Título: Amigas Para Sempre
Autor: Kristin Hannah
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
ISBN: 9788580412512
Nota: 5 de 5

SINOPSE: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, uma viciada em drogas, costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família.
Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Comentários:

É sempre um prazer ler as histórias de Kristin Hannah. Em cada livro lido, atesto o bom senso da autora, que parece conhecer cada vez mais sobre a vida; sobre as pessoas; sobre seus deslizes, franquezas e perseverança. É disso que em suma suas histórias tratam, e em Amigas Para Sempre não poderia ter sido diferente.

Narrado em terceira pessoa, a narrativa foca em ambas as meninas sem qualquer indício de preferência... digo isso porque me surpreendi positivamente ao notar a presença da história delas tomando forma igualmente no antes (quando Tully e Kate nem moravam no mesmo lugar), durante (quando elas se tornam amigas na pré-adolescência e seguem juntas até a faculdade), e depois (quando a vida delas tomam rumos diferentes, mas ainda permanecem unidas). A autora optou por dividir o livro em partes, ao invés de assinalar para qual ano estamos sendo levados (vale salientar que são 30 anos de história). Mesmo assim o desenvolvimento não soa confuso, e a capitulação mediana e a linguagem envolvente de Kristin contribuem muito para isso. 

No geral posso afirmar que toda a história foi muito bem construída, e que é perfeitamente possível assimilar tudo com bastante precisão, mesmo que a autora migre para os fatos de ambos os lados, durante anos. Às vezes eu tive a impressão de estar assistindo um seriado, mediante a evolução e desenrolar da história. Só que mais que um seriado, a trama parece mesmo bem verossímil, e são os cenários, personagens e demais particularidades da escrita de Kristin que tornam a história bem real.

E por falar em personagens, uma ressalva a eles, que definitivamente merecem uma notoriedade. Tully e Kate são bem diferentes... seus defeitos são acentuados, assim como o que as uniu nesse laço de amizade. Como diz a sinopse, uma ajudava a outra em suas principais fraquezas, e uma completava a outra. Mas existem outras personalidades importantes que compõem a trama, claro! A autora migra da pré-adolescência até a fase adulta das meninas, passando por elementos como família, escola, faculdade, emprego... isso faz muitas pessoas passarem pela vida delas, e as principais são desenvolvidas muito bem.

Se engana quem achar que Amigas Para Sempre é uma história bobinha e/ou infantojuvenil. Ela é carregada de emoções, erros, esperança, decepções, conquistas. É uma história de vida que nos leva a reflexão sobre o que é o amor, a amizade, sobre o que mais vale a pena em nossa vida, sobre escolhas, e sobre o perdão. Não merece/deve ser lida com muita rapidez, porque é preciso tempo para digerir os fatos; para pensar o que você faria no lugar delas. Parece clichê, mas garanto que a história sabe ser impressionante. Encanta, emociona e não te deixa sossegar.

Mesmo tendo concluído essa leitura há algumas semanas, ainda me pergunto: como Kristin conseguiu fazer uma história de mais de 30 anos de modo tão intenso e bem explicado (e ao mesmo tempo sem devaneios) em um pouco mais de quatrocentas páginas? É o poder da objetividades na narração. É o poder de falar sobre a vida de forma tão fiel e tocante. Eu gostei demais do desenvolvimento do livro, e o recomendo a todos sem medo de errar.

Trecho: 

''[...] Para ter amigas de verdade você precisa se expor. Às vezes, as pessoas vão decepcionar você, e meninas sabem ser cruéis umas com as outras, mas você não pode deixar que isso a impeça de continuar a amizade. Se você se ferir, precisa se levantar, sacudir a poeira e tentar de novo. [...]'' [P. 269]

~* ~

A Editora Arqueiro enviou aos parceiros uma lista de canções citadas ao longo do livro (em suma são sucessos dos anos 70). Por isso, para 'presentear' àqueles que adoram as canções nostálgicas da época, eu criei uma arquivo zipado com todas as músicas (são 30!!!) para download. Para acessar, basta clicar AQUI. Apreciem!

