem adiantada e acho que vou ler mais do que isso.
    Eu não acredito que a quantidade seja o mais importante, mas o desafio me mostrou que eu consigo ler mais livros, não por ler mais rápido, mas por ler mais, gastar mais tempo lendo e pra mim isso tem sido bem legal. Mas se o desafio me deixasse estressada e preocupada demais com a quantidade de livros lidos eu com certeza o abandonaria, afinal o objetivo primário da leitura é me fazer viajar e me divertir, não deve ser uma obrigação chata.
    Gostei do tópico.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  2. Fran como sempre seu blog está cada dia melhor e abrindo espaço para reflexões importantíssimas para um leitor crítico. Parabéns e continue assim!!!

    Antes de me tornar blogueira lia uma média de um livro por mês e era feliz assim; mas depois quando entrei de corpo e alma na blogsfera passei a me perguntar como as blogueiras conseguiam ler tantos livros e tão pouco tempo???? A partir da dai comecei a me desafiar e hoje seu qual é o meu limite sadio de leituras por mês. E como vcs falaram otimamente no texto acima, hoje sei que não adianta ler muito e não conseguir absorver quase nada da história. Hoje voltei a saborear minhas leituras, diminuir o ritmo e estou lendo ao meu tempo. Claro que para isso propus algumas metas para me ajudar, mas nada que me prendesse nem me deixasse com a consciência pesada por estar lendo isso ou aquilo, nem me cobrando um número x de livros por mês!!!
    Hoje sou uma blogueira - leitora mais feliz porque tenho consciência do que realmente importa para mim, mas para isso precisei passar por várias loucuras que a blogsfera nos impõe. Então acredito que todos precisam passar por esse caminho inicial para em determinado momento perceber o que pode ser aproveitado e o que precisa ser descartando.

    Enfim acredito que o importante é o leitor ter consciência do que está fazendo e ser feliz. Seja com quantidade ou qualidade. O que não pode é recriminar quem lê muito ou pouco, cada um tem seu tempo. Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que muitos leitores se preocupam mais com a quantidade (As vezes só para ficar se gabando que leu trocentos livros em um mês) do que com a qualidade. Afinal, o livro na maioria das vezes traz algo que nos faz refletir nem que seja por um mero detalhe de nossas vidas, sendo uma ação que tenhamos feito, um pensamento .... enfim, um livro tem sempre algo para nos acrescentar. E, infelizmente o povo acaba muitas vezes, lendo, sem refletir, sem pensar direito, sobre o que esta acontecendo, sem concluir o que a obra está querendo nos dizer.


    David- Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa ideia .. O post ficou maravilhoso :]

    Bom, na minha opinião, estabelecer uma meta de leitura é bom para o leitor que deseja se organizar em suas leituras ou deseja se superar. Mas isso não significa que ele não terá qualidade em sua leitura, pois tem pessoas que leem rápido mas entendem o que estão lendo, e outras pessoas que leem devagar e não entendem. Bom, acho que vai de cada pessoa. Eu utilizo as metas para poder me organizar, pois possuo muitos livros que ainda não li e estou constantemente comprando novos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Até tento fazer metas literárias, mas acabo por não cumpri-las. Demoro o tempo que for necessário para ler um livro e não me importo. Prefiro entender realmente a história do que apenas ter lido e depois não ter entendido nada. Ótima ideia para o post! ;)

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fran e Ronaldo.
    Gostei do tema do post. Essa discussão lembra-me de meus tempos de "Clube do Livro", quando eu lia os livros não porque estava a fim de lê-los, mas porque precisava criar a análise. Isso não foi produtivo, acho que teria os apreciado melhor se não tivesse essa meta. Livros que a gente lê porque está com vontade são os melhores sempre. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran! Tudo bem?
    Em relação a este assunto já li muitas vezes que quando as pessoas leem um livro muito rápido elas tem tendencia a esquecer ele mais rápido ainda, por tanto eu sempre tenho um tempo para ler, mas muitas vezes coloquei metas, porém nem sempre acontece como o planejado e eu já fiquei muitas vezes sem cumprir, pois realmente não dá tempo de se programar e ler todos os livros que programou, agora então mudei minhas táticas e coloco somente uns três livros por mês, mas cada um eu leio com bem mais calma e assim não me complico... E para mim quantidade não é que você é um excelente leitor, para blogueiros só reconhecemos o quanto eles se aprofundaram no livro por suas resenhas...
    Acho que é isso ^^.
    Beijinhos
    T.P
    4 You Books
    P.S: E qual blogueiro não tem aquela lista imensa de livros para ler? hahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Impressionante como os temas daqui são sempre muito bem escolhidos. Não sou de fazer metas de tipo nenhum pois nunca consigo cumpri-las por motivos de força maior. Mas já tive o péssimo hábito de querer ler o mais rápido possível. Hoje dedico a cada livro o tempo que for necessário, pois cada um tem sua complexidade particular e requer reflexão no mesmo nível.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu, diante de muitas pessoas que vejo, leio pouco. Há quem leia 8, 9 ou até mesmo 10 (ou mais) livros em um mês! Tenho ficado em 3~6. Como citado, não me importo muito se estou demorando ou não, mas sim se estou mergulhado naquilo que estou lendo. Um exemplo prático foi ter lido "A Guerra dos Tronos" 6 dias a menos do que gastei lendo "Divergente". Há também a questão da complexibilidade do livro, já que algumas leituras fluem tão rápido que nem se percebe, quanto a outras requer bastante atenção em ambiente, personagens, caracteristicas, etc... Enfim, não julgo quem seja uma "metralhadora de leitura" desde que absorva aquilo.

    Ps.: Submarino influencia isso com suas promoções, haha! (Brincadeira)

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran!
    Realmente, nossas listas infinitas de leituras estão sempre nos assombrando e nos fazendo ficar ansiosos para ler mais em menos tempo. Também acredito que as metas ajudem a nos organizarmos e cumprir nossos objetivos, mas também concordo com o Ronaldo quando ele diz que, às vezes, essas metas se tornam empecilhos. Isso acontece quando nos privamos de uma leitura que queremos muito fazer apenas porque o livro é longo, ou mais demorado e optamos por uma leitura mais rápida (mas nem sempre tão interessante).
    Nós também estivemos falando sobre isso lá no blog há algumas semanas porque também achamos que um leitor não deve ficar presos a isso (mesmo nós blogueiros), obcecados com o número, até porque, cada livro deve ser apreciado de uma maneira. Alguns são para serem devorados, outros lidos com calma.
    Muito válida a reflexão.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!