Hoje é o dia nacional dos clubes. 
Quer melhor oportunidade para homenagear os clubes de leitura do país do que esta? 
Imagem: livroclub.blogspot.com.br

Clubes do livro, ou rodas de leitura, podem ser definidas como grupos cujo objetivo é falar/discutir sobre livros, literatura, blogs, mercado editorial e qualquer coisa que envolva o universo literário. A ideia é unir as perspectivas pessoais em um conjunto; é tirar os leitores do âmbito virtual; é realizar a troca de experiências literárias; é se divertir.

Em muitas cidades do país a cultura do clube de leitura se tornou algo que vai além do despretensioso. Aqui em Aracaju, por exemplo, o Clube do Livro se tornou algo sério, que requereu de organização e administração para tomar corpo e se consolidar. Hoje somos cinco blogueiros literários no comando de encontros e/ou eventos que ocorrem uma vez por mês na única Livraria Saraiva da cidade. A cada mês um tema/gênero/verbete é debatido por nós e lançado ao público que nos assiste, que responde participando com muita interação e animação. Parte deste público, inclusive, se tornou tão fiel a ponto de não perder os eventos, mesmo que o gênero daquele não atenda seu gosto em demasiado. É esse o nosso propósito, e é maravilhoso saber que ele tem sido alcançado.

Mas não pensem vocês que foi fácil. Ações assim demandam de apoio e parcerias que acreditem na importância daquele ato. Infelizmente, quando se trata de questões culturais e educacionais, nem sempre o êxito é imediato, mas com persistência, muita luta, alguns contatos e com a ajuda de amigos, as coisas podem dar certo. No nosso caso vem dando... mas não seria assim sem o apoio e a presença daqueles que com cada vez mais frequência vêm somar nossas ideias.

Dentro desse contexto vale salientar ainda que um clube do livro não precisa ser, necessariamente, algo oficial. Você pode muito bem se reunir com seus amigos para falar sobre livros em um parque, em uma livraria ou até em casa, e assim você já estará fazendo parte de um clube. Convide mais amigos, e faça seus amigos convidarem outros... logo você verá seu grupo crescer, e ideias borbulharem por todos os lados. Foi assim que o Clube do Livro de Sergipe nasceu.

Por isso, e por saber da importância desse ato, aqui vai o meu apoio nesta data especial a todos os clubes de leitura do país. Estas ações, independente do formato, grau ou tamanho de participantes, merecem visibilidade diante da finalidade de disseminar vivência literária sem fins lucrativos, ou de marketing. E que demais leitores não deixem de prestigiar esse trabalho, porque privilegiadas são as cidades que dispõem de movimentos desse gênero; de pessoas que se propõe a isso. 

Somos guerreiros no fomento de atividades culturais, principalmente no que diz respeito ao âmbito literário. Assim, um viva aos clubes de leitura, às rodas literárias e à leitura!!!



4 Comentários

  1. Uau, Fran. Nem sabia que existia Dia do Clube. Adorei o seu texto, foi um belo incentivo. Nunca fiz parte de nenhum clube... Vontade não falta, não tenho é com quem montar um clube. :/ Mas não vou desistir!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho super interessante é é uma ótima iniciativa
    Eu tenho muita vontade de fazer algo assim, mas sozinha é dificil
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran,
    Não sabia que existia um dia de clubs, que bacana.

    Eu participo do CDL de uma amiga no Facebook, agora deu uma parada.. espero que ela anime novamente.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Fran que post mais motivador, vc sabia que sonho em formar um grupo de leitura mas daqueles mais tradicionais em casa, com amigos e uma boa comidinha. Estou me estruturando para isso.
    Fiquei com vontade de visitar seu clube do livro, afinal Recife não fica tão longe de Sergipe. Vou pensar direitinho, vamos trocar mais ideias ok!!!??
    Beijos e continue com esse ótimo trabalho!!! Sucesso!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!