No mês passado eu dediquei duas publicações à escritora americana Nina Sankovitch. Na primeira, falei um pouquinho sobre ela e sobre sua história com a leitura, algo que, inclusive, veio a impressionar muitos leitores por aqui. Na segunda, resenhei O Ano de Leitura Mágica, livro em que Nina descreve como foi consolidar a meta de ler um livro por dia, todos os dias, durante um ano.

Em paralelo a obra da autora, descobri recentemente outro título com ideia semelhante, e que me intrigou do mesmo modo. O Clube do Livro do Fim da Vida, de Will Schwalbe, também se trata de uma história real, e – coincidentemente ou não – fala sobre o poder da leitura em nossas vidas. Portanto, estou aqui para compartilha-lo com vocês como uma indicação, e peço aos que já leram suas respectivas opiniões. Vamos falar sobre livros; sobre a paixão que temos por eles.

SINOPSE: ''O que você está lendo?''. Esta é a pergunta que Will Schwalbe faz para a mãe, Mary Anne, na sala de espera do instituto do câncer Memorial Sloan-Kettering. Em 2007, ela retornou de uma viagem de ajuda humanitária ao Paquistão e ao Afeganistão doente. Meses depois, foi diagnosticada com um tipo avançado de câncer no pâncreas. Toda semana, durante dois anos, Will acompanha a mãe às sessões de quimioterapia. Nesses encontros, conversam um pouco sobre tudo, de coisas triviais como o café da máquina ao que, para eles, realmente importa: a vida e os livros que estão lendo. A lista vai do clássico ao popular, da poesia ao mistério, do fantástico ao espiritual. Eles compartilham suas esperanças e preocupações através dos livros prediletos. As conversas tornam-se um momento de profunda confiança e intimidade. Mãe e filho se redescobrem, falam de fé e coragem, de família e gratidão, além de serem constantemente lembrados do poder que os livros têm de nos reconfortar, surpreender, ensinar e dizer o que precisamos fazer com nossas vidas e com o mundo. Em O clube do livro do fim da vida, o autor faz uma declaração de amor à mãe, percorrendo a vida da corajosa e especial Mary Anne, a carreira nos anos 1960, o trabalho voluntário em países em guerra e, finalmente, o projeto de fundar uma biblioteca nômade no Afeganistão. Mesmo muito debilitada, ela não abre mão de fazer com que o tempo que lhe resta seja útil — para a família, os amigos ou uma criança necessitada do outro lado do mundo. Uma alegre e bem-humorada celebração da vida.

Pois bem, caros leitores. Parece que vivemos em um mesmo dilema: por mais que tentemos nos abrigar no universo literário, os livros e suas respectivas histórias nos levam de volta a realidade. Para os que veem a leitura como uma forma de fugir da vida, sinto informá-lo que, na realidade, esta é uma ótima forma de redescoberta.
Até mais!

7 Comentários

  1. Fran querida adorei a indicação. Não conhecia esse livro e pela sinopse ele parece inspirar ótimas idéias e atitudes. Além de ajudar a olhar a vida de forma positiva apesar das dificuldades.
    Também achei interessante a proposta do post, espero que as pessoas que já leram possam deixar sua opinião!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, acho que ainda não conhecia essa escritora. A sinopse me pareceu familiar pra caramba, fiquei até um tempo imaginando se eu já tinha lido, mas acho que não. Essa sua última frase já me deixou louco para ler,. Amo livros assim.

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro no Skoob mas não sabia que era uma história real. Fiquei mais curiosa ainda agora, Fran. Espero ter oportunidade de ler esse livro.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Conheci este livro através do skoob e achei a proposta bastante interessante.
    Concordo com você, algumas vezes ao invés de nos tirar da realidade os livros nos dão outras perspectivas sobre essa realidade.
    Gostei da indicação ;)
    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai Fran, tem modo melhor que fugir dos problemas do que lendo?
    Esse livro já está na minha lista de futuras aquisições.

    ;))

    @Vida_NaEstante
    http://minhavidanaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda tô louco pra ler O Ano de Leitura Mágica desde que vi a sua resenha. Promete. Já esse, apesar de ter uma boa premissa, não me conquistou de primeiro momento.

    ResponderExcluir
  7. Oi Xará! (meu apelido também é Fran)
    Tô louca pra ler esse livro, amo histórias que contam o relacionamento de pessoas com os livros. Mas na livraria da minha cidade eu achei caro, e era uma edição normal, brochura, sem nada demais para o preço que estavam pedindo. Tô esperando aparecer uma promoção legal em alguma livraria virtual e vou comprar com certeza.

    ótimo post!

    http://corujadequinta.wix.com/coruja

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!