11 Comentários

  1. Fran, já li muitos elogios a esse livro e certamente está na minha lista. Adoro histórias de amizade e essa me parece um tanto peculiar. E com todos esses seus elogios, com certeza lerei. Já até baixei a trilha sonora. ^^ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga que máximo vc baixou as músicas, vou correndo baixar o arquivo.
    Entendo quando vc diz que o livro não deve ser lido as pressas, foi isso que imaginei ao não solicitar ele pela parceria quando ele foi lançado, pretendo ler ele sem pressa assim que possível =) pelo que senti lendo o livro O caminho para casa posso garantir que assim como vc, mesmo após dias de finalizada a leitura fiquei pensando na história do livro. Acredito que isso é uma característica da autora e sua forma de contar história. Como será o processo criativo dela???? Acho que ela deve fazer muitas pesquisas já que seus textos são tão reais!!!
    Enfim Fran parabéns por mais essa ótima leitura e resenha!!! Adoro seu blog e sou fã dos seus textos!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Tem pouco tempo que conversei com você sobre o meu interesse de conhecer essa narrativa. Li apenas um livro da Kristin (indicado por você) e a forma como a autora constrói seus personagens é realmente tocante e muito fiel a realidade... fato que me fez adorar o livro dela.
    Estou bastante curiosa sobre esses 30 anos narrados ao longo do livro e com toda essa história de pessoas diferentes que se unem e enfrentam tudo ou quase tudo juntas.
    Gostei da resenha e acho que você conseguiu expressar a inquietação que essa história de causou.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse eu acho mesmo que esse livro é cheio de clichês, mas se for bem escrito, pra mim não tem problema! Até mesmo porque, você pareceu ter gostado muito dele. Abraços
    PS: Estou seguindo seu blog \o/

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Saudade de me ver tão mergulhado intensamente em um livro como percebi que você ficou com esse. Apesar da estória não ter me deixado interessado (pelo gênero/estilo, talvez), mas parece ser um livro realmente forte. Mais uma vez, excelente resenha ^^

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa história não parece ter nada de bobinha mesmo. Gosto dessa abordagem dos personagens, mais aprofundada, sobre sentimentos e atitudes, sobre a construção de um novo caminho.
    Pode não ser a história mais inovadora, mas parece bem construída e emocionante.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou bem curiosa pelo Livro a história parece ser linda e cheia de mensagens emocionantes. Quero lê-lo.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  8. Oi Francielle,
    Quando terminei de ler esse livro fiquei dias pensando em como resenhá-lo, meu medo era não conseguir expressar todos os sentimentos que senti.
    Já li outros livros da Kristin e ela sempre arrasa, nos trás histórias reais que poderiam facilmente acontecer com qualquer um.
    Estou muito ansiosa para ler Por Toda Eternidade, livro que continua contando a história de Tully, fiquei um pouco chateada com as atitudes dela, mas espero que ela melhore muito.
    Beijos.
    Katielle
    Leitura Maravilhosa

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha ficou perfeita, nos mostra o que esperar do livro e nos instiga a devorar cada pagina.Amei a parte que você disse " É o poder da objetividades na narração. É o poder de falar sobre a vida de forma tão fiel e tocante." Gosto de livros assim.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser muito bom e com uma estória linda e bem construída. Concordo que pela capa, parece ser uma estória mais melosa mas o enredo me deixou curiosa por ser exatamente o contrário. Fiquei curiosa para saber como a autora desenvolveu uma estória de trinta anos de forma a não deixar cansativo!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler esse livro, tenho o Por Toda a Eternidade, mas preciso ler esse antes. A capa é maravilhosa, simples mas ao mesmo tempo linda, o título é bem chamativo para quem preza a amizade e a sinopse deixa o leitor com vontade de ler, pelo menos comigo foi assim... Agora depois dessa resenha só tenho a dizer que: PRECISO URGENTEMENTE DESSE LIVRO.
    Eu desde sempre achava que a história dele era bonita, mas lendo o que você escreveu parece ser aquelas historias bem incríveis que deixa a gente com ressaca literária kkkkk Enfim, eu adorei a resenha mesmo, muito bom saber que esse livro vale a pena <3

    Beijos

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!